Para escolher bem um rack para sua sala de estar, ainda mais se a sala for pequena, siga estas dicas:

1) Antes de tudo, o tamanho!

O rack tem que caber na sala (é claro!), ser adequado ao tamanho dos equipamentos que vai colocar nele e tem que permitir uma boa movimentação em volta dele. Então, não pense somente na largura – voce sabe onde vai colocá-lo? – , mas também na altura – qual a altura do teto? –  e na profundidade – vai dar para passar na frente ? Mediu a profundidade, largura e altura dos equipamentos ? – Sem ter estas respostas, não saia para comprá-lo.

designlimromaoblogspot02-apartamento-pequeno-integracao

mc12-44-bemresolvido03

Espaço para circulação é importante demais para ser esquecido (acho que na 2a foto a TV está um pouco alta..)

portalcasaeciasala

É bom que em volta da TV as cores sejam mais escuras: a cor do painel é importante para o seu conforto. Bom tbém que a TV fique “mais para dentro”, sabe ? Para proteger da luz. E  não coloque a TV de frente para a janela, a não ser que não tenha jeito (neste caso, invista em cortinas e/ou persianas para cortar a luz de fora quando necessário).

2) Depois, a funcionalidade!

O que vc tem para colocar no rack ? Nada além dos equipamentos e poucos Cds, Dvds, games ? Ótimo! Ele pode ser bem simples – móvel e prateleiras ou só prateleiras (que vc pode comprar e instalar). Tem um monte de coisas? E elas podem ficar expostas ou melhor não ? (Quanto mais objetos expostos mais fácil a impressão de desorganização): Use módulos ou nichos fechados. E pense sempre em ter espaço vago para futuras aquisições.

radardecoracaoap-anna-18-editarRack com espaço para o office é uma ideia que está cada vez mais sendo usada. Iluminação decorativa nos nichos e prateleiras dá um ótimo efeito, mas não coloque luz voltada para a TV.

3) O espaço é “complicado? Ou pode ser melhor usado?

Se o espaço é muito pequeno, ou tem colunas, desníveis, dentes.. ou vc percebe a possibilidade dele ter múltipla função (rack de um lado, armário de outro, dividindo ambientes, por exemplo) com um projeto do móvel e um marceneiro de sua confiança vc vai usar melhor o espaço.

terraget (2)

4) Mas vc precisa?

Vc precisa mesmo de um rack? Será que não tem um móvel bacaninha que atenda bem à função ou possa ser adaptado? Este pode ser um diferencial bem legal, viu ? Mas veja bem a altura e a ventilação dos equipamentos: O centro da TV deve estar na altura dos seus olhos quando sentado no sofá à frente e devem ser feitas aberturas para que os equipamentos não sejam prejudicados pelo aquecimento.

tranquiltownhousecantovermelho E mais algumas ideais para vcs, de racks e outras soluções:

MCnA altura da TV está ótima, mas a luz que vem da varanda pode atrapalhar

morarmaisIdeia com ripas de madeira (tem iluminação atrás e poderia ter prateleiras)

radardecoracaomg_4423-2_0Este é totalmente minimalista, não tem lugar prá nada! Mas poderia ter um móvel abaixo da tv e uma prateleira na altura do espelho

Fotos dos sites e blogs: radardecoracao, casaabril, tranquiltownhouse, vidaeestiloterra, portalcasaecia e designlimaromao

10 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Rejane,
    Muito obrigada pelo carinho, viu ?
    Agora, infelizmente eu não entendi sua pergunta: O que vc quer fazer com as ripas de madeira ? Forrar a parede ? O piso? Desculpe, mas realmente não compreendi. Se quiser envie fotos para [email protected]
    bjo
    Rosana

  2. Caso eu fizesse na minha sala com as ripas de madeira, pois acho super inovativo e sem falar que ecologico, como fazer em uma parede de 4×4??? tenho q ultilizar toda a parede, que por sinal ira ter um papel em verde, azul, cinza e branco.

    Amo o blog de vcs sou uma enorme fa dele, eu nao moro no Brasil o que acaba dificultando algumas ideias.

    A prposito é a minha primeira participacao aqui.

    Beijos continuem com esse trabalho maravilhoso e muito sucesso….

  3. adorei todo o trabalho de Rosana Silva. Solicito um contato para ser informada sobre a forma de trabalho profissional para projeto de reforma de alguns comodos , pequenos e grandes. Obrigada . Abraço

  4. Muito Obrigada, Carla!
    É muito bom saber que uma pessoa usou seu tempo para fazer um elogio tão gostoso! Fico muito feliz e agradecida!
    Bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui