Antes de reformar ou decorar, leia estas dicas. Você vai ter uma reforma bem mais tranquila se segui-las.

10 erros que podem custar caro na reforma e decoração

1°erro:   Não planejarPlanejar é essencial. E há diversas coisas a planejar:

O momento certo para iniciar a reformaa) O final do ano é época em que todos resolvem reformar. Prefira iniciar após as festas,  no máximo até Outubro; b) Se vai mexer na cozinha, tenha um plano B para a alimentação; c) Épocas mais frias e de chuvas atrasam certos serviços (pintura, por exemplo); d) Crianças em férias, visitas, doenças, festas? Mude para outra data. e) A grana está apertada e você não terá uma reserva para imprevistos? Aguarde! f) Não encontrou profissionais que provassem sua competência? Procure mais!

O planejamento do trabalho – Detalhe bastante (sozinho ou com os profissionais que contratar) as atividades que serão executadas , a ordem em que serão executadas, materiais, produtos, tudo que vai ser necessário comprar e o prazo para execução . Com isso defina até quando cada material, produto, móvel, etc., deve ser comprado e entregue para não parar a reforma por atraso na entrega. Pense em como organizar o dia-a-dia da casa à cada fase.

10 erros que podem custar caro na reforma e decoração

O pagamento do trabalho aos profissionais envolvidos – A melhor forma de evitar problemas é ligar o pagamento à fases terminadas do trabalho. Se o trabalho atrasar, o pagamento também atrasará. Esta é a melhor forma de fazer o atraso também ser um grande problema para quem está executando. Em geral há um sinal no início dos trabalhos, mas ele deve ser o menor possível.

2° erro: Não ter um contrato detalhado de trabalho – O que se fala e não se escreve, se esquece e pode ser fonte de problemas futuros. Mesmo que seja um simples papel, assinado pelos profissionais que realizarão o trabalho, detalhe atividades, datas, prazos, valores e forma de pagamento.

3° erro: Não se certificar da compreensão do projeto ou serviço à ser feito – A comunicação é passível de erros de compreensão. Palavras podem ter significado diferente para cada pessoa. Por isso, ao explicar o que deseja, sempre peça que o profissional repita nas palavras dele o que você pediu. Se for o caso, peça desenhos explicativos. Entenda tudo, claramente. Não deixe para depois, porque pode haver retrabalho e mais gastos.

salaclaudio0

4° erro: Extrapolar os limites do que será feito – Tente não acrescentar atividades depois que fechar o trabalho a ser executado, senão periga de você reformar a casa inteira quando queria reformar só o banheiro. O planejamento inicial e o orçamento vão para o espaço.

5° erro: Não ter as medidas – Caso esteja fazendo sozinho a reforma ou decoração, NUNCA saia de casa para comprar qualquer coisa que dependa de medidas sem elas (e praticamente tudo depende! Até aquele abajur que você quer colocar no criado-mudo tem uma medida máxima para caber no espaço).

6° erro: Não testar tintas ou levar amostras – Muita gente acha que: “Ah, vou usar cinza na parede. É só comprar um cinza que eu goste na loja”. Enorme engano. Todas as cores podem enganar muito, porque a sua percepção depende do ambiente, do que há em volta dele, da luz que incide… Por isso nunca é gasto desnecessário testar tintas no lugar onde serão usadas e ver o seu efeito em diversos horários. O mesmo com, por exemplo: Ao comprar o granito para a cozinha, leve amostras das pastilhas que pretende colocar. Só assim você terá o máximo de certeza de que as cores combinam. E cuidado com as luzes das lojas: Elas costumam mudar a percepção das cores.

casaejardim00

7° erro: Comprar sem considerar o todo – Viu na loja uma poltrona e quer comprar? Ok, mas ela cabe na sala? E se cabe, você considerou a área livre necessária para usá-la ? Ela combina com o estilo e as cores da sala? É necessário planejar o seu espaço, como vai usá-lo, que funcionalidades precisa, que cores ficam bem juntas e lhe agradam.

8° erro: Comprar porque achou linda (o) – É o mesmo erro acima, mas aqui enfatizo aquele desejo de comprar algo que você acha maravilhoso, mas provavelmente não vai entender, daqui a algum tempo, por que comprou afinal. Por exemplo, uma cadeira de um designer famoso que é mais um objeto de arte do que confortável e funcional. Este tipo de objeto funciona  quando você é esta pessoa que ama design/arte e tem espaço e projeto para expor o objeto da forma que ele merece. Se não for assim, ou você não tiver espaço em casa para isso, continue namorando a cadeira na loja, ok?

zoop-e creativejob-design de moveis futurista-cadeira

9° erro: Comprar sem considerar seus hábitos, rotinas ou necessidades É o caso da pessoa que compra aquele aparelho de ginástica acreditando que agora sim (depois de uma vida sedentária) vai começar a se exercitar. Ou que compra um tapete branco e felpudo, tem 10 cachorros e gatos em casa e  alergia a poeira. Por aí. Não compre sem pensar nisso.

10° erro: Comprar tudo junto: Você vê na loja e vê uma sala montada: Sofás, poltronas, almofadas, vasos, objetos, tudo lindo! Parece que dá certo comprar a sala inteira, não é? Provavelmente não vai dar. Mesmo que as medidas se ajustem à sua sala, a circulação permita que a distribuição dos móveis seja a mesma, enfim, mesmo que TUDO pareça dar certo, uma hora você vai perceber que falta uma coisa: A sua personalidade. E isso você só consegue fazendo a SUA mistura, acrescentando objetos que tenham sua história. E isso é feito devagar, “garimpando” por aí, sem pressa e provavelmente, economizando um bocado. O ideal seria comprar os grandes itens, nunca todos na mesma loja, e deixar espaço para acrescentar os menores e detalhes depois. Decorar a casa é um processo.

Fotos dos sites e blogs: zoop-e, casaejardim, cliquearquitetura 

6 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns! Quando falamos em obras é importante termos dicas como essas.
    “Prefira iniciar após as festas, no máximo até outubro”, na maioria das vezes as pessoas não pensam em qual data é a ideal para começar uma obra.
    Gostei muito desse artigo, gostaria de compartilhar com vocês meu blog sobre dicas de quadros infantis e decoração para quarto infantil.

    https://damarysquadrostore.com/a-importancia-dos-quadros-na-decoracao-infantil/

    https://damarysquadrostore.com/

    É um prazer compartilhar ideias com vocês.

  2. Muito interesante as suas dicas, por isso em uma reforma e muito importante pensar no projeto total antes de se iniciar uma obra, justamente para evitar estes erros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui