Quando um ambiente NÃO tem a planta quadrada ou retangular, as janelas centralizadas, as portas nos cantos e paredes retas, a decoração se torna mais difícil. Se é um quarto, mais difícil ainda e se além disso ele for pequeno, com janelas grandes, paredes em diagonal ou com pilastras à vista… a coisa fica às vezes tão complicada que só móveis projetados especialmente para ele dão conta.

case_e_interni_-_appartamento_barcellona_-_colori_decorazione_(8)_thumb[2]O primeiro grande problema do quarto é: “Onde colocar a cama ?”. E às vezes ela só é possível à frente da janela. Para isso é necessário que a cortina e/ou persiana não permita a passagem da luz quando totalmente fechada. Cortinas em modelo e tecido que não sejam volumosos, principamente se forem até o piso, mas podem ir até um pouco abaixo da janela – é o que prefiro – para evitar acúmulo de poeira e dificuldade no uso. A cabeceira deve permitir conforto aos usuários e acesso à janela. Em quartos pequenos é preciso atenção ao tamanho da cama: A área mínima, razoavelmente confortável para circulação em volta dela é de uns 45 cm… O ideal é 60cm. Se houver guarda-roupa ao lado e a porta não for de correr, 60 cm é o mínimo.

Tinta-lousa-Primeira-632x436westwing Alguma vezes não há jeito e a cama acaba encostada na parede, como neste quarto para jovens. Uma proteção que distancie o corpo da parede é importante para o conforto do usuário.

arquiteturadoimóvelquartocores1Uma parede em diagonal exige planejamento da distribuição dos móveis para manter uma boa circulação e ficar esteticamente bem. Em um quarto grande pode permitir muitas variações, com alguns ou todos os móveis acompanhando a diagonal. Móveis em pequenas dimensões facilitam a distribuição.

ac258-60-antes-depois-14Certas vezes a irregularidade é tanta que é necessário usar gesso ou drywall para conseguir organizar e melhorar esteticamente o ambiente (veja a foto do antes – foi criada uma parede para colocar a cama nesta posição)

achadosunifamiliar28_10gUma coluna visível pode ser usada como acima: Com prateleiras que vão dela até a próxima parede. Outra possibilidade é criar nichos ou pequenos armários nas laterais, fazendo-a desaparecer visualmente.

casaabrilPatriciaPasquini22Para acabar com a assimetria do quarto, provocada por uma coluna em um dos lados da parede da cabeceira, você pode criar uma “falsa coluna” no outro lado, como me parece que foi feito aqui. O papel de parede e os espelhos melhoraram ainda mais o efeito e a cama encaixa perfeitamente no nicho criado.

casatreschic_blogspot_com_br- 11_33_05Já neste quarto, a solução para a coluna visível no canto da parede foi a diminuição da profundidade do móvel e prateleiras feitos sob medida.

cepaynasi096A largura do “dente” no canto direito foi a medida da bancada da mesa de estudo. E o espaço abaixo ainda foi usado para guardar os brinquedos.

Planejamento e criatividade, um bom projeto e muitas vezes, uma boa marcenaria  fazem o que seria um problema se tornar uma bela solução! Isso é Design de Interiores.

Fotos dos sites e blogs: cepaynasi, casatreschic, casaabril, achadosdedecoração, arquiteturadoimóvel, westwing e caseeinterni

27 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Rosana! Tenho uma viga única perdida no teto do meu quarto pequeno de casal. Me incomoda muito e não sei o que fazer. Ainda por cima tem uma janela grande em que os vidros abrem pra dentro, e ainda preciso colocar uma tv, deixar um espaço pro closet aberto de araras que vou montar e o espelho grande. Essa vida não tem sentido, me ajuda!

  2. Preciso de ajuda,o quarto da minha filha que tem 22 anos e triângulo é triângulo e pequeno, ela que tudo rústico, mais não tenho ideia de como mandar fazer os móveis.
    Ela disse fazer o guarda roupa no triângulo, que seria no bico do quarto uma cama suspensa na parede que dá esquadro e uma escrivaninha embaixo da mesma, mostra pra mim a sua ideia preciso com urgência

  3. Olá, Rosana! Tenho uma viga em forma de T bem atrás da cabeceira da cama… como posso disfarçar/valorizar meu quarto? Obrigada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui