Estou escrevendo este post para tentar acabar de vez com o medo que alguns (mas) leitores (as) tem de usar cor escura nas paredes, principalmente em apartamentos pequenos. Vou falar de algumas dicas – e esclarecer outras –  para você usar sem medo de errar.

1) Dizem por aí que “Cor escura funciona em ambiente bem iluminado”: Gente, qualquer ambiente tem que ser bem iluminado! Se não há luz natural  (porque é noite ou porque o ambiente recebe pouca luz solar), qualquer que seja a cor das paredes, o ambiente vai ficar escuro. E se ele tiver  muitas cores escuras vai  precisar de mais luz – principalmente se estas cores escuras forem opacas.

veneersalapuff

saffroniabaldwinDes-Geoffrey-de-Sousa

1a.foto: Ambiente bem iluminado pela luz do sol – a cor escura na parede nem parece escura. 2a. foto: Ambiente mal iluminado pela luz do sol e com cores escuras – Tem que ter boa iluminação artificial, mesmo que a parede fosse branca! Mas veja o quanto os quadros, com grande área branca, refletem a luz artificial e “iluminam” esta parede ! Esta é uma forma de fazer “pesar” menos uma parede escura. E é a 2a. dica:

2) Para “iluminar” uma parede escura, ao mesmo tempo diminuindo a presença da cor escura no ambiente, não a deixe vazia (e use cores claras para preenche-la)

 roberto_migotto

ministryofDecostockholm punt mobles

Novamente os quadros nestas paredes diminuem o impacto da cor no ambiente

vtinteriorssalabegeazulbrco

A estante tem fundo escuro, aumentando conforto ao ver a tv e como tem madeira e diversos objetos claros, a gente nem percebe que o fundo é praticamente uma parede preta.

3) Cores vivas e materiais brilhantes são enfatizados e iluminam uma parede escura

decoratrixuntitled

Olha como este sofá parece uma lâmpada iluminando a parede (cores lindas, por sinal) e, ao mesmo tempo, é valorizado por ela

4) Paredes “de fundo” em cores escuras criam “profundidade “

desiretoinspireheidilundsgaard5

quarto-29-cc

Na cozinha vc vê melhor ainda este efeito.

5) Ainda está preocupada (o)? Pinte em cor  escura a menor parede do ambiente ou a mais “recortada”

solovely_419_026

sketch42blog65

1a. foto: Cabeceiras são ótimas para testar cores escuras – estas cores bem usadas trazem aconchego. 2a. foto: Chamei de parede “recortada” aquela que tem muitas portas, janelas, etc. diminuindo sua área.

6) Mas como fazer uma parede escura ficar horrível em um ambiente?

sala_vermelho02

Desequilibrando-o: Veja que os móveis em preto na parede mais escura não são uma boa idéia. Se eles fossem claros, o ambiente seria mais equilibrado e tudo ficaria melhor.

Black-Bedroom-On-Luxury-And-Gothic

Exagerando e não criando contrastes: Usar a mesma cor em tudo não pode ficar bom. Qualquer cor.

chictip3e4010e8b2f098

 Iluminando pouco: Veja que a parede nem é tão escura (ou nem é escura,  sei lá) mas o ambiente está pouco iluminado

Fotos dos sites e blogs: veneer, saffroniabaldwin, ministryofDeco, casa abril, vtinteriors, decoratrix, desiretoinspire, solovely, sketch42 , chictip e as 2 “horríveis” de pesquisas na Internet (não guardei os sites…)

12 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Edna,
    Coloque bastante itens em cores claras e muita iluminação. A parede mais escura pode ter quadros em cores claras, molduras brancas, enfim, diminua visualmente a área escura com coisas claras. Outra ideia é colocar um espelho (se for possível) de frente para a entrada de luz (janela). Assim o ambiente ficará mais claro devido ao reflexo da luz de fora no espelho.
    bjo
    Rosana

  2. Gostaria de pintar a sala sendo uma parede destaque de cinza escuro e as demais um cinza bem clarinho ocorre que o ambiente é escuro com faço

  3. oi, Janaina,
    Os 2 combinam, já que são neutros. Mas o bege deve ser testado com o marrom (há muitos marrons e muitos beges), mas se a combinação for boa é muito mais sofisticada no meu ponto de vista.
    bjo
    Rosana

  4. Muito boas dicas. Adoro cores, sou fan declarada. E tua forma de explicar sobre usos, formas, como fazer, é muito bom. Gostei! Bj. Felicitas

  5. Oi, Daila!
    Vc tem razão, eu tbém prefiro cinza com vermelho, exatamente pelo contraste forte entre as 2 cores. E vamos colorir o mundo!
    bjo
    Rosana

  6. Ótimas dicas! Gosto de ambientes claros mas aprendi no blog que a parede da televisao escura dá mais conforto! Depois desse post nao tenho dúvidas: farei a parede da televisão em cinza escuro, com nichos e rack brancos!

  7. Suas dicas são ótimas Rosana! No meu blog também tento acabar com este medo que muita gente tem da cor em geral. Cor dentro de casa é tudo de bom, e os tons escuros trazem muito aconchego e personalidade – afinal são poucos que “arriscam”. O ambiente da parede vermelha com móveis escuros tem outro defeito: o contraste do vermelho com o branco é muito gritante. Ficaria bem melhor se tivessem usado tom um neutro, mesmo que bem clarinho, mas não branco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui