Prateleiras podem estar – e ajudar a organizar e decorar – em todos os ambientes de uma casa ou apartamento. Tem a prateleira sozinha, conjunto de prateleiras, as prateleiras de uma estante ou de um móvel… Tem prateleira decorativa,  prateleira para manter à vista objetos de uso constante, prateleira que serve como apoio e prateleira que serve para tudo isso junto ! Como decorá-las e/ou organizá-las depende da função, posição, do seu estilo, do seu jeito (organizado? Bagunçado – como eu?) do ambiente e do seu objetivo em relação à elas.

(e aí você vê como um assunto que parece simples torna-se complicado de repente com tantas possibilidades…) Mas vamos descomplicar (ou não..rs!):

1) Prateleiras na decoração: Se é para decorar, em geral, cuidamos para não poluir, mantendo poucos e bons objetos, em tamanhos compatíveis com o espaço existente. Escolhemos objetos que tenham relação, tanto em estilo como nas cores, com o ambiente onde elas estão. Tentamos criar uma relação, nem que seja de proximidade – criando conjuntos – entre eles.   Tentamos variar tamanhos, texturas, materiais, para enriquecer a decoração. Podemos usar a iluminação para dar mais sofisticação, mas de uma forma sutil e acolhedora. E sempre é importante pensar na segurança: Tenha certeza da boa colocação da estante e de não ultrapassar o peso que ela pode suportar.

09-casa-e-repleta-de-moveis-vintage-e-objetos-com-historiaNesta foto, as pequenas prateleiras cruzadas na parede marrom chamam bastante atenção pela cor, formato e revestimento. Os objetos são pequenos, compatíveis com a largura das prateleiras, mas bem visíveis por  sua cor.Não são necessários grandes objetos, porque o conjunto já é bastante expressivo. A prateleira acima da TV e a abaixo dela tem poucos objetos – compatíveis com o ambiente simples e despojado, mas harmonizados pela cor e estilo com o ambiente.

 perfeitaordempinteres

comosentahidden-dangers-carpeting

Nas fotos acima, a mesma posição: Atrás do sofá. Ótimo para decoração, mas  cuidado com a largura e altura das prateleiras e a largura do encosto do sofá (na segunda foto, deste ângulo, a impressão é que alguém pode bater com a cabeça na prateleira inferior...). Outra coisa interessante é a escolha das cores dos objetos: Os ambientes são em preto e branco, assim como a maioria dos objetos, mas note que nos dois há objetos em tons terrosos, o que acrescenta “aconchego” ao ambiente. A maioria dos quadros em branco torna mais leve o conjunto na 1a. foto, já que as prateleiras tem muitos quadros e ocupam toda a parede.  Na segunda foto o objetivo foi mesmo dar um toque mais pesado e quente ao ambiente, com muito branco.

detalhedecorachados

downanddoutchicblogspot15

Gosto muito do efeito causado por luminárias e abajures nas prateleiras. Na 2a foto, veja novamente como o preto sobressai, a presença do azul existente na sala e a leveza dos objetos transparentes na prateleira superior, que tbém enriquece o conjunto, que ficaria “chatinho” se fosse tudo preto..

11-truques-de-iluminacao-em-dois-apartamentos estante13476111511

Uma grande atenção deve ser dada à iluminação: Há diversas formas de iluminar uma prateleira e com diversos tipos de lâmpadas. Lâmpadas colocadas na parte posterior tornam visíveis os contornos dos objetos, mas não os seus detalhes (veja a 2a foto). Lâmpadas halógenas esquentam e podem manchar ou até incendiar papéis, livros, tecidos, dependendo de sua potência. Só use lâmpadas LED brancas se  realmente quiser dar um efeito frio a um ambiente (o que, em geral, não é o recomendado).

homedesigningwhite-modern-living-room-bookshelf-600x585Só há sentido em manter tantas prateleiras vazias assim quando elas fazem parte de uma estante que divide 2 ambientes e você não precisa de privacidade, não quer “poluir”  e deseja o máximo de luz passando para o ambiente seguinte.

prateleiras de madeira 5E só encha uma prateleira de pequenos objetos se estiver exibindo uma coleção

próximo post – clique aqui – eu vou falar das prateleiras funcionais, ok ?

Fotos dos sites e blogs: CasaAbril, homedesigning, downanddoutchic, achadosdedecoração, perfeitaordem e mais 2 que esqueci (ops!)

7 COMENTÁRIOS

  1. Adoro prateleiras, fiz algumas em minha casa para apoiar quadros, ficou ótimo, além de não precisar fazer um monte de furos na parede. Lindas imagens, algumas me deram boas ideias…
    bom domingo,

    Denise – dojeitode.blogspot.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui