No dicionário, “Textura é o aspecto de uma superfície ou seja, a “pele” de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou superfície sentimos se a sua pele é lisa, rugosa, macia, áspera ou ondulada. A textura é, por isso, uma sensação visual ou tátil.” (fonte Wikipédia).

Na decoração usamos a textura dos revestimentos e objetos para, instigando os sentidos do tato e da visão, tornarmos um ambiente mais interessante e rico, incluirmos sensações ou sentimentos ligados à estas texturas.

desiretoinspire Imogen_interiors14

Um ambiente em cores neutras necessita mais ainda das texturas para ter interesse e aquecer. Imagine o que seria desta sala sem tantos apelos ao tato nas almofadas, tecidos, tapete, madeiras… até nos galhos decorativos abaixo da mesa e no corpo do abajur.

ASARQUITETAS quarto_ouro

Assim como nos ambientes neutros, os monocromáticos também pedem muitas texturas diferentes. Neste quarto a roupa de cama, os papéis de parede e a luminária “falam” de sofisticação e aconchego com suas diferentes texturas.

achadosyle-at-Home--Housetohome_co_uk

As texturas lisas e frias do vidro, metais, plásticos e laqueados dá frieza e sensação de limpeza, ótimos para ambientes como a cozinha. Contrabalançar a frieza com a textura da madeira e cores quentes ´é sempre uma boa ideia.

chictipSmall-Apartment-Warsaw-KW-Studio-1

A  textura forte e bruta da parede necessita que os demais elementos na decoração passem uma sensação de muito conforto em suas texturas

37-dormitorio-bebe-claud

Para criar um ambiente que além de ser seguro e confortável, transmita esta sensação de segurança e conforto, as texturas devem ser macias, agradáveis tanto ao olhar como ao toque

Fotos dos sites e blogs: CasaAbril, chictip, AchadosdeDecoracao, ASARQUITETAS e desiretoinspire

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui