Na parte 1  desta série falei dos: Chita / Chintz / Toile de Jouy e Liberty. Na parte 2 falei da  Cashmere. Na parte 3 das  listras. Na parte 4 do xadrez Tartan. E agora, mais alguns tipos de xadrez.

Mas antes, um detalhe que é importante: Padronagem e Estampa são duas coisas diferentes: Quando o desenho é formado pelos fios ao tecer o tecido temos a Padronagem e quando o desenho é pintado, adesivado ou impresso no tecido liso, estamos diante de uma Estampa. Então, aqui estamos falando tanto de estampas quanto de padronagens.

Pied-de-Poule:

Padronagem clássica cujo desenho reproduz um pequeno pé de galinha (pied-de-poule), surgiu na trama dos tecidos de lã em algumas regiões da Escócia no século XVII e era usado em roupa masculina. Ficou popular na aristocracia Inglesa no século XIX, para o inverno. E novamente a Sra. Coco Chanel o eternizou na moda feminina, a partir de 1920/30 e foi muito usado por Christian Dior, inclusive para a embalagem do perfume Miss Dior em 1947. Quando o grafismo é maior ele é chamado Pied-de-Coq (pé de galo).  Na moda, foi uma aposta para o inverno 2014. Em inglês o padrão grande é chamado de houndstooth (algo como dente de cão de caça … vai entender!) e o pequeno de Puppytooth. Atualmente aparece tbém em outras cores, diferentes do tradicional preto e branco.

 pied

coco-chanel-pied MissDioredtoil54mlABP{3}

Sra Coco Chanel usando Pied-de-Poule e o perfume Miss Dior

cabeceira de futton arquitrecos via uol mulher

Leschosesdemariewandgestaltung-vier

casabloom1621460874Um toque de sofisticação na decoração

 Príncipe de Gales

O Príncipe de Gales é o título do filho mais velho dos reis da Inglaterra e também um tipo de xadrez (  (Prince of Wales Check) que foi usado pelo avó do Rei Eduardo VII. Só que o Eduardo VII, na época que ainda era o Príncipe de Gales, não gostou dele  e preferiu o Glen Urquhart Check que hoje todo mundo chama de Príncipe de Gales – confusões da história.  Este padrão foi usado antes pela Condessa Seafield na roupa dos seus guarda-caças, no início do século XIX.

pincipe-de-galles-270x267 Se você olhar bem, verá que o xadrez do Príncipe de Gales é formado também pelo padrão pied-de-poule bem pequenininho.

13_todeschini

22-projetos-racks-sala-tvUm padrão discreto, masculino e de muita classe

Fontes de pesquisa e fotos : sweetlittletip , revistacliche, canalmasculino, portaisdamoda, mairacamargo, orlean, palpitedeluxo, marchon, garotasmodernas, arquitrecos, Leschosesdemarie, casabloom, todeschini, casaabril

Veja aqui a parte 6 desta série

3 COMENTÁRIOS

  1. Ótimo post, estamos sempre fazendo melhorias em nossa loja, e sempre com lançamentos que fazem destacar nosso negócio. Parabéns!!

  2. Pois não é ótimo Édina? Eu tbém tenho paixão por história, ler história, contar história, ouvir história….E saber que tudo tem uma história ..é só pesquisar.
    Fazer esta série está me ensinando muito também. Aliás, acho que sou quem mais aprende. rs!
    bjo e obrigada!
    Ro

  3. Rosana, mais uma vez parabéns pela excelente postagem! Pra mim, padronagem e estampa eram a mesma coisa, e aprendi aqui hoje que não são. Como eu já havia comentado anteriormente, adoro história, seja da moda, da comida, de costumes ou disso tudo junto. É sempre enriquecedor saber a origem das coisas, pelo menos pra mim. Obrigada por compartilhar esse conhecimento. E vou tratar de tirar do armário meu casaqueto pied-de-poule pra usar horrores neste inverno que se aproxima.

    Ótima semana pra você.
    Beijocas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui