Acho que é unânime: Uma iluminação embutida valoriza e embeleza a decoração e o imóvel! Então vamos falar sobre isso? Vou começar com o banheiro ou lavabo. E não se preocupe se vc tem um banheiro pequeno – Uma iluminação caprichada sempre tem espaço!

 14-banheiros-pequenos-que-fogem-do-convencional

galeria-imagens-casa-cor-maranhao-2011_36

2 exemplos do uso de sancas de gesso no teto para a iluminação do banheiro. O bom das sancas é que vc não diminui toda a altura do ambiente e cria mais um elemento decorativo que também serve para embutir as luminárias e seus acessórios, fiação, caixas de som e canos hidráulicos.E a iluminação pode ser direta, como nestes exemplos, ou difusa, mais leve e aconchegante.

ministryofdeco_blogspot_com-azulejos color

delikatessenbannheiromadeiraclaraebranco

Acima “rasgos” no forro embutem a iluminação indireta, na 1a foto e difusa na 2a. Ao que me parece, na primeira foto a lâmpada está escondida do lado esquerdo do rasgo (para isso há uma reentrância no lado esquerdo, onde a lâmpada – talvez fluorescente T5 –  fica escondida). Na 2a foto parece haver uma lâmpada acima de uma placa leitosa translúcida que tampa o rasgo feito no forro.

vidaeestiloDOTterraCOMlavabo1

casaabrillavaboespelhoeluzabaixo

Acima 2 exemplos que não são iluminação embutida, propriamente, mas sim, vamos dizer, escondida (rs!): As luminárias (muitas vezes fluorescentes T5 ou T8) ficam atrás dos espelhos e saias das bancadas, iluminando indiretamente o ambiente, enfatizando revestimentos ou detalhes decorativos.

Na iluminação, o menos é menos e o mais é mais, quer dizer: Exagerar é ruim e iluminar pouco também é. Os banheiros tem, em geral, revestimentos que refletem a luz, muito branco e espelhos. Estes elementos reforçam a luminosidade e é necessário tomar cuidado:

radardecoracaopatricia-fiuza-18

freshomez-bathroom-2

Em um banheiro todo branco, com muito espelho e revestimentos reflexivos, como o da 1a foto acima, qualquer luz tem seu efeito muito ampliado. Já em um banheiro como o da 2a foto, em tons escuros e com materiais pouco reflexivos há maior necessidade de luz para atingir uma boa luminosidade geral.

Fotos dos sites e blogs: freshome, radardecoracao, vidaeestiloterra, CasaAbril, delikatissen, ministryofdeco, casacor

6 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Marco!
    Vc realmente deve tentar perceber “para que lado” o vento, em geral, sopra. E fazer uma abertura no ponto em que ele “chega” e outra (ou ter outras) que permitam a sua saída.
    Leia este post para entender melhor:https://www.simplesdecoracao.com.br/2013/04/uma-casa-ou-apartamento-fresco-no-verao-quente-no-inverno/
    abs
    Rosana

  2. meu apartamento é um apartamento de 65 m etros, 2 quartos, mas a circulção de ar e fechada, onde a passagem de ar e pelas janelas e a bascula do banehiro.Moro no espirito Santo Vitoria, á tres quadras do mar.Estou pensando abrir um vão no banheiro, onde bendo pela bussola somos ligados pelo vento nordeste.
    Este ano o calor foi insuportável.
    Obrigado

  3. Olá! Rosana, amei todas as dicas tanto as de Área de serviço quando ai os
    Lavabos E Banheiros Pequenos E Bem Resolvidos, valeu! agora irei colocar alguns detalhes em prática. assim que estiver prontos mandarei fotos.

  4. Oi Rosana, quero dizer que amo esse site e voce esta de parabens.

    Gostaria que me ajudasse quanto a decoraçao da minha sala mas nao consegui ver resposta para o comentario que fiz a um tempo atras.
    Como faço?

    Abraços,
    Fernanda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui