Uma casa de homem que mora só é, em geral, bem diferente da casa de uma família ou uma mulher que more sozinha. A maioria dos homens preza a funcionalidade,simplicidade mas com tecnologia que facilite a vida e não gosta de muitas “firulas” ou cores demais. Muitas curvas e rococós são da esfera feminina, em geral. Mas além disso, eles podem ser bem diferentes nos seus estilos de decoração!

23-sustentabilidade-em-39-versoes-na-morar-mais-por-menos-brasilia-2012

Móveis sólidos, linhas retas, madeira, cores neutras, sobriedade e toques de uma sensualidade sutil, como o ambiente acima, atende um grupo de homens, normalmente mais maduros e/ou sérios.

diariodaalfaiashomem2

Mas os meninos (na mente ou na idade) irreverentes gostam de uma decoração mais aberta, em que as cores, a luminosidade e o bom humor tenham vez.

acervodeinterioresApartamentosdecoradosporPhilippeStarck

Estampas e artes geométricas, o estilo industrial, o cimento, a madeira, sofás grandes, pesados e confortáveis são “a cara” dos homens. A tecnologia é importante e eles desejam facilidade de manutenção e durabilidade nos revestimentos.  E gostam de móveis e ambientes multiuso: A idéia de uma sala de jantar que possa ser usada para estudo ou trabalho pode agradar a muitos.

assimeugostoescriuntitled

Eles também podem gostar de uma decoração mais rústica, vigas aparentes, metal, couro… Muitos sonham com ambientes integrados, lofts, banheiros simples, cozinhas e áreas de serviço pequenas, simples mas muito funcionais (mas se ele gostar de cozinhar – o que é cada vez mais comum – quer tudo que há de melhor, mantendo a praticidade – uma cozinha gourmet aberta para a área social, por exemplo).

08-como-pendurar-quadros-na-parede-jeito-bonito

07-apartamento-pequeno-integracao-total

As cores: cinza, marrom, preto, vermelho fechado, azul escuro, verde escuro – eles gostam de cores fortes! Quando escolhem cores vivas, preferem as mais puras – amarelo,vermelho, verde e azul “like” Mondrian é uma combinação aceita por alguns homens. Mas nada de salmão (ou qualquer cor que tenda ao rosa) e tons pastéis – considerados por quase todos “cores femininas”.

achados15

Muitos deles gostam da referência a carros e esportes. Alguns tem ou gostam de coleções de diversos objetos do mundo masculino, principalmente os mais jovens. Os homens gostam que sua personalidade e interesses “apareçam” na decoração das suas casas.

arqcicerabagatinblogspotdd9-crop

 É claro que há os que fogem totalmente destes “padrões” – até porque toda regra tem exceção, certo?

decora_me-achados545d85ddcece

 Fotos dos sites e blogs:achadosdedecoração, arqcicerabagatin, casaabril, assimeugosto, acervodeinteriores e diariodaalfaias

4 COMENTÁRIOS

  1. Não sei porquê o título da reportagem é decoração pra homens? Decoração não tem gênero.
    Eu, amo esse tipo de decoração e sou mulher.
    Amo o estilo industrial, cimento queimado e tijolo à vista. Adotaria o estilo facilmente.

  2. Oi, Matias,
    As 2 opções podem regular bem a iluminação. Usar cortinas duplas (uma em tecido fino ou translúcido claro e outra em tecido mais grosso e mais escuro) permite que vc controle e mantenha a privacidade. E alguns modelos de persiana tbém fecham bem. Talvez, como é um home office, ainda mais se vc for receber clientes, a melhor opção seja a persiana.
    abs
    Rosana

  3. Bom dia! Estou fazendo a decoração do meu home office, mas é minha primeira vez. Até agora, tudo tem corrido bem com pisos, mesas e tudo mais, mas estou com problemas para decidir se coloco persianas ou cortinas.
    Queria a ajuda de alguém que entende do negócio. O que é melhor pra regular a iluminação das janelas?

    mas ainda não decidi sobre o que comprar.
    Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui