Já falei muito aqui sobre as cores complementares, sobre como uma cor influencia outra e isso não é lá uma novidade, não é? Mas é tão importante que vivo procurando exemplos que deixem mais claro como estes conceitos interferem na decoração. Vamos a mais um!

Sabemos que a cor complementar ao azul é o laranja, correto? (Lembrando: o azul é uma cor primária – que não pode ser obtida por misturas – e o laranja é secundária, pois é a mistura do vermelho e amarelo, as outras duas cores primárias). Pois bem! Vejam estes ambientes:

desiretoinspire0_00_jpg_srz

Um ambiente com predominância de cor fria – AZUIS

curso-decoracao-neza-cesar_15

e o outro  com predominância de cores QUENTES e muitos elementos tendendo ao LARANJA

O que acontece com estes ambientes quando nos 2 coloco um objeto  AZUL (complementar ao laranja, lembra?) e depois um objeto LARANJA?

cor2desiretoinspire0_00_jpg_srz2

 No ambiente em cores frias, o quadro azul é mais um item que se harmoniza de forma suave com os demais, não chama atenção sobre si mesmo

cor7abril2

 Já no ambiente em cores quentes, o quadro azul “quebra o esquema” contrastando com os tons quentes e enfatizando os tons em laranja que existem na sala. Ele “aparece” fortemente na sala.

cor1desiretoinspire0_00_jpg_srz13

 Voltando ao ambiente frio, o laranja quente cria um forte contraste, dando mais vida à todo ambiente, devido à seu impacto sobre o azul. Quase parece “iluminar”  o office, por ser uma cor quente. Outra coisa que pode ser observada é que o laranja como que “pula” para a frente, percebe?

 cor6abril23

Já o laranja colocado na sala quente tem um efeito harmônico, é luminoso devido à cor em si, mas não tem, neste ambiente, a força e impacto do mesmo laranja quando colocado na sala azul acima.

Então: 1 cor sozinha não faz verão, como já disse aqui. É necessário, sempre, observar e pensar no conjunto de cores do ambiente.

Fotos: Desire to inspire e CasaAbril

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui