Simples Decoração - Porque o bom é simples

Dicas

As cores perfeitas para sua casa

Depois de pensar: O que é uma sala aconchegante para mim? Comecei a pensar em outra coisa: Quais são as cores perfeitas para minha casa? Como descobrir isso, se há tantas e tão lindas cores, eu ou você temos mesmo um conjunto de cores preferido na decoração ?

A famosa designer Emily Henderson, neste post, dá a ideia dela de como escolher sua paleta de cores perfeita, que é tipo assim:

1) Comece com a cor que você mais ama – uma dica para saber qual é esta cor é ver qual cor de roupa você mais usa. Diz ela para você esquecer daquelas cores que você compra só porque estão na moda, como o neon, mas pensar naquelas que constantemente você acaba escolhendo.

indigo(ela concluiu que a cor que ela constantemente usa é esta – um azul indigo)

2) Em seguida, ela fala para você pensar em “tons luminosos claros e escuros” relacionados a esta cor (da família dos azuis no caso dela)

color_highlight_lowlight(São azuis, um bem claro e acinzentado. Outro um azul mais profundo  e quente)

3) Então, ela fala para você combinar tons frios e quentes para um look equilibrado. Isso quer dizer: Ela por exemplo, escolheu azul, uma cor fria – azul, verde, alguns púrpuras são cores frias e amarelo, vermelho, laranja, pink e alguns marrons são cores quentes –  Então, ela deve acrescentar algo quente porque um ambiente só com cores frias passa mesmo a sensação de frio. Tem que ter cor quente para aquecer e dar mais aconchego. E ambientes só com cores quentes são um tanto sufocantes…

E aqui uma coisa interessante: Como ela não gosta mesmo das cores quentes, como fazer isso?????  Acrescentando MATERIAIS em tons quentes, como a madeira, o latão, o dourado:

emily-henderson-color-palette

4) Por último…Bem, esta paleta tá assim legal, não é ? Você pode adorá-la agora, mas em algum tempo você vai cansar dela. ISSO VAI ACONTECER DE QUALQUER FORMA porque ninguém tem uma paleta para a vida toda! A gente muda, felizmente! Mas a questão é que você muda devagar, a cada dia há uma mudança pequena acontecendo, até chegar a mudança drástica em que você descobre que aquela cor que você escolheu lá no início não é mais a sua preferida. Mas como incluir estas mudanças pequenas no seu dia-a-dia na decoração ? Com as chamadas CORES DE DESTAQUE. Aquelas que vc coloca nas almofadas, nos objetos e que você pode mudar facilmente! E que pode ser uma cor CHEGUEI! Porque amanhã ela FOI! RS!

emily_henderson_pink1A cor CHEGUEI da Emily quando ela fez este post é este pink, que dá alegria e jovialidade ao conjunto.

Eu achei bastante interessante este post da Emily, tanto que o sintetizei aqui para vocês, e já preparei até a minha paleta atual de cores. É esta aqui:

ro1aMinha cor inicial é um amarelo (1) . Os tons luminosos claros e escuros são o amarelo praticamente bege (2) e esta madeira em um tom mel (3).  Como estas cores são quentes, para equilibrar, acrescentei cores frias – os azuis(4), o verde (5) e um cinza prata (6). E minhas cores de destaque são os que tendem para o vermelho e rosa (7). Já imaginaram a minha casa, não é ????? Eu e a Emily somos mesmo incompatíveis! kkkkkk

E você ? Acha que esta ideia funciona?  Vai fazer a sua paleta de cores ? Se fizer e me enviar (e:mail: rosana@simplesdecoracao.com.br) , eu publico, ok ?

POST INSPIRADO E USANDO FOTOS DO SITE stylebyemilyhenderson

Fonte: http://stylebyemilyhenderson.com/blog/how-to-choose-your-perfect-color-palette/

Posts relacionados

Comentários:

Regina · 30 de março de 2014 às 14:37

Oi, Rosana!!!
Depois que conheci seu blog sou sua leitora assídua!
Adorei este post de como escolher cores perfeitas para minha casa! Sinto que escreve para mim,rsrsrs sempre encontro respostas para minhas duvidas…
Assim como a Emily Henderson também gosto muito do azul. adoei as cores que usou,porem ao invés do rosa prefiro o laranja, o que acha?
bjs Regina

Responder

Rosana Silva · 30 de março de 2014 às 20:39

Acho ótimo, Regina! E muito obrigada!
bjo
Rosana

Jorge Pardim · 30 de março de 2014 às 20:02

Olá, Parabéns pelo Blog! Sou da empresa Gramas Nobre, conte conosco para dicas e informações sobre:
Grama
Grama Esmeralda
Grama Batatais
Grama São Carlos
Grama Coreana
Grama Santo Agostinho e Grama Bermudas
Gramas Para Jardim
Como Plantar Grama
Adubação de Gramas
Como Matar Erva Daninha na Grama
Grama em Campinas
Grama em São Paulo Grande abraço!

Responder

nara · 30 de março de 2014 às 11:10

Oi Rosana

Parabéns pelas valiosas informações. Achei este post da cores muito interessante e didático também.
Abraços

Responder

Rosana Silva · 30 de março de 2014 às 12:22

Oi, Nara!
Obrigada, mas na verdade, a ideia é da Designer que informei. Eu só fiz uma versão tentando manter a ideia dela.
beijos
Rosana

Thamar Freire · 30 de março de 2014 às 06:42

Ro, adorei seu blog! Ainda vou tentar ter um tão bem elaborado quanto o seu!
Beijos
Thamar

Responder

Rosana Silva · 30 de março de 2014 às 12:16

Obrigada, Thamar!
beijocas
Ro

Ly Mello · 30 de março de 2014 às 16:54

Amei o post!
Pintei uma parede da sala de azul, aí quebrei e cor com uma cinza (off-white), e agora quero combinar as outras coisas.
Beijos;

Responder

Rosana Silva · 30 de março de 2014 às 12:07

Brigada, Ly! Quero ver o antes e depois, viu ?? rs!
bjo
Ro

Ana Lucia da silva · 30 de março de 2014 às 21:54

oi, queria enviar minha paleta de cores mas não sei como

Responder

Rosana Silva · 30 de março de 2014 às 02:35

Oi, Ana! Envie para rosana@simplesdecoracao.com.br, ok ?
beijo e obrigada!
Rosana

Karla · 30 de março de 2014 às 14:49

Olá, tenho uma sala grande (aprox. 60m2) com 5 portas-janelas que integra a cozinha branca com uma ilha com tampo de silestone eros stelar (vermelho), sala de jantar e estar. O piso é frio bege fosco (60 x 60 cm).
Estou na dúvida como decorar este ambiente… O unico móvel que tenho é um aparador em madeira cor de chocolate. Pensei em mesa de vidro com tampo preto, cadeiras azul petroleo, movel da TV em laca branca, sofá cinza. Nesta mesma sala tem um ambiente que é como um hall de entrada e neste local eu iria colocar o aparador em madeira em tom de chocolate. Será que nao é muita cor

Responder

Rosana Silva · 30 de março de 2014 às 00:05

Oi, Karla,
Sua sala é bem grande e com revestimentos claros (acredito que as paredes sejam brancas, já que vc não falou), se ela tiver boa iluminação natural acho que não é cor demais não. Claro que vc deve usar o vermelho, o chocolate e o azul, além dos neutros, em objetos, almofadas, etc, para equilibrar as cores pela casa.
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!