Acho que muitos já ouviram sobre o Sistema de Educação chamado Montessoriano. Ele foi criado por uma das primeiras mulheres italianas a se formar em Medicina: A Sra. Maria Montessori, em 1896. Ela não exerceu a profissão pois era incabível na época uma mulher examinar o corpo de um homem.

  decor-montessori-dragão

Caminhas baixas ao invés de berços, tudo acessível à criança, piso confortável e limpeza máxima – os atuais vinílicos tem modelos mais confortáveis ainda, específicos para quartos de bebê.

Então ela direcionou seus estudos e trabalhos para a educação infantil, criando este método que tem como premissa o desenvolvimento da criança em um ambiente que a estimule à autonomia, experiência e independência, desenvolvendo-se no seu ritmo.

decor-montessori-com-berço

O quarto deve ir se adaptando ao crescimento da criança, sempre pensando na segurança (A estante mais alta funciona somente a partir de
uma certa idade, por exemplo! O ideal é aumentar verticalmente de acordo com a altura da criança)

O Ambiente tem uma grande importância pois ele deve se pensado para permitir o contato máximo da criança com objetos e superfícies que estimulem seu aprendizado e desenvolvimento através desta experiência, sem muita interferência externa tolhendo sua liberdade.

decor-montessori-laranja

O espaço é muito bom para o bebê, mas eu mudaria 2 coisas: 1) Colocaria nas paredes uma cor mais suave 2) Em volta da caminha, no caso de estar encostada nas paredes como aqui, eu colocaria lambri em MDF para maior aconchego.

montessori Quarto-2-600x807

A criança maiorzinha já pode ter uma cama mais alta. Considero que bichos de pelúcia devem ser trocados por bichinhos de pano, que acumulam menos poeira, dão menos alergias e podem ser lavados mais facilmente. A proximidade da janela depende do tamanho da criança.

montessori1

Achei ótimo este cantinho: O espelho (em acrílico, preferencialmente) na horizontal ao lado da caminha, os “degraus” para o bebê “rolar” facilmente ao chão, o piso emborrachado, os bonecos de tecido, a cor leve da parede e as cores mais fortes nos detalhes.

montessori4

Importantíssimo para cultivar o hábito da leitura é o contato permanente, desde bebê, com livros ao alcance das mãos.

Eu não sou mãe, mas sou uma tia muito observadora e tenho visto, em todos os anos em que convivi com meus sobrinhos e agora com seus filhos, o olhar ávido e curioso que os bebês e crianças tem sobre qualquer coisa que se ponha ao alcance deles e acho realmente um desperdício desta energia confinar seus sentidos (tato, olhar, gosto) mais do que o estritamente necessário para sua segurança.

montessori18

montessori27

Sempre me fascinou o olhar espantado e a percepção do seu próprio corpo, sua imagem, seu EU, proporcionada por um simples espelho ao alcance da visão dos pequenos. Há opções em materiais seguros (acrílico)  que podem ser usadas desde bebes.    E também sempre me imaginei (e me coloco fisicamente) na posição da criança, para ver as coisas como ela vê. Se você olhar desta forma vai sentir como o berço parece uma mini prisão…

montessoriano-28Observe as barrinhas que, a partir de uma certa idade (quando começam a levantar e tentar andar) podem ajudar muito! Não esqueça de sempre observar as coisas pelo olhar da criança, veja as coisas da altura dela e adapte tudo sempre para as modificações que forem ocorrendo com ela

quarto-montessori-janeiro-2013-imagem_15

“… Preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir

Este vídeo não tem tradução, mas nem é necessário. Dá para perceber a diferença.

Veja mais sobre o sistema e o quarto montessoriano nos links abaixo (de onde tirei as fotos do post). Mesmo que você não caia de amores por ele, tenho certeza que vai começar a pensar no quarto do seu filho ou filha com a VISÃO dele. E os melhores ambientes são feitos com o respeito à visão dos seus usuários, não é verdade?

http://www.mundoovo.com.br/2013/quarto-montessoriano/

http://www.soumae.org/como-fazer-um-quarto-montessoriano/

http://montessoriefamilia.blogspot.com.br/

http://www.mimoinfantil.com.br/maria-de-montessori-decoracao-quarto-bebe/

http://larmontessori.com/o-metodo/

http://dicaspaisefilhos.com.br/bebes-e-criancas/como-fazer-um-quarto-montessoriano/

http://www.justrealmoms.com.br/quarto-montessoriano-aprenda-a-fazer/

http://www.bagagemdemae.com.br/quarto-bebe-montessori/

http://bebe.abril.com.br/materia/quarto-montessoriano

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/maria-montessori-307444.shtml

6 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Maria Fernanda!
    Talvez vc pudesse testar, nos 4 meses que ainda faltam para seu bebê nascer, retirar a cama da sua menina de 3 anos e colocar somente o colchão. Pense que não é só isso: Há também a questão do piso e eu acho importante uma proteção nas paredes para evitar o contato com umidade ou a frieza das paredes. Sugiro também a leitura daqueles links que passei, de pessoas com muito mais conhecimento que eu sobre este sistema, ok?
    bjo
    Rosana

  2. Olá Rosana. te escrevo numa súplica de orientação. Eu tenho uma filha de 3 anos e em breve (4 meses) vai nascer mais uma menina. Eu me encantei com o método de decoração montessoriano, porém não estou conseguindo pensar em uma forma de decorar o quartinho (que será das duas) uma vez q minha filha maior ja está bem adaptada com a cama normal. Acredito que o ambiente vai ficar meio desproporcional se eu tiver uma cama normal pra uma e pra outra um colçhão no chão. vai ficar parecendo também q nem liguei pra coitadinha q nasceu depois. rsrsrs. Bem, queria umas dicas se fosse possível sobre isso e queria colocar tb ambiente de leitura com tatames , ou um espaço bem lúdico. O quarto tem 16m2.

  3. Oi, Rosana!

    Eu já tinha ouvido falar desse sistema e acho maravilhoso! Realmente, não podemos impedir o bebê de se movimentar e descobrir o que está a sua volta!

    Amei as inspirações e concordo com você sobre as cores mais clarinhas!

    Beijos,
    Inara

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui