Na parte 1  desta série falei dos: Chita / Chintz / Toile de Jouy e Liberty. Na parte 2 falei da  Cashmere. Na parte 3 das  listras. Na parte 4 do xadrez Tartan. Na parte 5 comecei o xadrez (Pied-de-Poule, Pied-de-Coq e Príncipe de Gales) e agora vamos continuar com mais alguns xadrezes famosos e o Tweed

Xadrez Vichy

Surgiu na cidade do mesmo nome, na França, conhecida pela fabricação de tecidos de algodão para aventais e camisetas. Ficou famosa nos anos 40 e 50, é um xadrez bicolor com base branca e foi o escolhido pelo estilo pin-up. Mas famoso ainda ficou quando a Brigitte Bardot resolveu se casar com ele na década de 50. Até hoje aparece muito em toalhas de mesa (pense em piquenique), aventais e na decoração quando quiser dar um toque romântico, ingênuo e alegre. Fica ótimo com tecidos floridos.

Brigitte-vichy   brigittebardot

prinsesseelincantinho2

Xadrez Argyle

Também chamado de xadrez diamante, é inspirado no Tartan do clã dos Campbell, da região de Argyll, oeste da Escócia.

argyle   1st-gallery Two-Men-In-Highland-Dress

É uma padronagem masculina por excelência, fica ótima em quartos de meninos e também, em cores mais “sérias’ em quartos ou escritórios masculinos.

vermaisdesignSlide181

Xadrez Madras

Surgiu na Índia, na cidade do mesmo nome. A característica é o uso de muitas cores em larguras diferentes. Seu apogeu na moda foi nas décadas de 60 e 70

modamasculinaDOTig madras-652x464  modamasculinaigGANT2-512x652

Na decoração, o madras dá um toque de alegria e jovialidade. Controle as cores do ambiente para não carregar.

casadevalentinadecoracao-pequeno-compacto-apartamento-08_9

E você nem imaginava que o mundo dos xadrezes fosse tão grande, não? (É maior ainda, mas temos que continuar…)

 Tweed

 O Tweed original é um tecido feito com fios de lã, bruto, em ponto sarja e tem muitas variações, inclusive hoje com fios finos e suaves. Seu nome vem do Rio Tweed, que separa a Inglaterra da Escócia e era um tecido usado para casacos de trabalhadores europeus.

arteculturamodablogspotTweed-Wool-Fabric   scotwebDOTcoDOTUK barleycorn_harris_tweed   revistacliche olhodeperdiz

  Tweeds Wool, Harris e olho de perdiz (um tipo de tweed mais fino e macio)

Li que a viúva do Conde de Deunmore, que tinha terras nas Hébridas escocesas, encomendou um tweed no padrão xadrez da família e usou para vestir seus empregados.  Daí, o tweed virou moda para roupa masculina esportiva. Este tweed ficou conhecido como Tweed Harris, porque a tal viúva morava na Ilha de Harris. Este tweed tem até mesmo um selo de qualidade!

Na década de 20 novamente a Sra. Coco Chanel (esta mulher é importante mesmo, viu ?? rs!) resolveu usá-lo nos casaquinhos famosos até hoje.

blogfashiontipsblogspot 2011-10-25-cocoMadame Chanel costurando um casaco de tweed grosso

Na decoração, o tweed  aparece em revestimento de sofás, cadeiras e poltronas, mas também como estampa em papéis de parede e inúmeros objetos. Tem um ar masculino e elegante.

vermaisdesign7c3f5d

vermaisdesign-kehoe-0313-xln

E a saga (ops, a série, rs!) Continua…. Na parte 7 que vc vê clicando aqui

 Fotos e pesquisa realizadas nos sites e blogs: arteculturamoda, fizzyblue, finissimo, animale, marciamello, ehow, revistacliche, passaporteparaabeleza, sweetlittletips, dasgurias, clubinhodacostura , goretecolaco, HouseBeautiful,  vermaisdesign, blogfashiontips, scotweb,  casadevalentina, modamasculina, 1st-gallery e prinsesseelin

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui