É sempre importante observar as medidas e distâncias mínimas ou ideais na hora de planejar os móveis de sua casa. Já falei sobre as medidas das coisas na sala estar e jantar  e no  quarto de casal   , agora vamos falar de A medida das coisas – Cozinha que, por ser um ambiente de trabalho,  tem muitas medidas que devem ser respeitadas para permitir o maior conforto possível.

A medida das coisas – Cozinha

A medida das coisas - Cozinha

Medidas-cozinha-FotoCasaabril3

As medidas de altura dependem da altura dos moradores. Pessoas mais altas sentem-se mais confortáveis com bancadas um pouco mais altas para a pia. E pessoas baixas podem achar que 60cm para o início dos armários superiores é muito alto. Sua casa deve se adequar a vc. Estas são medidas mais usuais (LEIA MAIS SOBRE AS MEDIDAS MAIS ADEQUADAS DE BANCADA DA COZINHA AQUI)  .

  A profundidade do armário superior deve ser menor para permitir lavar a louça sem bater a cabeça nele, o que é muito importante! Banquetas baixas (de 45cm) ficam bem com mesas para refeição de mais ou menos 75 cm.

Medidas-cozinha-FotoCasaabril2

Medidas-cozinha-FotoCasaabril4

Nas “cozinhas-corredor” devemos ter um mínimo de 80 cm livres para circulação (e colocar armários do outro lado somente se tão altos que não seja possível bater com a cabeça neles ao circular). Ao lado, outras medidas, retiradas do portal Casa.com. (veja que a altura dos armários superiores está menor que a que coloquei – isso não é erro, como disse, depende da altura dos moradores – eu prefiro trabalhar, à princípio, com 60 cm no mínimo).

Medidas-cozinha-FotoCasaabril4Em torno da ilha o ideal é um mínimo de 1,20 cm para circulação

Medidas-cozinha-FotoAchadosBancadas com banquetas altas (70cm) devem ter de 1 a 1,10 de altura.

VEJA AQUI A MEDIDA DAS COISAS NO BANHEIRO

Fotos dos sites e blogs: Casa Abril e Achados de Decoração

21 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Gedida,
    Infelizmente para fazer o q vc me pede eu preciso de mais informações e mais tempo. Seria uma consultoria para encontrar a melhor disposição dos elementos da sua cozinha. Escreva para mim ([email protected]) e mande fotos e a planta (ou um desenho com as medidas) da cozinha.
    Para um conhecimento geral do que é importante, leia:
    https://www.simplesdecoracao.com.br/decoracao-na-cozinha-2/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2015/06/medidas-importantes-na-cozinha/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2017/02/mais-medidas-importantes-na-cozinha/
    E todos os posts da categoria Cozinha são interessantes para ler nesta hora: https://www.simplesdecoracao.com.br/category/cozinha/
    bjos
    ROsana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui