Escolher bem a luminária para a mesa de jantar faz uma diferença enorme na decoração da sua sala. O conjunto mesa, cadeiras, lustre ou luminária, além de combinar entre si, deve ter harmonia com o restante do ambiente, ainda mais hoje, quando sala de estar e jantar são, em geral, em um mesmo espaço.

Em primeiro lugar decida se a iluminação da mesa de jantar será um item para chamar a atenção ou mais discreto: Há algum ponto para o qual vc quer todo o interesse ? A área de estar já tem uma luminária ou lustre super interessante e a sala é pequena? Neste caso, opte por uma luminária em modelo e tamanho discretos, compatível com o tamanho da mesa e estilo da decoração e a, no mínimo, 80 cm de altura do tampo.

homeditliving-room-design-chandelieer-bulble

Se vc tem na área de estar uma luminária interessante como esta acima e principalmente, se o jantar e o estar estão no mesmo ambiente e ele é pequeno e com pé direito baixo (o que não é o caso da foto acima) , opte por uma luminária mais discreta sobre a mesa de jantar para não exagerar.

voguecasa_madri_03

Linda escolha, discreta e que combina maravilhosamente com as mesa, cadeiras e cores da sala de jantar, mesmo quando há um lustre mais  “cheguei” no estar, pode funcionar por sua simplicidade e tamanho.

contemporist

Quando a área de jantar é um espaço como este, uma ótima opção são mais que uma luminária pequena e que não chamem tanta atenção. Observe que o modelo se adequa perfeitamente ao ambiente minimalista e claro.

casosdecasaAsenne-Arquitetura-500x750

 Outra situação similar à anterior. As luminárias em tons escuros são enfatizadas, pois atrás está o armário em amarelo forte.

Se não tem outro ponto de interesse tão forte assim na sala e/ou deseja chamar a atenção para a área de jantar, vc já pode ousar mais e escolher um modelo mais interessante, que atraia os olhares mas não esqueça que deve continuar sendo compatível com o tamanho da mesa e o estilo da decoração da sala (e a altura mínima de 80 cm do tampo). vidaeestiloterra6789

Uma  linda opção para chamar a atenção com mesas retângulares (ela podia ser um pouquinho mais baixa, na minha opinião). Neste caso, se a área de estar é no mesmo ambiente, ele não é bem grande e o pé direito é baixo (como a foto acima), é melhor um plafon discreto no estar.

É claro que vc pode optar por modelos discretos nos 2 ambientes, deixando para outros itens o papel principal na decoração. É bom fazer isso também quando a decoração é mais colorida e chamativa.

casaejardim6978840600

Com tantas cores e detalhes é bom que a luminária sobre a mesa de jantar seja neutra e discreta.

saladejantar02

Uma ótima opção para pés direitos altos – luminárias em níveis diferentes

radardecoracaomg_4370-2_0

Outra ótima combinação: Apesar de termos 2 luminárias expressivas, a neutralidade de suas cores e os formatos bem diferentes permitem o uso no ambiente pequeno sem ser “demais”. Quebrar regras é sempre possível, mas é preciso conhece-las bem e usar de bom-senso.

Este é um assunto vasto. Voltarei a ele mais vezes.

fotos dos sites e blogs: radardecoracao, casaejardim, vidaeestiloterra, casosdecasa,contemporist, voguecasa, casabril e homedit

8 COMENTÁRIOS

  1. Quero fazer umas mudanças em minha casa e gostaria de ter algumas dicas. Tenho uma cozinha e uma sala divididos por um balção alto,e minha sala fica muito estreita e não tenho mesa.Gostaria de saber se eu posso tirar esse balcão e deixar um ambiente só com cozinha, copa e sala, colocando uma mesa de jantar como divisória ou fica melhor colocar um balção mas baixo???

  2. Oi, Rossana,
    Na verdade, um cúpula preta neste ambiente tbém funcionaria bem, viu ? É neutra e atrás há todo um colorido, não é ? E na sua casa, se vc adorou, SEMPRE está certo! rs!
    Um beijo e obrigada!
    Rosana

  3. Olá Rosana, lindo post, como sempre demonstrando muito bom gosto. Minha luminária é parecidíssima com a da foto 6 preta, mas com cristais. Amei o resultado e mesmo achando a “cúpila” branca mais clean, a preta trouxe outro astral para minha sala de jantar.
    Um abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui