Falo muito aqui sobre a decoração de apartamento pequeno. E é claro que tenho que falar, pois eles estão se multiplicando absurdamente nos novos empreendimentos. Pensando em facilitar a sua vida, vou fazer aqui uma lista juntando tudo quanto é dica sobre fazer o apartamento pequeno parecer visualmente maior (ou ao menos não parecer menor!).  Leia, use e veja a diferença!

1) Escolha móveis pequenos e com o máximo de área útil

sofas1aBraços grossos que não podem ser usados como apoio, formatos arredondados demais (veja como os móveis da esquerda parecem “gordinhos”) ocupam muito espaço e oferecem pouca área realmente útil.

2) Evite cores quentes muito vivas nas paredes
salasA mesma sala parece menor usando uma cor quente (vermelho, amarelo, laranja) comparando com a sensação de profundidade dada pela cor fria,principalmente um azul escuro como este.
3) Equilibre cores escuras e claras de acordo com a iluminação natural do ambiente (isso vale para qquer ambiente!)
salas2Ambientes que tem pouco luz natural são favorecidos quando as grandes áreas (paredes, piso) são claras. Para evitar que o ambiente fique muito frio, acrescente cores quentes (como estes sofás e tapetes na primeira foto, onde as paredes e piso são brancos). Já ambientes muito iluminados pelo sol se tornam mais aconchegantes com algumas destas áreas em tons mais escuros. Veja na segunda foto que as paredes são em um branco acinzentado e cinza e o piso em um amadeirado mel. Já os móveis, para evitar que o ambiente fique escuro, são em cores claras.
4) Abuse de móveis: a) Estreitos  b) Multifuncionais c) Que podem ser empilhados d) Extensíveis, e) Que podem ser movimentados facilmente f) Aéreos (sem pés, presos à parede) g) Transparentes ou espelhados  – estes, use com cuidado e sem exagero.
tiposmoveis
5) Não esqueça de usar o espaço abaixo da janela, tanto para assentos como para guardar objetos, livros, etc.
vidaeestiloterrasala3
Enquanto a continuação da série não vem, veja também 20 dicas para ambientes pequenos
Fotos dos sites e blogs: VidaeestiloTerra, i-decoracao, casosdecasa, CasaAbril e  AchadosdeDecoracao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui