Falamos muito sobre a paleta de  cores na decoração. Mas como criar uma paleta de cores para sua casa?

Há diversas formas. Algum tempo atrás falei sobre uma das técnicas usadas pela famosa  designer Emily Henderson. Falei também sobre usar as cores da natureza, sempre tão perfeita. E falei sobre como podemos usar um quadro para criar uma paleta de cores para o ambiente.

O interessante é que achei agora um post no blog da ótima Maria Killam que fala sobre o mesmo assunto e que vou resumir aqui para vocês: Começa que um leitor dela pergunta se pode usar este quadro como ponto de partida para as cores do seu ambiente:

mariaPainting-762x1024E ela diz (como a gente já sabe, né ?) que esta é uma ótima forma de escolher uma paleta de cores – quando você já tem algo cujas cores gosta bastante. E dá os seguintes passos, começando com o padrão, obra de arte, foto, enfim, o objeto cujas cores tem fazem feliz.

1) Ela começa, em uma sala de estar (e você pode achar estranho isso, mas cada um tem o seu jeito) com a escolha das almofadas ou do tapete. Não é necessário usar exatamente as mesmas cores do objeto inicial, mas as almofadas devem ficar bem com ele.

mariaPillowmariapillow-cover  cores ideias para a casa almofada

A primeira almofada, com estampa grande, tem cores que existem no quadro. A 2a, em fundo branco e estampa pequena (este detalhe  é importante) repete as cores da primeira e por último 2 almofadas na cor de fundo da 1a.(neste caso, o branco).

2) Então, ela fala para você escolher um tom dos neutros da almofada (eu diria que qualquer neutro do objeto inicial tbém funciona) e usá-lo para a cor do sofá. OU usar uma das cores vivas do objeto inicial.

 mariaBlackwell1-Sofa  cores ideias para a casa

Ela mostra estas 2 opções, mas é claro que existem inúmeras: É só olhar as cores do objeto inicial e pensar no seu gosto pessoal e no clima que deseja para a sala. Poderia ser este, por exemplo:

CB

3) Para as cadeiras ela diz para você escolher uma das cores do quadro (neste caso – meu acréscimo – se escolheu uma cor viva para o sofá, escolha um neutro para as cadeiras) OU usar branco se você não filhos, pets, etc.

poltrona begept_urca01

É claro que a escolha das poltronas depende da do sofá, mas cores neutras como as acima ficariam bem com qquer das cores do sofá.

Um detalhe importante para a Maria Killam é o que chama de “undertone” – Os beges e cinzas podem tender para o azul, para o verde ou para o vermelho (estes seriam os “undertones” e eu acrescentaria a tendência para o amarelo – falei sobre os diversos beges aqui) e é importante que os neutros que vc use tenham o mesmo “undertone” senão eles não vão combinar entre si, apesar de serem todos neutros.

4) Aí então você pode escolher o tapete. (E isso depende do piso e novamente, do seu gosto e do clima que vc deseja para a sala)

 mariaArea1-rug   F_74001_190majesticfortaleza

Ela escolheu o primeiro, um colorido forte que tem muitas das cores do quadro. Mas poderia ter escolhido o marrom escuro para manter o jogo de neutros, por exemplo. É importante dosar os elementos em cores impactantes com outros em cores neutras.

5) Agora, ela diz, quando você tem os móveis principais, você pode escolher com maior possibilidade de acerto, as cores das paredes. Ela sugere que seja usado um neutro que tenha um tom como o dos neutros do objeto inicial. E sugere que em paredes dos ambientes ou áreas ligados a este (como as áreas de jantar e cozinha) sejam usados os azuis (e poderiam ser os verdes) da paleta encontrada.

Está vendo como cada um parece ter o seu jeito para conseguir sua paleta de cores ideal? E olha que tem gente que usa diversas formas diferentes… Então, o negócio é tentar para ver qual o seu jeito de criar  a sua paleta de cores ideal!

Fotos reproduzidas e texto baseado no post Got Inspiration? 10 Steps to Create the Rest of the Room

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui