Eu falei sala pequena, mas estas dicas servem para qualquer ambiente pequeno: Quais as características dos móveis que se adaptam melhor a um ambiente pequeno? Como não errar na compra?  Vão aí 8 dicas:

1) Pense e planeje bem! – Compre devagar, não compre tudo de uma vez,  meça os espaços e meça o que deseja comprar. Tente de alguma forma (giz, jornal, papel, desenho proporcional – tem que ser proporcional, senão, não adianta!, etc) ter uma boa noção do espaço que os móveis desejados vão ocupar. E sempre pense na circulação, no espaço que vc precisa para andar pelo ambiente, sentar em uma cadeira, etc…

Para facilitar, hoje em dia vc tem inúmeros aplicativos para iPhone, iPad,  iPod, … como o Magic Plan , o My Measures, My Deco, O Photo Measures e muitos outros (eu não usei nenhum ainda, só pesquisei na internet)   medidas

2) Multifuncionais – Móveis que podem ter mais de um uso ou móveis que possam “embutir” móveis ou móveis que possam ser dobrados, esticados, empilhados… são ótimos

3) Compre o essencial  – Se são só 2 pessoas na casa, a mesa de jantar deve servir bem para 2. Chegou visita? Estica a mesa e pega os 2 puffs que estão embaixo da mesa de centro! Você tem que ser meio mágico, sabe? E procurando bastante (sei que não é fácil) vc encontra móveis de boa qualidade que ocupam muito menos espaço quando não usados.

moveispequenosespacos

4) O máximo de área útil – Um sofá com braços tão largos que ocupam o espaço que daria para mais uma pessoa sentar não vão ajudar… Estantes e prateleiras estreitas podem guardar muita coisa… Escolha cadeiras, bancos, poltronas que ocupem pouco espaço… O móvel para os equipamentos da TV só precisa ter uma profundidade uns 7 a 10 cm maior que o mais profundo dos equipamentos que você tem (para a fiação e evitar aquecimento).

5) Fáceis de movimentar/reorganizar – Móveis leves e com rodinhas acompanham bem os móveis do item (2) acima. De que adianta ter uma mesa que pode ser “esticada” se para esticá-la vai precisar movimentar um aparador de uma tonelada?

6) Móveis que ocupam as paredes – E não o piso, fazem você ganhar espaço e ter lugar para guardar ou expor coisas, ao mesmo tempo

moveispequenosespacos2

7) Use a camuflagem  das cores – Um sofá que tem cor igual ou similar à parede onde está parece que sumiu! Mas também um móvel escuro parece ocupar menos espaço.

03-projetos-de-iluminacao-para-a-casa-inteira

8) Marcenaria  para criar móveis que usem o seu espaço da melhor forma possível – Móveis sob medida se adequam ao seu espaço. Com móveis prontos seu espaço é que tem que se adequar a eles. Logo, quando a questão for: Paredes irregulares demais ou necessidades que parecem impossíveis com móveis prontos, um móvel sob medida pode ser a melhor solução (e se você se ater à funcionalidade, o preço não será exorbitante).

jethouseClei.Estanteria.1

 Fotos dos sites e blogs: jethouse, CasaAbril, MeumoveldeMadeira, dicadoze, divagandoalto, i-decoracao, minhafilhavaicasar

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui