Esta moda de reviver o passado é recorrente… vira e mexe, algo que deixamos lá atrás volta com nova roupagem, nova tecnologia, novas cores… E atualmente há muitos produtos que fico feliz em ver por aí novamente porque fazem parte da minha história, das casas que vivi ou que me chamavam a atenção, desde pequena, por sua beleza, tais como:

1) Azulejos e ladrilhos Hidráulicos:

oficina de arquitetura bh ladrilho  hidraulico 2 xEste era exatamente o ladrilho hidráulico da casa da minha vó. Toda vez que o vejo fico feliz e sinto cheiro de comida gostosa.

2) Cobogó: Não é um revestimento, mas tem a ver com a história, então, deixa, tá ? Falei deles dia destes aqui.

arianelimaarquitetura CobogoEstudei o primeiro grau em uma escola pública onde a ventilação das salas era conseguida com exatamente estes elementos vazados

3) Caquinho:

villabellaacabamentoscacoquandoacidadewordpress389

Havia uma casa, perto da casa onde passei a infância, que tinha estes caquinhos (assim, da forma original) na varanda. Eu sempre achei uma coisa genial! E pesquisando aqui, encontrei este anúncio de 1952, falando da “belezura” do caquinho. rs! (veja no blog: http://quandoacidade.wordpress.com/category/kitsch/)

4) Azulejos antigos:

danusioalmeidablogspo10saocaetanodosul OLX de--azulejos-antigos

Eu não posso passar por um “cemitério de azulejos” que fico louca prá entrar.. Este da primeira foto é exato o do banheiro da casa da minha vó (casa feita por portugueses era assim: azulejos diferentes por todos os cantos!) e o segundo, de um banheiro na casa de minha mãe.

  5) Granilite

granilite007Quantos prédios antigos até hoje tem este piso de granilite nos corredores ? E por quantos eu passei? Incontáveis!

E hoje estão todos de volta, trazendo boas lembranças à minha vida. E vc? Que revestimentos ou elementos arquitetônicos fazem parte da sua história?

Fotos de lojas na internet e dos sites e blogs: Osaber da Cidade , QuandoacidadeeraMaisGentil, arianelimaarquitetura e oficinade arquiteturabh

4 COMENTÁRIOS

  1. Òtimo post! Quando criança, mora em uma casa com grama e jardim na frente, na varanda o piso era de uma ceramica vermelha que precisa encerar (não sei o nome) e no banheiro tinha piso verde com a pia de marmore branco. Depois de uma reforma foi tudo trocado: o jardim cimentado, a ceramica vermelha deu lugar a piso normal envernisado e o baneiro trocado por branco. Ficou mais moderno, mas não tinha o mesmo charme.

  2. OI, Felicitas!
    Claro que lembro dos vidros martelados! São lindos! Vou fazer outro post sobre estas lembranças que são o seu presente (que bom isso!)
    Obrigada, um beijo!
    Rosana

  3. Rosana, adorei! Não sou brasileira então muitas coisas que você conta aqui não fazem parte da minha infância… mas do meu presente!!! Moro em um apartamento em São Paulo que tem 60 anos. Uma delícia. O prédio todo tem granilite e na minha varanda, aonde eu tenho o meu escritório, o piso é de caquinho, exatamente igual ao da foto. Tem outra coisa que você não colocou aqui que são os vidros “martelados”, sabe quais? Bj. Felicitas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui