Seja qual for o ambiente da sua casa, alguns detalhes básicos podem melhorar muito a decoração. Veja alguns, relacionados aos objetos de decoração:

1) Retirar o excesso de objetos espalhados e agrupá-los: Veja a parede horrível desta horrível sala:

2251909505_73161ae92f_z

É claro que há diversos problemas nesta decoração, mas vamos nos ater aos “enfeites” na parede: Milhões de objetos pequenos espalhados pela parede toda, criando uma confusão visual terrível. Estão dispersos e são muitos para a área (fora que são horríveis, mas vamos desconsiderar isso). Agora olhe as fotos abaixo:

casadecolorir colecao 2-crop casadecolorir colecao 2a

Quando você agrupa itens pequenos emoldurando-os ou formando com eles um item maior, a “bagunça” visual acaba, pois tendemos a ver tudo como se fosse uma coisa só.

Agrupar coisas horríveis não é um boa medida (o melhor seria sumir com eles) mas para exemplificar, veja abaixo como fica “menos pior” se o excesso for retirado e o restante agrupado, concorda?

2251909505_73161ae92f_z11

 E pense em formas diferentes de agrupar, como abaixo:

fmerablogmesa-jantar-com-pratos

desiretoinspirenetcoleçao

2) Formar pequenos “conjuntos” separados com os objetos torna-os mais interessantes:

02-projetos-racks-sala-tv

Estes objetos no móvel acima são um bom exemplo: Veja que os objetos não foram colocados um ao lado do outro simplesmente. Eles foram separados em grupos com tamanhos e formatos diferentes, uns à frente, outros mais atrás. Isso dá profundidade e interesse.

3) Preocupe-se com a proporção: Os objetos de decoração (ou o seu agrupamento) devem ter um tamanho proporcional ao móvel onde estão. Na foto acima veja que aquela miniatura de uma poltrona à esquerda, se estivesse separada do grupo seria muito pequena para o móvel. Mas como forma um grupo com objetos maiores, completou bem. Já na foto abaixo, não deu certo!

Aparador-de-bambu-20130610174044

Porque não deu certo ? Os 3 objetos são pequenos em relação ao móvel e ainda são em cores que não favorecem. Abaixo, um bom Exemplo:

02-projetos-cortinas-persianas-inspiradoras-crop

Veja que são também 3 objetos, mas  agora proporcionais ao móvel  e em uma cor que se destaca frente à madeira. E ficou ótimo!

Pequenos detalhes fazem grande diferença!

Fotos dos sites e blogs: CasaAbril, desiretoinspire, fmerablog, casadecolorir e outros 2 que não guardei…(ops!)

10 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Andréa,
    Eu realmente não compreendo porque parece que não tenho o direito de escrever aqui que acho uma sala horrível. Eu tenho gosto pessoal, como todo mundo… E muitas vezes, um exemplo “negativo” explica melhor uma situação que mil palavras, por isso os USAVA… Mas já parei de usar este artifício didático, expor opiniões “negativas” e também de fazer postagens humorísticas, devido ao mesmo tipo de comentário… Enfim, aqui vcs, leitores e leitoras, mandam. E tem o direito de demonstrar sim, sua insatisfação com qualquer coisa. Sempre vão ter, pq eu lhes dou este direito. Afinal, faço o blog para que vcs leiam.
    Muito obrigada por achar meu blog muito bom, apesar de tudo que agora não faço mais, ok ?
    bjo
    Rosana
    bjo
    Rosana

  2. Olá, realmente esse comentário sobre ser ou não horrível, não saiu de bom tom! me desculpe por que estou sendo sincera tão quanto vc também o foi! e Obrigada por nos dar o espaço para também demonstrarmos nossa insatisfação! apesar de tudo seu blog é muito bom, parabéns!

  3. Oi, Jacqueline
    Vou fazer um post sobre isso, mas enquanto isso, pesquisei e achei os seguintes, com boas ideias, mas tenho uma sugestão: seja simples e não use coisas muito “batidas”, crie com o que tem em casa um arranjo original, só seu. Além disso, flores são caras, mas de vez em quando eu coloco um vaso simples com flores do campo e fico feliz só em ver..
    http://quintaldicasa.blogspot.com.br/2013/04/adornos-em-mesa-de-jantar.html

    http://www.clickinteriores.com.br/tendencias/o-que-colocar-no-centro-da-mesa-de-jantar/

    http://www.acasaqueaminhavoqueria.com/como-decorar-a-mesa-de-jantar/

    bjo
    Rosana

  4. Rosana
    Seu blog é sempre uma fonte de inspiração. Parabéns. Tudo muito legal. Quanto à parede da primeira sala, de fato, poluição total. Mesmo agrupando, particularmente, não gostei das máscaras. O sofá vermelho, parede vermelha, não me agradam. Porém, gosto é pessoal.
    Abraço

  5. OI, Thiemi!
    Obrigada por seu comentário…É, realmente eu achei horrível, não posso negar! kkkkk!
    Mas vc tem o direito de achar o que quiser aqui, com certeza! Sempre!
    bjo
    Rosana

  6. Olá, gostaria de saber o que está se usando para decorar mesa de jantar. A minha sala de jantar fica agregada à sala de estar. Tenho uma fruteira de cerâmica, mas queria uma opção de objeto para alternar
    Um abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui