Então chegou a hora de um dos passos mais importantes da sua vida: A compra do seu apartamento ! Você decide comprar na planta e começa a ver os anúncios. E neles, as tais plantas humanizadas. Se interessa por um empreendimento e vai ver o apartamento decorado. Quais são os cuidados que você deve ter ao analisar estes itens ?

Exemplo de uma planta humanizada do imóvel a ser construído

Planta-Humanizada2Este desenho é a tal “planta humanizada” muitas vezes mostrada em anúncios de imóveis. Estes desenhos mostram ou sugerem a disposição dos móveis em uma casa e é claro, a área livre para circulação. Para que seja fiel à realidade os “tamanhos” de todos os itens devem corresponder a um tamanho real ou padrão.

Mas você não sabe, por exemplo, qual o tamanho da cama mostrada (é padrão ? Queen? King? ) E se estes móveis estiverem com tamanho menor do que o padrão que normalmente se compra pronto ? Será mesmo que cabe aquela mesa, que parece larga, com quatro cadeiras naquele espaço ? Enfim, não dá para concluir muita coisa com esta planta humanizada que também não mostra as medidas das paredes…Você “tem” que acreditar na correção do desenho. Mas dá para acreditar sempre?

Planta-Humanizada6aaNeste outro exemplo, que peguei na internet, veja que na planta do quarto há a medida da largura: 2,40 metros. Uma cama de solteiro padrão tem, em geral, 90 cm.Muitas tem mais que isso. Veja no desenho que parece caber mais uma cama entre as 2 existentes…Parece que há um espaço grande entre as 2 camas…

Planta-Humanizada6aaaRealmente, eu editei o desenho, colocando mais uma cama do mesmo tamanho. Coube direitinho, não é ???? Só que 3 camas de 90 cm ocupam 2,70 metros e no desenho informa que a largura do quarto é de 2,40m… Então, as camas desenhadas tem 80cm de largura (que existem, mas são mais desconfortáveis e difíceis de achar) …Colocando camas de 90 cm vc terá menos 20 cm entre as camas e isso é uma grande diferença que faz você “sentir” visualmente no desenho, que o espaço é maior do que que ele é, mesmo não havendo erros nele.

O Apartamento decorado

Então, você prefere ir lá ver o tal “decorado” para ter uma ideia mais real do que irá comprar. Vamos ver algumas fotos de apartamentos decorados:

apartamentodecorado13Preocupe-se em observar e imaginar a circulação no ambiente quando ele realmente estiver sendo usado – pessoas no sofá, sentadas na mesa, etc – e também imagine seus pertences e equipamentos instalados nos ambientes – Vai dar seus equipamentos, CDs, DVDs, etc ? Seria mais confortável uma mesa com 4 cadeiras ?

apartamentodecorado4Antes de achar que o quarto está no tamanho perfeito, observe o tamanho da cama do decorado – aliás, se possível, leve uma trena para medir os móveis e depois comparar com os seus (os que você já tem ou os que irá comprar)

apartamentodecorado14Muitos decorados tem modificações na planta (retirada de parede de um quarto para aumentar a sala, por exemplo) e a maioria deles tem móveis sob medida e metros de espelhos. Você deve pensar no investimento necessário para transformar o que vc vai receber no que você adorou… Além disso, certifique-se que o decorado que você está vendo tem a mesma planta do que você irá comprar (isso é super importante!)

apartamentodecorado17Não pense que porque no decorado cabe uma mesa com 6 cadeiras, que é realmente possível ter (e USAR) uma mesa com 6 cadeiras…Não esqueça que a linda vista que o decorado pode apresentar na varanda provavelmente não será a que você terá… Tente dar mais atenção ao espaço real que aos objetos luxuosos, revestimentos, etc. que não virão com o seu apartamento.

apartamentodecorado2Muitos decorados tem equipamentos em posições onde, quando você receber o imóvel, não vão existir pontos de energia, tv, telefone. Nunca esqueça antes de comprar o imóvel porque o decorado é lindo, de ter a ideia mais clara possível do quanto vai ser necessário para transformar o apartamento que você vai receber naquele decorado que você viu.

apartamentodecorado5Muitas vezes, para transmitir a sensação de espaço, os decorados possuem poucos e pequenos móveis para guardar objetos e pertences (como seus 50 sapatos, as vassouras, o aspirador de pó, tábua de passar roupa, lava louças…). Talvez tudo que você deseja (e precisa) ter na cozinha simplesmente não dê, a não ser que você inclua mais armários do que o decorado possui – e algumas vezes nem assim.

Enfim, o tempo todo questione (a si mesmo e ao vendedor): O que realmente eu vou receber disso tudo que estou vendo? Leia todos os documentos, guarde todos os panfletos, documente tudo que lhe for prometido, não feche nada pressionado(a)  por conversas de “última grande oportunidade”… Comprar um apartamento não é comprar uma roupa. Comprar o que ainda não existe é muito difícil mesmo. Analise tudo! E a melhor forma é se imaginar morando ali, com tudo que vc tem, deseja e precisa para viver ali (incluindo as facilidades de transporte, comércio, etc, etc, etc).

As fotos foram retiradas de diversos sites de empreendimentos no Brasil, que não vejo necessidade de explicitar pois estou comentando genericamente. Caso se sinta incomodado com a exposição de alguma delas, por favor comente.

8 COMENTÁRIOS

  1. Poxa, Isabela. É realmente ruim não ter armário superior. Vc já perguntou se é possível ao menos colocar algumas prateleiras? Talvez seja possível.
    bjo
    Rosana

  2. Isso aconteceu comigo. A minha cozinha é corredor só que mais largo e não muito comprido. Todas as fotos de decoração percebi o uso de armários suspenso, só que quando recebi o imóvel foi informado que eu não poderia furar a parede pois ali que passava o encanamento, acabei perdendo o uso de toda uma parede. Espaço essencial num apartamento tão pequeno.

  3. Nossa, acompanho o blog há pouco tempo e na verdade frequento mais porque me apaixonei numa foto de decoração com combinação de cores que estava impecável.
    Mas este texto está de parabéns, adorei. Bem explicado e crítico ao ponto de ensinar muitas coisas que acabam passando despercebidas.

    Obrigada

  4. Quantas pessoas com o sonho da casa própria não leva nada disso em consideração ao comprar um apto? O seu texto foi fantástico! Esclarecedor para os leigos que não tem noção de espaço, ergonomia, funcionalidade e estética.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui