Na primeira parte desta série, falei sobre sobre o plafon uma das muitas luminárias decorativas, mostrei a lâmpada AR70 (halogena) ,  a DULUX (fluorescente de pino da Osram), a Halopin (halogena compacta da Osram) e a Palito (halogena também).

Na segunda parte falei sobre as luminárias de pé e mesa e Lâmpadas Led, incandescentes soft e mini-eletrônicas.

na terceira parte falei sobre Lâmpadas incandescentes comuns, Lâmpadas Halógenas (Dicróica, mini dicróica, cápsulas e Par)

Agora vou terminar o assunto Halógenas, prá gente voltar para as luminárias bonitas, e falar dos LEDs, uma opção que acaba com muitos problemas das incandescentes, ok ?

lampadas_halogenas2

Lapiseira ou Palito  ou Duplo Contato :  Veja acima, ela parece uma caneta. É versátil, encontrada em diversas potências (altas, de 100 até 1000w), para iluminar grandes áreas internas (auditórios, lojas, estacionamentos, etc) ou pequenas áreas externas (quadras, fachadas, etc) – LOGO, não é a melhor lâmpada para usar em ambientes pequenos, muito menos com pé direito baixo, prateleiras, etc…

5-arandelas-expolux-2012

Nesta foto estas 3 lindas arandelas da Femart usam lâmpadas palito de 150w… Os raios de luz chegam a quatro metros de altura. Então: esquentam e não são apropriadas para ambientes pequenos ou com pé direito baixo, concordam? 150 w x 3 = 45ow! Imagine!

BL 8046 FA

Agora, já nesta foto, uma arandela (da BellaLuce) muito parecida com a foto anterior, certo ? Só que esta é para lâmpadas Halopin  (que são do tipo cápsula) até 60w. Esta pode ser usada em ambiente pequeno e  pé direito baixo. Para escolher luminárias é necessário atenção às lâmpadas que elas usam!

Além disso, alguns cuidados com esta lâmpada Palito : ” 1) Ela emite raios ultravioleta, que causam desbotamento de tecido,  não sendo indicada para lojas de roupas. Da mesma forma, não deve ser usada para iluminar quadros. Há no mercado modelos com bloqueador de raios ultra-violeta. 2) Importante: não toque no vidro com as mãos. Caso tenha tocado, limpe a lâmpada com uma flanela seca antes de instalá-la – e REZE!. 3) Deverá sempre ser instalada na posição horizontal e dentro de luminárias fechadas

mt-ilum-efeitosdeluz-03-kd

chandelierluxwordpress

As AR70,com ângulos diferentes (na 2a. foto um ângulo menor)  iluminam as mesas de centro. É importante observar tbém se a superfície vai refletir a luz (vidro, espelho, porcelanato de alto brilho, etc) causando reflexos feios no teto – este é sempre um problema difícil na iluminação – Neste caso, há filtros específicos (difusores) para evitar este problema.

Halógenas AR: As ARs são assim chamadas porque são acopladas a um refletor de alumínio. Não devem ser colocadas sobre lugares onde as pessoas vão sentar porque  lançam todo o calor para baixo. É encontrada nos modelos AR48, AR70 e AR111 que tem relação com o tamanho das lâmpadas. Elas também podem ter ângulos de projeção diferentes que definem se a iluminação vai ser bem específica, sobre um objeto pequeno, por exemplo (4 graus), ou um destaque um pouco maior (8 graus) ou uma iluminação mais aberta, que atinge uma área maior (24 graus). Muita atenção para o abaixo:

“Lâmpada Ar 48: iluminação ideal para leitura, pois é suave e perfeita para pequenas distâncias entre objeto e lâmpada;

Lâmpada AR 70: para distâncias de até 3 metros, pode estar embutida no teto ou no piso;

Lâmpada AR 111: perfeita para grandes distâncias, até 8 metros (nunca utilize este modelo em áreas com pé direito simples / baixo).”

No próximo post vou falar dos pendentes e lustres (clique aqui)

Fontes de fotos e texto:

http://www.bellaluce.com.br/es/productos_de_datos_bellaluce.php?id=342

Tipo de Lâmpada: HALÓGENAS

Os diferentes tipos de Lâmpada Halógena

http://www.cliquearquitetura.com.br/portal/dicas/view/lampadas-incandescentes-e-halogenas/144

http://casa.abril.com.br/

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui