Falei no 1o post desta pequena série, sobre as prateleiras decorativas, sejam únicas, soltas ou pertencentes a uma estante ou móvel qualquer. Agora vou falar das prateleiras funcionais, quer dizer, aquelas que tem por objetivo, mais que decorar, guardar e/ou exibir objetos, livros, etc.

Em primeiro lugar: Livro pesa! Na verdade, como vc sabe, TUDO pesa. Logo, mesmo para objetos de decoração tenha sempre a preocupação de que as prateleiras estejam realmente bem fixadas à parede e não custa de vez em quando dar uma olhadinha para ver se está tudo ok.

Voltando à questão “Livros em prateleiras” – Eu amo que meus livros preferidos estejam sempre à mão e que as pessoas vejam as minhas preferências de leitura (pq sempre acabam virando um assunto gostoso…) mas:

a) Muitos livros atarracados em uma prateleira podem poluir visualmente.

Casa de Valentina - via Martha Stewart

 Você pode tentar diminuir isso organizando-os por cor (o que eu acho impossível, mas.. tem gente que consegue!) ou por tamanho – o que é bem mais fácil!

arquiteturadoimovelsfaro

Outra ideia é que as prateleiras  ou estante tenham a mesma cor da parede, quase “sumindo” no ambiente

Casa de Valentina - via I Suwannee_thumb

O ideal é que você tenha espaços livres e/ou misture os livros com objetos interessantes, de tamanhos e cores diferentes, para não ficar monótono.

designfilesReneeWA-secondlounge

Uma forma de ter livros sem “pesar” é este tipo de disposição, onde se usa a parte inferior das paredes (ou abaixo das janelas)

decophotoestanteteto

Outra, ao contrário, é colocar as prateleira acima das portas (se o pé direito deixar, naturalmente…) Enfim: Deixar os livros fora da visão “normal”: Acima ou abaixo.

b) Qualquer livro exposto (ainda mais com o sol ou mesmo luz artificial quente batendo diretamente) se acaba! O ideal (que eu não uso, mas é o ideal) seria que eles estivessem protegidos com vidros transparentes por exemplo. E para iluminação, use led se vc ama seus livros!

 freshomeApe_Alameda_Casa_Branca_015

c) Você pode adorar aquele livro velhinho, com a cara podrinha e tal… mas não precisa expor ele na sala! Ou então, encape-o bem bonitinho.

bellemaisonFUNCTIONAL-HOME-OFFICE_OFFICE-DECOR-IDEAS_HOME-OFFICE_3

Para as prateleiras usadas como apoio em home-offices, vale sempre o mantra: Organize, Organize, Mantenha Organizado.

bellemaisonFUNCTIONAL-HOME-OFFICE_OFFICE-DECOR-IDEAS_HOME-OFFICE_8

Fica mais bonito, apresentável e facilita realmente o trabalho.

Fotos dos sites e blogs: Casa de Valentina , arquiteturadoimovel, designfiles, decophoto, freshome,bellemaison

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá, Flavio
    Obrigada ! E o programa da Candice Olson é ótimo! Só não esqueça que não é no Brasil e algumas soluções e produtos só há por lá, mas há muitas dicas e soluções muito boas!
    Qto à sua sala, eu sugiro que vc não pinte a sala de cinza, deixe-a branca mesmo, já que vai colocar sofá, cortina e piso em cinza e já tem e vai comprar móveis em madeira de demolição. A sala que vc me enviou é bonita, mas é muito clara e grande, mesmo assim, imagine-a com as paredes em branco e alguns objetos e quadros em cores vivas, espalhados por ela… seria muito mais alegre, entende? Para manter a sofisticação, vc pode escolher objetos poucas cores, por exemplo, um azul médio um pouco acinzentado, preto, branco e toques de tons terrosos. Vc pode misturar estilos sim e para que eles conversem entre si, uma forma fácil é que algo entre eles tenha semelhança ou seja igual, como as cores, o estilo do revestimento, o material usado… enfim. Veja estes posts, onde falo sobre isso https://www.simplesdecoracao.com.br/2013/06/decoracao-misturando-o-velho-e-o-novo
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2013/05/misturando-estilos-na-decoracao/
    E Vc está indo bem, sim! Para não errar, não fique ansioso em acabar logo, acrescente uma coisa de cada vez e vc perceberá o que o ambiente está pedindo.
    abs e boa sorte
    Rosana

  2. Boa Noite Sra Rosana. Conheci seu trabalho por ser assinante da minha casa/abril. Seu Blog é ótimo, por sua clareza, simplicidade e pé no chão nesse meio tão confuso p/ mim, devido a várias opiniões dos outros, ao contrário de vc, que explica com clareza os segredos e acertos em decoração. Conheço algo assim com a Candice, daquele programa da TV a cabo, baixei seus vídeos e comecei entender mais, por ter comprado meu apto e ter que me aventurar na sua decoração. Vi de tudo, ambiente pequeno, como o meu exige cores claras, e cores fortes nos detalhes. Veja bem, acertei na claridade, a cor branca ampliou minha sala estar/jantar retangular de + ou – 12 metros, porém o piso branco dá um trabalhão, além de encardir o rejunte. O sofá, tbem branco, suja muito, só fica bonito em revista. Estou aos poucos trocando tudo: comecei com mesa de demolição, cadeiras ghost e eames, mesa lateral estilo cimpandele restaurada em turqueza com abajour cmyk pantone (casa louca). Falta trocar cortina [cinza], sofá [quero cinza], rack demolição, colocar piso vinílico [ por ser mais barato, sem quebra quebra, rápido de instalar, lavavel e duravel] imitando madeira acinzentada. Como aprendi com vc, estou querendo um off white [acho que isso] de cinza, mas claro e que pode ser usado em lugares pequenos e com boa claridade como o meu.Vi e arquivei varias fotos, como a enviada, de como quero. Só preciso de sua opiniao profissional, como: 1- se pintar a sala de cinza claro, a porta de entrada permanece branca? 2- posso misturar esses estilos [ rustico, moderno, retro repaginado ] no mesmo ambiente, mas como eles conversam ?Só preciso esclarecer isso antes de errar de novo e gastar menos para refazer erros, e só gostaria de saber se estou indo bem, só não queria que a sala ficasse com cara de mostruário de planejado, quero meu toque pessoal. Aguardo sua resposta e sua atenção[falei muito]. Obrigado.
    Segue o link da foto do que penso em fazer. [ claro com o que posso e ja tenho]

  3. Oi, Rosana! Tudo bem?

    Ah, prateleiras e estantes! Eu tenho uma no quarto para os meus livros, e, vou confessar, tá tão abarrotada já que preciso de outra urgente (embora outra não vá caber no quarto! (rs)). O legal é que ela tem vidro (que é a melhor opção para proteger os livrinhos, como você falou)…

    Adorei o post!

    Beijos,
    Inara

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui