Não sei de vocês, mas eu só consigo pensar isso: “Nossa, que calor!!!!!!!!”. Então, como atenuar a sensação de calor em casa? Selecionei algumas dicas  (além de ligar ar condicionado e ventilador) que podem ajudar, seja agora, seja na construção, seja na reforma, para suportar melhor o verão do ano que vem, porque as previsões dizem, vocês sabem, que VAI FICAR PIOR !

Como atenuar a sensação de calor em casa?

1) Cobertura ou telhados e paredes externas em branco diminuem a temperatura do interior das construções, assim como azulejos e pedras – Atualmente há, inclusive, tintas isolantes térmicas para pintura externa e interna.  Telhados que refletem a luz (por serem brancos, pintados de cores claras ou de alumínio polido, por exemplo) podem refletir até 90% da energia do sol, diminuindo assim, o que deixam passar para o interior da casa. Isolamento térmico, com forros ventilados e telhados vivos (com plantas) também reduzem o calor interno.

casas com teto branco - Como atenuar a sensação de calor em casa
Foto: gritodascinco

2) Na construção é necessário observar a posição da casa em relação ao Sol: Paredes que recebem o sol diretamente ficam quentes e levam o calor para dentro de casa – se for possível acrescentar coberturas na área externa, não deixando o Sol bater diretamente nas paredes é uma boa ideia. Leia este post  onde falo sobre a melhor posição da casa, janelas, ambientes, vidros, etc. e consulte – sempre – um arquiteto ou engenheiro, inclusive para construção de área de lazer, piscina, churrasqueiras.

trajetoria03(esta foto foi retirada deste post: http://www.ebanataw.com.br/roberto/conforto/CS07trajetoria.htm )

3) Mantenha as cortinas fechadas nos horários mais quentes – Assim você diminui a entrada do calor. E no verão, use cortinas em tecidos leves, claros e vazados (para ventilar melhor). Os vidros refletivos, duplos ou filtros para janelas que atenuam o calor são um ótimo investimento. E se possível, abra as janelas à noite para que o ar mais fresco entre na sua casa e feche-as bem cedinho para manter este ar frio dentro de casa o máximo possível – se conseguir, né?.

wunderweibDOTde64) Plantas dentro de casa sempre ajudam (não esqueça de molhá-las bastante, nos horários mais frios – manhã e/ou noite).

10-varandas-e-quintais-aconchegantes-para-curtir-a-primavera5) Se você tem ventilador e umidificador de ar, teste usá-los juntos: O vapor frio do umidificador vai ser espalhado pelo ventilador. Outra dica é o uso de recipientes com boca grande (como bacias) com água para umidificar os ambientes.

cc-refresque-035) Lâmpadas incandescentes são fonte de calor. Troque-as por fluorescentes ou led.

11-apartamento-sessentao-de-85-m2-parece-novo-apos-a-reformaEntão, vamos melhorar este verão ???

Tem mais ideias sobre como atenuar a sensação de calor em casa? Informe nos comentários! Gostou do conteúdo? Comente!

Demais fotos dos sites e blogs: wunderweib e CasaAbril

4 COMENTÁRIOS

  1. Muito obrigada pela visita e elogio, Rosana! Fico muito feliz que você tenha gostado do meu blog!
    Também estou sempre acompanhando o seu! Adoro! =)
    Beijos!

  2. Oi, Carina!
    É difícil mesmo, eu tbém tento aqui em casa e faz diferença!
    Dei uma olhada no seu blog. Muito bom, viu ?
    bjo e sucesso!
    Rosana

  3. Por aqui o calor está insuportável, e pior, como estão todos vindo para o litoral a procura de um pouco mais de conforto, a cidade está um caos. Falta água, energia, alimentos… Mas enfim, acho que precisamos começar a nos preparar, e as nossas cidades também. Gostei, muito oportuno!
    Beijo querida e uma linda semana
    Denise – dojeitode.blogspot.com

  4. Adorei as dicas! Acho que o mais difícil é fechar as janelas ou a cortina durante o dia! Mas sei que isso ajuda mesmo! Principalmente se o sol bate em determinados horários e o piso é do tipo que retém calor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui