Quando a roupa de cama combina com a decoração e cores do quarto as coisas ficam bem mais bonitas por lá. Isso é tão importante que o designer ou o decorador que você contratar vai mesmo querer que você compre ou mande fazer roupas de cama até em estampas específicas. Nas fotos das revistas e sites elas são sempre perfeitas para o quarto. Mas como fazer se você não tem este profissional para escolher a roupa de cama do seu quarto ? Observe:

achados 014-false-creek-condo-designCores neutras praticamente sempre dão certo em qualquer quarto. Quando o quarto é neutro, como este, brincar com variações de uma mesma cor, que pode ser também neutra (como os cinzas nesta roupa de cama) enfatiza o clima de suavidade do quarto.

chic-deco_blogspot_com-Bedroom-Brooke-PretzelMas o quarto em cores neutras tbém permite que você ouse mais nas cores da roupa de cama. No caso acima, estampas em tons de lilás/roxo com fundo branco mais uma almofada estampada que tbém tem estas cores, alegra o quarto. O branco mantém a suavidade. E vc pode usar praticamente qualquer cor no lugar do lilás que foi usado aqui.

designeoqueha image8NUV88YJE se você quiser trazer drama e calor a um quarto neutro, use cores quentes em maior quantidade. Para não escurecer muito, acrescente lençóis de baixo e travesseiros em cores neutras e claras (como o branco usado acima). Para um resultado mais jovial e descontraído, use cores vivas e alegres.

bhg argestSe o quarto possui os tons quentes escuros da madeira da parede desta cabeceira, usar cores relacionadas à esta madeira, mas mais vivos e claros (como o laranja e o bege) ilumina o quarto. O cinza é uma ótima cor para fazer o laranja brilhar mais ainda – aliás, o cinza tem esta característica: Ele enaltece toda cor. O amarelo, o vermelho, variações de marrom ou, para um clima mais “frio” azuis e verdes vivos também funcionam.

revistaimoveisimage028_ok_Já com as madeiras mais claras e amareladas como a acima, o laranja vivo usado na foto anterior não ficaria tão bem, pois não haveria contraste entre as cores. O melhor neste caso é um tom mais fechado. O marrom da colcha é perfeito junto com o bege. Vermelhos fechados (que combinam com a madeira clara) e azuis (que contrastam com a madeira clara – veja os azuis abaixo) também ficariam ótimos.

casavogueapartamento_jardins_solange_medina_16É claro que usar as mesmas cores da decoração na roupa de cama é um tiro certeiro na harmonia!

18-ambientes-com-ideias-de-cabeceiras-enxovais-luminariasMas trabalhar com as cores complementares tem um efeito impactante e menos “certinho” e o “truque” é usar um tom mais suave de uma das cores.

openhouse Apartamento-Fernanda-Yamamoto-e-Rodrigo-Ohtake-9Em um quarto repleto de cores vivas, roupa de cama em tons neutros e escuros dá contraste ao mesmo tempo que descansa os olhos, sem poluir.  Na foto acima, a almofada com fundo escuro e tons das cores usadas na estampa é perfeita para equilibrar o que seria muito “sério” para um quarto tão colorido.

enmiespacio vital peacock-bedheadQuer usar muitas estampas? Uma ótima forma de dar certo é usar tons de um pequeno grupo de cores (2 ou 3 é o bastante, mais os neutros). Observando a foto acima, veja que todas estas cores são tons de: amarelo, azul e vermelho, acrescidos do branco.Além disso: Uma estampa grande, outra pequena além dos lisos com e sem textura. Nas almofadas repetem-se estampas geométricas.

Então, sintetizando as 4 possibilidades que exemplifiquei aqui:

1) Cores neutras combinam com praticamente qualquer decoração

2) Usar a mesma cor em diversos tons (que pode ser neutra ou que exista no quarto ou harmônica com as cores do quarto ou complementar à  cor mais enfatizada no quarto) funciona em geral.

3) Quarto super colorido pode ser equilibrado com roupa de cama em tons neutros escuros

4) Para usar muitas estampas escolha tons diferentes de 2 ou 3 cores (se o quarto for muito colorido escolha cores já existentes nele) mais os neutros

Fotos dos sites e blogs: enmiespaciovital, openhouse, casaAbril, casavogue, revistaimoveis, bhg, designeoqueha, chic-deco e achados de decoracao

22 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Sandra!
    O branco vai ficar bem neutro, mas um tanto sem contraste. Eu prefiro madeira em tom médio a claro. Fica mais aconchegante.
    bjo
    RO

  2. Boa noite .

    Eu pintei meu quarto de papel picado .
    Agora estou na dúvida nas cores dos móveis .
    Guarda roupa branco ou cor de madeira e cabeceira .
    O piso tbm e do tom cinza bem claro .

    Por gentileza me envia uma opinião.

    Obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui