Estou aqui, procurando inspiração para a reforma da minha cozinha e acabei percebendo que a maioria absoluta das fotos de cozinhas médias e pequenas que existem na internet (e na vida real) tem armários em tons de branco ou madeira e há fotos de cozinhas pequenas com móveis coloridos … Porque será? Vamos ver:

divisóriadevidrocomadesivodiariodoape Armários brancos e bancadas em granito acinzentado (ou preto) – Esta combinação é a que mais se vê. Econômica, clara e leve, pode necessitar de acessórios para dar uma alegria, mas facilita a harmonia com a sala, pois é toda neutra, você pode praticamente esquecer dele quando estiver escolhendo as cores da sala.

17-cozinhas-pequenas-e-coloridasBancada no queridinho granito preto absoluto (que também para mim, é um dos mais bonitos granitos) e  armários em branco…Os objetos e detalhes coloridos dão mais alegria, viu ? Mas se a cozinha é aberta para a sala é interessante ou diminuir a quantidade de cores ou repetir as cores das salas nos acessórios coloridos.

radardecoracaomg_4286-1_0Outra combinação muito usada: Armários em branco e madeira. Muitas vezes o revestimento em tons de madeira é mais usado na parte inferior. Isso porque esta área fica mais “escondida” e “pesa” menos na cozinha pequena e às vezes mal iluminada. Os armários superiores em branco dão leveza e refletem mais a luz.

02-um-balcao-serve-como-mesa-de-refeicoes-e-aparador-nesta-cozinhaAcrescentar à cozinha neutra revestimentos coloridos em uma só cor discreta com branco (como estes revestimentos em azul e branco) é uma boa forma de acrescentar colorido e personalidade mantendo a facilidade de combinar as cores com a sala.

05-apartamento-de-58-m2-aposta-em-pecas-versateisUma cozinha com armários e bancada todos em preto acho linda. Funciona muito bem com revestimentos claros nas paredes e piso e em cozinhas pequenas mas bem iluminadas, principalmente se houver armários superiores.

06-ape-de-58-m2-ganha-marcenaria-pastilhas-e-itens-recicladosColocar uma cor mais forte na cozinha pequena e neutra na parede que menos aparece, olhando da sala, é uma boa forma de não ter que se preocupar muito com ela na decoração da sala e acrescentar cor à cozinha. Não esqueça que as cores quentes (vermelho, amarelo…) dão a impressão que o ambiente é menor e o aquecem e as frias (azul, verde…) que ele é maior e mais refrescante.

05-cozinhas-pequenas-e-coloridasA cozinha pequena com armários e bancada neutras e revestimento frontal bem colorido como esta acima necessita de atenção para que o conjunto não fique pesado e em desarmonia com a sala: Armários superiores em branco diminuiriam a área colorida, tornando-a mais leve, assim como acessórios e objetos em cores neutras claras. Se as prateleiras superiores fosse brancas ela já pareceria mais leve no conjunto, percebe? Mas é claro que a madeira das prateleiras dão um toque rústico que combina com os azulejos. É importante avaliar se o ambiente é claro o bastante também. E na sala, você pode escolher algumas das cores dos azulejos para usar na decoração. Uma sala totalmente neutra destoaria desta cozinha.

decophotocozinhaamarela1Já cozinhas pequenas com armários coloridos, mesmo como esta, que tem muito branco e pouco contraste (a bancada é em inox. Se fosse em preto já haveria mais contraste e “peso”) e apesar do amarelo não é “exagerada”, são poucas ainda na internet e “na vida real”. Escolher uma cozinha assim é ainda para poucos, devido ao medo de “cansar”  e da preocupação com a manutenção da cor. Se a cozinha é aberta para a sala é necessário considerar esta cor na escolha das cores da decoração da sala: Repeti-la em pequenos acessórios e usar cores que combinem com ela. Uma opção fácil seria uma sala com tons neutros, madeira em tons médios e claros, poucos objetos neste amarelo e outros itens em marrons e azuis, por exemplo. Cozinha com armários coloridos é linda e diferente! Vale a pena o esforço, eu acho!

Fotos dos blogs e sites: diariodoape, casaabril, radardecoracao e decophoto

4 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Edilene,
    Em geral, fotos de decoração são em ambientes em que o gás é encanado, esta é a verdade. Por questão de segurança da sua família, o ideal mesmo é que o butijão esteja fora da casa (varanda, quintal). Mas se não é possível isso, vc pode colocar um móvel que tenha MUITAS aberturas (por exemplo: Móvel feito com ripas de madeira separadas por uns 5 cm cada uma). Nunca feche o butijão em um móvel todo fechado. Leia estas dicas da Liquigás: https://www.liquigas.com.br/wps/portal/!ut/p/c1/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hvPwMjIw93IwMDFzcjA6OgoADLQA8XQ2dXE30_j_zcVP1I_ShzhCr_ME8TAyNzgxB_F2NHQ38zc_3InNT0xORK_YJsN0cA3k-rZQ!!/dl2/d1/L0lJSklna2shL0lCakFBRXlBQkVSQ0lBISEvWUZOQTFOSTUwLXchLzdfS04wMjJIRzIwT1ZJNDAyNzBUT0QzQTFPNjc!/?PC_7_KN022HG20OVI40270TOD3A1O67_WCM_CONTEXT=/wps/wcm/connect/web+content/Liquigas/Menu/Produtos+e+Servicos/Botijoes+para+residencias/Dicas+de+Seguranca/
    bjo
    ROsana

  2. Rosana, sabe uma coisa que nao vejo em nhemuma dessas cozinhas ?
    o butijão de gas.
    provavelmente porque ele deve estar encanado.
    mas se não tiver essa opção, ode pode ser posto de modo que nao encomode e fique discreto?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui