Qual é a melhor luminária para o criado-mudo? Como criar um clima romântico usando a iluminação e  sem exagerar ? E se existir TV no quarto ? Eu gosto de ler, meu marido não…Como fazer?  São tantas perguntas na hora de iluminar o quarto…Vamos responder a algumas:

vidaeestiloDOTterraCOMquarto12A iluminação deste quarto tem bons pontos positivos: 1) Os abajures direcionáveis são mais versáteis que os fixos,  proporcionam iluminação boa para ler e luz difusa, que não irrita seus olhos. 2) A iluminação indireta na parede da cabeceira é suave e cria um clima acolhedor. 3) O rasgo no teto ilumina o caminho tbém de uma forma suave. 4) Não há luz incidindo sobre a TV.

thedesignfilesLorena_bedroom

thedesignerpadhotel-daniel-hammock

As luminárias da primeira foto acima podem ficar bem bonitas, mas não são agradáveis ao olhar no dia-a-dia. E na segunda foto, quem precisa de 3 holofotes em cima ao ir dormir ? (Funcionam mal tanto quanto spots no teto direcionados para os travesseiros!)

radardecoracaopatricia-fiuza-20

quarto-59-ac

Tenha sempre em mente que Luz refletida é luz “dobrada” e que, se deseja um abajur para ler, ele deve ser alto o bastante para iluminar diretamente o seu livro, o que não acontece na segunda foto.

 pratadouradocinza chumbobondeDOTcomDOTBR Sempre tenha muito cuidado com os reflexos e “efeitos” das luminárias. Eles podem ser bastante desconfortáveis.

quartoroxxnwordpress2

PaulCoco03apartment

Sempre também questione a função que a luminária terá (para que serve?) antes de escolher um modelo. A da primeira foto acima é bonita, mas para que funciona?) E é claro que vc pode ter 2 luminárias diferentes, mas prefira modelos que tenham algo a ver uma com a outra ou que tenham algo a ver com o ambiente (o que não é o caso do abajur da segunda foto, concorda?)

madebygirlquarto26

shelternesscool-hanging-bedside-lamps-008

Opte por luz “quente” (amarela) mas não esqueça que se a lâmpada emitir muito calor (caso de incandescentes, halógenas…) o papel de parede, dependendo do material, pode “queimar” e ficar marcado. Por último, se desejar luminárias de teto, tenha certeza das medidas, para não bater com a cabeça depois…

Fotos dos sites e blogs: shelterness, madebygirl, apartmenttherapy, roxxn, bonde, casaAbril, radardecoracao, thedesignerpad, thedesignfiles e vidaeestilo

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui