Vocês sabem que adoro cor e fico meio irritada com tantos apartamentos e casas tão “cinza, branco, bege” que vejo nas centenas de blogs e sites que acompanho  – parece que o mundo perdeu a cor! Aí, então, quando encontro um apartamento como este e TENHO que mostrar para vocês, também pq ele apareceu no Freshome, que é um dos sites mais importantes sobre arquitetura e design do mundo e este apartamento é no Brasil, em BH e quem fez esta belezura foi a Gislene Lopes e equipe, que eu nem conhecia, mas agora vou prestar atenção, viu? Vejam então:

design-project-Belo_Horizonte-

O edifício é obra de Oscar Niemeyer. Esta é a vista da sala. À esquerda é a cozinha. Repare no teto, em um preto importantíssimo para a sensação de aconchego que temos mesmo com este teto alto e a claridade enorme que entra no apartamento. A parede lateral esquerda é clara, o que dá uma “aliviada” nos tons fortes do teto e da parede da direita, em um rosa avermelhado (fúcsia?) sensacional. os móveis, acessórios e piso em tons neutros ajudam muito no equilíbrio das cores. Nada é demais.

apartment-Belo_Horizonte-

Aqui uma visão da cozinha, onde o preto,branco e vermelho se repetem na parede, teto e o piso, dividindo com as cores os ambientes.

interior-project-Belo_Horizonte-

Agora uma vista do quarto, com um azul que invade o teto e cria um contraste lindo com a parede vermelha da sala (reparando bem você vê detalhes em vermelho no quarto e detalhes em azul na sala, o que demonstra a preocupação com A UNIDADE, onde mesmo com cores tão diferentes, são inseridos itens que fazem com que os ambientes CONVERSEM entre si. Isso é muito importante para sabermos que mesmo tendo uma sala vermelha e um quarto azul, estes pertencem ao mesmo LAR). (A única coisa que não entendi bem foi esta canalização visível e “torta” entre sala e quarto, mas, dada a beleza do restante, não estou considerando – e deve ter uma razão que não conheço).

project-Belo_Horizonte-19

Aqui o quarto, onde você percebe melhor a CONVERSA com a sala: A repetição dos vermelhos e dos quadrinhos que estão na sala também. A parede da direita branca, e ainda com um espelho novamente “alivia” a força do forte azul e aumenta a percepção de espaço e luz.

project-Belo_Horizonte-24

E no banheiro, veja só: A parede vermelha (sala), o teto azul (quarto) e a parede com azulejos que trazem novamente o  azul do quarto, junto com o branco e o bege. Veja que o branco é muito usado neste banheiro, para dar leveza e facilitar o uso de cores mais fortes. Outra foto aqui para você ver o azulejo:

project-Belo_Horizonte-23

Você pode não ter um apartamento tão grande assim, pode ser pequetitinho, mas isso não importa. Falei aqui sobre cores e sobre como usá-las de uma forma ótima mesmo. E cor não ocupa espaço físico. Só visual. Portanto, neste post estou lhe dando dicas de como usar as cores e elas funcionam para qualquer espaço! Se você não tem um teto tão alto, ele não precisa de cores escuras, mas no restante, você pode sim, ousar de uma forma equilibrada e conseguir um resultado ótimo, usando cores fortes e vivas.

5 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Ligya!
    Para ter este efeito conseguir escolher bem a paleta de cores é essencial: Se deseja ocupar muito espaço com cores, escolha poucas cores. Se quer as cores em objetos pequenos e uma base neutra, vc pode usar mais cores diferentes.
    bjo
    Ro

  2. fico cada dia mais impressionada como as cores fortes são usadas ente si e ainda assim mantém o lugar mais aconchegante, e principalmente inspirador! a verdade é que me falta palavras, tanto pra introdução perfeita, quanto pras imagens, parabéns ! <3

  3. Ei Rosana, tudo bem?
    Ha um tempo, escrevi pedindo uma opinião sobre a cor de uma parede que gostaria de pintar na minha sala. Estou muito em duvida ainda e gostaria, se possível, enviar a foto da minha pequena sala para você me dar uma sugestão de qual cor ficaria bacana levando em consideração o tamanho e os moveis que tenho no ambiente.

    Aguardo resposta.
    Um grande abraço
    Fernanda

  4. Sou como você, também adoro cor. Gosto daquela paleta mais suavezinha, clarinha, mas depois de um tempo acho que começa a ficar meio monótono, sem graça. É chic, mas sem vida!
    Beijo querida,
    Denise – dojeitode.blogspot.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui