Decorar quartos de adolescentes é bem difícil. De um lado tem o adolescente cheio de desejos, alguns impossíveis e alguns muitas vezes contrários a tudo que os pais desejariam. E se o processo de decorar demorar, é capaz da moça ou rapaz não gostar mais de algumas coisas que adorava no início… Coisas da adolescência, época que os adultos viveram mas muitos esqueceram como foi…rs!

Quartos de adolescentes

   Quartos de adolescentes 04-quarto-jovem-solteiroUm quarto pequeno onde todas as paredes foram utilizadas. É interessante que apesar do aspecto já adulto, permanecem ainda brinquedos como lembranças da infância tão próxima

Acredito que dentro dos desejos possíveis e viáveis é necessário que o adolescente seja ouvido e atendido. Afinal, é o quarto dele e a finalidade da decoração é a pessoa se sentir melhor, mais feliz, no seu cantinho. Se o quarto não ” combina” com o restante da casa, qual o problema? Quartos são área íntima, pertencem a uma pessoa e devem corresponder à sua personalidade e uma família é feita de pessoas diferentes, não é mesmo?

 assimeugostoquartomeninauntitledMuitas meninas gostam da dupla roxo-rosa, um romântico mais “adulto”

Tentar entender o gosto e as necessidades da pessoa que habita o ambiente é crucial para o sucesso. Respeitar um gosto de não se compreende faz parte do carinho e respeito por um ser que está, ele mesmo, buscando entender a sua própria personalidade. Selecione fotos em diversos estilos para ajudar seu ou sua adolescente a se compreender melhor em termos de decoração.

 acervoquarto-menina-murphie-turquesa-branco-cinza-preto-18Um item que 8 em 10 adolescentes meninas adoram é o candelabro. A cor moderniza o item. E o azul com cinza tbém é bem querido

Devido às mudanças de gostos, tão comuns nesta idade, é importante que os itens mais impactantes possam ser modificados sem grandes gastos: É melhor negociar aquele roxo fortíssimo na parede ao invés de colocá-lo em um guarda-roupa, por exemplo.

36-casa-cor-sao-paulo-2013-suite-do-menino1Algumas prateleiras e nichos fechados  e cor em portas, ao invés de em todo o móvel

Móveis que possam ser movidos, multifunção e de design simples em geral agradam por sua versatilidade.

casatreschic 21O clima vintage e/ou romântico é outro estilo que faz sucesso com as meninas adolescentes

 O quarto deve ser pensado para diversas atividades (estudar, ler, ouvir música, estar com amigos, enfim…) e  tudo que faz parte da rotina de um adolescente deve ter espaço no seu quarto – livros, revistas, instrumentos, computador, etc, etc. Gavetas, prateleiras, quadros imantados ou não para recados e nichos são essenciais. Os quartos, cada vez menores, tem ao mesmo tempo, cada vez mais eletroeletrônicos. Utilize muito as paredes.

12-apartamento-de-105-m-repleto-de-cores-e-arranjos-de-paredeMateriais resistentes são bem vindos e suportam ser maltratados por estes corpos inquietos. E muito lugar para “esconder ” aquelas coisas que “nascem” e “ficam largadas por todo canto” (para desespero das mães) é um jeito de  conviver com mais harmonia. Não esqueça também de facilitar a manutenção usando revestimentos fáceis de limpar.

coresMuitos gostam de cores fortes, por isso é importante dosar com neutros e branco ou cinza – que atualmente é também muito bem aceita pelos jovens que querem um ar industrial despojado e urbano, mais masculino e com pontos de cor. Outra opção é usar as cores fortes na cabeceira.

casa-cor-rio2013A pegada industrial é atual e fica super legal no quarto do adolescente

Muitas vezes eles podem espantar os pais, por desejarem uma decoração clean e comportada, outras vezes romântica, mas nunca “infantil”. Os posters com frases, fotos, almofadas, puffs, adesivos, papéis de parede e objetos com jeito de DIY ou que possam ser customizados por eles mesmos dão o toque pessoal e criativo que eles precisam para se sem sentirem representados no seu quarto.

decorarepreciso  image4Muita cor, com muito branco… tudo fica leve no final

Não esqueça da iluminação: Diversos pontos de luz, luz direta para atividades e indireta possibilitando climas diferentes são muito bem vindos. Use trilhos, abajures, fitas de led e luminárias, além da luz central.

designelementschambre-orange-boisO estilo rústico e o reaproveitamento, com cara de faça vc mesmo também está em alta no quarto dos adolescentes

Os assuntos importantes (seja um esporte, um estilo musical, etc) devem ter o seu espaço, mas sem transformar o ambiente em um quarto temático. E não esqueça de espelhos.

  DSC00108Gostei muito deste quarto da Morar Mais. Tem muitos itens que os adolescentes gostam e o conforto da faixa acolchoada em torno da cama.

 Fotos dos sites e blogs: Simples Decoração, designelements, decorarepreciso , CasaAbril, casatreschic, AcervodeInteriores e Assimeugosto

11 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Júlia!
    Eu achei ele sendo usado novamente no portfólio do designer Alvaro Soares. Mas não achei o fabricante. Quem sabe ele te ajuda?
    bjo
    Ro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui