Quando se trata de padronagens ou estampas, na moda e na decoração, os clássicos são os mesmos. E você sabe o nome e a história daquele padrão que você sempre vê por aí ? Pois esta nova série vai lhe mostrar tudinho sobre As estampas na decoração e na moda.

As estampas na decoração e na moda

Chita / Chintz / Toile de Jouy

A nossa linda e popular Chita tem influência estética no Chintz indiano,  produzido de 1600 a 1800, na Índia, claro. Inclusive seu nome  vem do sânscrito chintz. Em 1600 o Chintz foi levado para a Europa e era muito caro.

Seu sucesso foi tanto que as tecelagens francesas e inglesas conseguiram que sua importação fosse proibida. Enquanto isso, tentando imitar seus padrões, os  produtores franceses criaram a famosa estampa Toile de Jouy (Que tem até um museu em homenagem à Manufacture des Toiles de Jouy, fundada em 1760).

A chita veio para o Brasil com os europeus a partir de 1800 e quando começou a ser produzida no Brasil se tornou mais barata e popular.  Chita de verdade é um tecido de algodão (o morim) estampada com cores fortes e tramas simples, tons vivos e  grafite delineando os desenhos.

  As estampas na decoração e na moda Chita-azul-com-flores-rosas--PCHRG-394_g 137-bold-chintz-03estampas na decoracao - Toile de Jouy

1) Chita atual 2) Chintz Inglês de 1875 e 3) Toile de Jouy inspirada no toile de Jouy  chamado  “LES DELICES DES QUATRE SAISONS”, criado em 1785 por  J.B Huet.

chita no puff

 Chita nos puffs

 chintz no vaso chintz no papel de parede

 a) Fábrica de Louça Paulista (Cerâmica Mauá), data provável déc. 1950/60 (estampa Chintz) b) Papel de Parede (estampa Chintz)

Toile de Jouy nas almofadas, cabeceira e cortina do quarto
foto: savvyhomespain

Toile de Jouy nas almofadas, cabeceira e cortina do quarto

Liberty – Criada por Arthur Liberty, no final do século XIX, é uma estampa de floral miúda. O nome é referência à loja do Arthur, a “Liberty of London”, aberta em 1861 na Inglaterra.

Ele estampava os tecidos à mão, com desenhos de florzinhas. Hoje há mais de 500 tipos de padrões diferentes, vendidos no mundo todo. A Liberty é muito usada em trabalhos de craft.

 tecido liberty tecido liberty

Padrões Liberty

Quadro e garrafa com estampas liberty cepaynasi
Foto: cepaynasi
Liberty no faça vc mesmo e liberty em tamanho grande nos papéis de parede
foto: Arquitrecos

Liberty no faça vc mesmo e liberty em tamanho grande nos papéis de parede

Colcha em padrão liberty
Foto: baby-decocojin

Colcha em padrão liberty

Agora é ver  a 2a parte para conhecer mais sobre estas estampas lindas e eternas!

Fontes e fotos dos sites e blogs: dicasdemulher, clubinhodacostura,  chitabonita, casadeana, http://pt.wikipedia.org/wiki/Chita_%28tecido%29, threadsmagazine, www.panoah.com.br , porcelanabrasil e annesage, cepaynasi,  arquitrecos e  baby-deco

17 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Rosa!
    Obrigada!
    Adorei o braço de sofá que virou puff! Muito boa ideia, viu? Ficou ótimo!
    Parabéns e muito sucesso para vc e seu blog
    bjo
    Rosana

  2. Boa tarde Rosana!
    Adoro o blog Simples Decoração,sigo com mais frequência a fan page…sou louca por tecidos e quando vou comprar um específico acabo levando quase a loja inteira rs. Coisas de artesã e novata na costura!
    Estou fazendo algumas almofadas para a minha sobrinha com tecido floral lindo com fundo azul e vou forrar uma banqueta com o mesmo tecido para compor a decoração do quarto!
    Também a amo chita…as cores e as estampas me transmite energia e felicidade 😉
    Quando quiser venha visitar o blog e a fan page Pense Crie!
    http://pensecrie.wordpress.com/
    Adorei a postagem e desejo um lindo findi pra ti <3

  3. Olá Rosana, adorei o texto e com certeza vou ler a série inteira! Adoro estampas, e confesso que nunca imaginei que elas possuíam tanta história. Parabéns!

  4. Oi, menina!

    Comecei pelo 4 e voltei para ler os outros. Interessante! Nunca imaginaria nada disso. 🙂

    Beijoka!

  5. Ola, quero pedir a gentileza de comentar, passar idéias novas de chuveiros, duchas, sobre design e tendências.

    Obrigado,

    JAMES

  6. Oi, Ivone! Muito obrigada!
    Sim, a pesquisa é trabalhosa, mas acho uma diversão e também aprendo muito.
    Pode deixar que sempre vou fazer!
    bjo
    Rosana

  7. obrigad pela aula . amei de verdade, amo chita e todas as outras estampas , adorei a aula, valeu post educativos é tudo de bom. sei que deve ser cansativo as pesquisas mas faça mais , eu amei . obriga . sou sua fâ

  8. Não gosto de chita, na verdade não gosto muito de floral miúdo ou com cores muito fortes. Quando preciso optar por algum floral, prefiro algo bem discreto, com cores bem suaves.
    Beijo Rosana e bom final de semana,
    Denise

  9. Que luxo saber de tudo isso! Nunca tinha ouvido falar do Liberty, que é lindo. Já o Chintz, minha mãe já comentava dessa estampa, não sei se é por ser costureira… e é muito bonito tb. Obrigada pela aula! Beijos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui