Depois de pensar: O que é uma sala aconchegante para mim? Comecei a pensar em outra coisa: Quais são as cores perfeitas para minha casa? Como descobrir isso, se há tantas e tão lindas cores, eu ou você temos mesmo um conjunto de cores preferido na decoração ?

A famosa designer Emily Henderson, neste post, dá a ideia dela de como escolher sua paleta de cores perfeita, que é tipo assim:

1) Comece com a cor que você mais ama – uma dica para saber qual é esta cor é ver qual cor de roupa você mais usa. Diz ela para você esquecer daquelas cores que você compra só porque estão na moda, como o neon, mas pensar naquelas que constantemente você acaba escolhendo.

indigo(ela concluiu que a cor que ela constantemente usa é esta – um azul indigo)

2) Em seguida, ela fala para você pensar em “tons luminosos claros e escuros” relacionados a esta cor (da família dos azuis no caso dela)

color_highlight_lowlight(São azuis, um bem claro e acinzentado. Outro um azul mais profundo  e quente)

3) Então, ela fala para você combinar tons frios e quentes para um look equilibrado. Isso quer dizer: Ela por exemplo, escolheu azul, uma cor fria – azul, verde, alguns púrpuras são cores frias e amarelo, vermelho, laranja, pink e alguns marrons são cores quentes –  Então, ela deve acrescentar algo quente porque um ambiente só com cores frias passa mesmo a sensação de frio. Tem que ter cor quente para aquecer e dar mais aconchego. E ambientes só com cores quentes são um tanto sufocantes…

E aqui uma coisa interessante: Como ela não gosta mesmo das cores quentes, como fazer isso?????  Acrescentando MATERIAIS em tons quentes, como a madeira, o latão, o dourado:

emily-henderson-color-palette

4) Por último…Bem, esta paleta tá assim legal, não é ? Você pode adorá-la agora, mas em algum tempo você vai cansar dela. ISSO VAI ACONTECER DE QUALQUER FORMA porque ninguém tem uma paleta para a vida toda! A gente muda, felizmente! Mas a questão é que você muda devagar, a cada dia há uma mudança pequena acontecendo, até chegar a mudança drástica em que você descobre que aquela cor que você escolheu lá no início não é mais a sua preferida. Mas como incluir estas mudanças pequenas no seu dia-a-dia na decoração ? Com as chamadas CORES DE DESTAQUE. Aquelas que vc coloca nas almofadas, nos objetos e que você pode mudar facilmente! E que pode ser uma cor CHEGUEI! Porque amanhã ela FOI! RS!

emily_henderson_pink1A cor CHEGUEI da Emily quando ela fez este post é este pink, que dá alegria e jovialidade ao conjunto.

Eu achei bastante interessante este post da Emily, tanto que o sintetizei aqui para vocês, e já preparei até a minha paleta atual de cores. É esta aqui:

ro1aMinha cor inicial é um amarelo (1) . Os tons luminosos claros e escuros são o amarelo praticamente bege (2) e esta madeira em um tom mel (3).  Como estas cores são quentes, para equilibrar, acrescentei cores frias – os azuis(4), o verde (5) e um cinza prata (6). E minhas cores de destaque são os que tendem para o vermelho e rosa (7). Já imaginaram a minha casa, não é ????? Eu e a Emily somos mesmo incompatíveis! kkkkkk

E você ? Acha que esta ideia funciona?  Vai fazer a sua paleta de cores ? Se fizer e me enviar (e:mail: [email protected]) , eu publico, ok ?

POST INSPIRADO E USANDO FOTOS DO SITE stylebyemilyhenderson

Fonte: http://stylebyemilyhenderson.com/blog/how-to-choose-your-perfect-color-palette/

12 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Karla,
    Sua sala é bem grande e com revestimentos claros (acredito que as paredes sejam brancas, já que vc não falou), se ela tiver boa iluminação natural acho que não é cor demais não. Claro que vc deve usar o vermelho, o chocolate e o azul, além dos neutros, em objetos, almofadas, etc, para equilibrar as cores pela casa.
    bjo
    Rosana

  2. Olá, tenho uma sala grande (aprox. 60m2) com 5 portas-janelas que integra a cozinha branca com uma ilha com tampo de silestone eros stelar (vermelho), sala de jantar e estar. O piso é frio bege fosco (60 x 60 cm).
    Estou na dúvida como decorar este ambiente… O unico móvel que tenho é um aparador em madeira cor de chocolate. Pensei em mesa de vidro com tampo preto, cadeiras azul petroleo, movel da TV em laca branca, sofá cinza. Nesta mesma sala tem um ambiente que é como um hall de entrada e neste local eu iria colocar o aparador em madeira em tom de chocolate. Será que nao é muita cor

  3. Oi, Nara!
    Obrigada, mas na verdade, a ideia é da Designer que informei. Eu só fiz uma versão tentando manter a ideia dela.
    beijos
    Rosana

  4. Oi, Rosana!!!
    Depois que conheci seu blog sou sua leitora assídua!
    Adorei este post de como escolher cores perfeitas para minha casa! Sinto que escreve para mim,rsrsrs sempre encontro respostas para minhas duvidas…
    Assim como a Emily Henderson também gosto muito do azul. adoei as cores que usou,porem ao invés do rosa prefiro o laranja, o que acha?
    bjs Regina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui