Só de falar em masculino e feminino na decoração muitas pessoas imaginam algo assim:

Na sala:

feminmascu

No quarto:

mascfemin

Isso porque a ideia clássica de masculino na nossa sociedade está ligada à cores neutras (e poucas cores – marrom, cinza, preto, branco..), poucos objetos decorativos, linhas retas, funcionalidade, seriedade e conforto … Já o feminino à exuberância nas cores e objetos, linhas curvas, beleza independente de funcionalidade, romantismo…

19-salas-lindas-para-reunir-os-amigos-cozinhar-e-conversa

(Maior presença masculina, toques femininos em pequenos objetos)

Felizmente, hoje há uma busca de uma maior igualdade entre os sexos, além de respeito às diferenças individuais, o que transparece na decoração dos ambientes:  os componentes masculinos e femininos se misturam, criando o ponto de equilíbrio que o casal, família ou pessoa necessita para se sentir bem – e todos podem – e querem – “palpitar” e é muito bom que seja assim.

deardesignersblogVanessa-Arbuthnott-1

(feminina)

Os ambientes podem ser femininos, masculinos, meio a meio, 70 % um e 30% outro – não importa. No final, todos devem se sentir confortáveis e reconhecer suas casas como realmente suas: O ideal é que cada membro da família tenha algo do “seu gosto” na decoração da casa e que um homem ou mulher que more só não necessite seguir estereótipos.

decoistYellow-artwork

(Grande predominância masculina)

apartment3392160497_284bf718b9_rect540

(Grande predominância feminina)

Há casas mais ou menos “femininas” ou “masculinas” independentemente do sexo das pessoas que lá habitem. O gosto mais feminino ou masculino não tem necessariamente a ver com o sexo da pessoa.

Fotos dos sites e blogs: ApartmentTherapy, Decoist, Deardesignersblog, CasaAbril, Artezanal   e Nestinteriordesign

12 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Sonia,
    Eu adoro vermelho com cinza. Acho que fica bem sofisticado, ainda mais quando tem tbem o preto. Sugiro que vc pinte as paredes de um off white tendendo para cinza e a parede onde quer outra cor, no mesmo cinza, só que mais escuro um pouco. Mas cuidado para não escurecer demais.
    beijocas
    Rosana

  2. Olá Rosana, estou pintando minha casa e gostaria de uma opinião, o sofá da sala de tv, é vermelho e preto com um tapete preto, as paredes marfim queria mudar a cor e pintar uma parede de outra cor. o que vc acha que ficaria bom?

  3. A gente é uma mistura equilibrada…que desequilibra de vez em quando pra um lado, de vez em quando pro outro…
    rs!
    bjo, sua linda!
    Ro

  4. Eu diria que minha preferência é muito mais masculina que feminina. Mas eu “tô namorando” um amarelo TÃÃÃÃÃÃOOO feminino… Uia! 😉
    Bjo!

  5. Oi, Rosana!

    Belo post! O masculino e o feminino na decoração é mais uma herança da casa burguesa do século XIX que persiste na mentalidade de muitos. Vale muito a pena incentivar as pessoas a se libertarem destes estereótipos e exercerem sua criatividade!
    bjos

  6. Acho que estou mais inclinada para meu lado masculino. Ms sou de fases, volta e meia coloco cor em minha casa – almofadas, objetos decoração, flores – e outras tiro tudo e guardo até que meu lado feminino reapareça…
    beijo e um bom domingo!
    Denise – dojeitode.blogspot.com

  7. Inclusive, acho que gosto mais do masculino… Adoro umas linhas retas, uma madeira mais rústica… Porque não, neah?? 😀
    Já votei, Rô! Boa sorte!!! 😀
    Bjocas,
    Carol
    http://inspiracaodacasa.blogspot.com

  8. Oi, Rosana!

    Adorei o post! E é fato: todos os moradores da casa precisam se sentir bem naquele ambiente. E é claro que dá para acomodar todos os gostos, cores e gêneros e criar um projeto bacana! Amei as inspirações do post!

    Beijos,
    Inara

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui