Já falei sobre a CHITA e o padrão LIBERTY . Agora vamos continuar nosso passeio por este assunto tão importante no mundo da moda e da decoração: As estampas ou padrões.

Continuando com os padrões não geométricos (Chita e Liberty são florais) vamos ver a história da  Cashmere, esta linda!

leschosesdemarieblogspot0311

Há quem diga que o nome vem de uma lã fina de pelo de cabra da região da Caxemira (ou Cachemira) , no Himalaia. Outros que é de origem persa, foi mais popular na Índia e que o nome original é kashmir (hindi). Pesquisando para fazer este post, cheguei à  conclusão que todos devem estar certos (por questões históricas e geográficas, mas isso é outra história)…O que importa é que a característica principal da Cashmere é este desenho, tipo uma gota, no círculo branco:

padronagens-gorete-colaco-post-31

Ele hoje é chamado de Paisley (devido à uma cidade escocesa onde foi produzida no Ocidente)  e  designa a própria estampa também ou derivadas dela, usados atualmente. E aí há nova confusão:  alguns dizem que é a representação das folhas das palmeiras, outros que o nome original é “safavidia” porque surgiu na Pérsia, como ornamento, na dinastia Safavid (1501-1736)  e que quando ganhou as flores mudou o nome  de “buta”  e tem a ver com semente, especificamente a da manga (uma fruta sagrada para os budistas). E ainda tem quem fale que representa o punho de Krishna,uma das polaridades do símbolo chinês Ying-Yang e vai por aí!

celsolima

Enfim! Pesquisei, pesquisei e conclui que esta estampa é antiga prá caramba! (Rs!) Mas o que é certo é que foi  de uso da alta aristocracia britânica (era muito cara) mas nos anos 70 foi adotado pelo movimento de contracultura, artistas como Jimi Hendrix e  Janis Joplin e se tornou popular.

fancyhouseroad paisley-1_rect540

chicdecoDormitorio-Navidad-estilo-ingl

2 papéis de parede usando a estampa Cashmere ou Paisley de uma forma bem simplificada (a mais usada hoje, na decoração e na moda), tanto em cores como em motivos, comparando com a antiga.

BarraUP CamicadoCashmerer

E hoje se usa em tudo: papel de parede, louças

estampas na decoracao-cashmere

bhg8

  Tecidos diversos para todos os usos

Decordir Beautiful-Paisley-Tiles-By-Citco-4

E até em revestimentos cerâmicos !

Eu gosto tanto dela que este post é só para ela… Mas continua…Na parte 3 !

Fotos dos sites e blogs: Decordir, bhg, papodemulheres, BarraUP, chicdeco, fancyhouseroad, celsolima (este tem muita coisa sobre estampas e tecidos, ótimo!) , goretecolaco e leschosesdemarie

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui