O Design está intimamente ligado à ideia de revolução, tanto que o termo surgiu durante a Revolução Industrial:

A necessidade de produzir em massa para as pessoas que se transferiram para as cidades, fez com que fosse preciso uma forma nova de produzir os produtos, antes feitos artesanalmente e que demoravam muito para serem concluídos.

admrevindustrialblogspot  dissecandocaseswordpress

Para isso estudar o que era feito pelo artesão e criar um padrão (hoje chamaríamos de projeto de design) para construir máquinas que, baseadas neste padrão, rapidamente criassem o produto, foi crucial. A Revolução Industrial praticamente só teve sucesso devido a esta mudança.

E (simplificando demais!) as pessoas quiseram diversos formatos diferentes de cadeiras e os designers (de produto) desenharam cadeiras diferentes e daí para surgirem os designers que projetavam o interior das casas (design de interior) foram passando os anos, as décadas, os séculos.

O que o design tem a ver com revolução? mesaswarovskiBrodieneillArtezanal-crop

Enfim…”muita água passou embaixo da ponte”, mas o design continuou ligado às revoluções. Até atualmente, a Revolução Digital teve e tem o Designer como um profissional de extrema importância: O desenho dos seus computadores, as telas das aplicações que você usa, a forma como vc interage com o mundo através do computador foram todas projetadas por designers de diversas áreas.

Existe uma área do Design chamada Design de Interação, que tem a ver com elaboração de websites, softwares, etc. mas não só isso. Ele estuda as relações humanas criadas através destes artefatos interativos (de comunicação interpessoal – entre pessoas) para criar produtos que melhorem esta forma de comunicação.

criadesignblogarquiteturadeinformacaocom

guiaibblogspot-crop

E veja que se podemos dizer que algo está mudando o mundo (e neste momento, mexendo com o nosso País), este algo usa como ferramenta a comunicação interpessoal proporcionada por estes produtos. Ela pode e está modificando as relações de poder, o poder de cada um e nossa relação com os poderes instituídos.

Tudo que nos rodeia e foi produzido pelo homem tem um Design e atrás do Design existe o Designer, é claro. Existem pessoas que contratam estes designers e que tem os seus interesses comerciais, pessoais, seus valores. Por isso, qualquer peça de Design (logo, tudo que é produzido e não é natural) reflete sim o momento histórico no qual está inserido. E muda e é mudado de acordo com ele e seus interesses.

Fotos dos sites e blogs:admrevindustrial, dissecandocases, criadesignblog, arquiteturadeinformacao, guiaib

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui