Ano Novo, vida nova e nossa série  Princípios do Design e da Decoração continua!

Na Parte 1 desta série sobre os princípios do Design e da Decoração, falei sobre o EQUILÍBRIO e a SIMETRIA. Na Parte 2 sobre UNIDADE , REPETIÇÃO  a VARIEDADE. Na Parte 3 sobre PROPORÇÃO e na Parte 4 sobre ESCALA  e na parte 5 sobre RITMO

Agora vou falar sobre um termo que se usa muito, mas que mais “sentimos” do que “definimos”:  O que é PESO na decoração?

Muitas vezes falamos que a decoração de um ambiente está PESADA demais.Mas o que quer dizer isso? A ideia de “pesado” tem a ver com a sensação de excesso.  O excesso  (ou a falta) tem a ver com um desequilíbrio. E vcs sabem , o Equilíbrio é fundamental (também na decoração) !  Falei sobre Equilíbrio na primeira parte desta série. O peso tem tudo a ver com ele.

gazonimoveiscrisok3-e1375372731845Um ambiente “pesado” demais: Muitas cores, muitas estampas, muitos objetos, muitos detalhes… Nenhum descanso para os olhos…Tudo pesa! É um ambiente desequilibrado, em que poucas pessoas se sentiriam realmente bem. Por maior que seja, parece que falta espaço.

desiretoinspire LarnieNicolsonYare2Apesar de todo o colorido  existente nesta sala, a sensação de “peso” é menor em relação à sala anterior: Há mais cores claras, revestimentos sem estampas, boa distribuição  e espaços livres. Há um maior equilíbrio entre os elementos “pesados” e os “leves”. É claro que mesmo assim, muita gente vai achá-lo “pesado”. Isso porque esta sensação de “peso” varia de pessoa para pessoa.

freshideen  minimalistisch-weiss-wohnzimmer-bequem-entspannendUm ambiente muito “leve” (o chamado estilo minimalista) : Poucos elementos, poucas cores, poucos detalhes…  Certas pessoas adoram. Outras acham que está faltando algo.  Neste estilo é importante, para haver maior interesse,  o uso de texturas variadas (veja a cortina, o tapete, a madeira, o cesto…) e outros elementos, como a iluminação e a lareira, para que haja mais “informação ” e aconchego de forma a criar um certo equilíbrio com as grandes áreas vazias.

O “peso” pode ser visto e trabalhado em diversos níveis: desde um ambiente até seus elementos:

amordeoutonojrjfarm2bauhaus 023155-042a

É muito fácil conseguir uma mistura equilibrada quando unimos um tecido “pesado” com outro “leve” por isso combinar  uma almofada estampada com outra lisa de uma das cores da estampa é tranquilo (ou um sofá estampado e um tapete liso, por exemplo)

conjuntotecidosMas quando a questão envolve diversas estampas, mesmo repetindo as cores, é mais difícil: Em geral, misturamos tecidos lisos. Eles facilitam o equilíbrio, pois “descansam o olhar”, diminuindo o tal do peso.

Outro desafio interessante na decoração e design  é dividir o” peso” no ambiente de forma que todas as áreas tenham equilíbrio. Por exemplo:

desiretoinspire37Nesta sala,  com 2 paredes escuras, os sofás claros diminuem o peso que as cores naturalmente escuras tem (além de serem enfatizados por elas, devido ao contraste). Mas se só eles fossem usados, ainda haveria desequilíbrio, pois tanto o teto como o piso são bem claros.  Aí entra o tapete cinza, que ajuda a distribuir os diferentes pesos das cores claras e escuras de  uma forma equilibrada.

kristinellenmartinBlogspotsala2Já nesta foto vc percebe o desequilíbrio causado pelo maior “peso” do lado esquerdo.  Há mais detalhes, mais elementos, mais “coisas”. O lado direto parece “vazio”. Não parece  estranho?

Não quero dizer que vc não pode ter um ambiente fantástico onde  uma certa área tenha um peso maior. O ponto focal de um ambiente muitas vezes é criado usando este artifício. A questão é saber usar para ter o resultado que vc deseja.

E agora ? Agora dê um passeio pela sua casa e observe se há  alguma área mais “pesada”, algum desequilíbrio que não esteja legal e que possa ser resolvido usando o que vc viu aqui. Vou ficar muito satisfeita se vc me contar o que achou e como resolveu a questão!

E veja na 7a parte desta Série como usar o CONTRASTE para decorar sua casa!

Fotos dos sites e blog: kristinellenmartin, desiretoinspire, freshideen e outros

7 COMENTÁRIOS

  1. Muito obrigada por responder! Tenho interesse sim na consultoria… Quando estiver no final da obra, entro em contato. Mais uma vez obrigada, me ajudou muito! Bjos fica com Deus!

  2. Oi, Keila,
    sofá grafite, piso branco, painel de madeira (imagino que clara como o piso), parede cimento queimado, branco ou cinza off white. Todas estas cores são neutras o que quer dizer que vc pode colocar objetos coloridos pontuais (almofadas, etc) para alegrar o espaço. Qto à cortinas eu sugiro sempre que elas não sejam muito diferentes das paredes onde estão, de forma que não pesem no ambiente, a não ser que sua sala seja grande. Qto ao tapete eu escolheria um cinza (de prata para um pouco mais escuro, uma tonalidade que fique entre a do piso e a do sofá) OU escolheria um tapete estampado ou listrado com fundo cinza médio e uma ou 2 cores que vc goste (pode ser tbem as demais cores da sala, branco, marrom, cinzas mais escuros). A mesa deve ser de um tamanho tal que atenda todas as pessoas sentadas no sofá (imagine – ou sente vc mesma _ o sofá todo ocupado e as pessoas com xícaras que vão colocar na mesa.. Fazendo este exercício vc vai perceber qual o tamanho e altura ideias.
    Caso esteja interessada em uma consultoria para responder mais detalhadamente suas dúvidas, com sugestões específicas de produtos e cores, faça uma consultoria comigo. O valor para este trabalho seria R$ 200,00. Envie fotos do ambiente – tirada à luz natural – para [email protected]. Se tiver a planta ou medidas da sala seria ótimo.
    bjo
    Rosana

  3. Olá Rosana, tudo bem! Tô há dois dias direto no seu blog ( e ficarei muito mais…rsrs) tem sido muito agregador pra mim! Me ajuda numa coisa… Meu sofá é cor grafite, meu piso será amadeirado branco ( o Blanc da Eliane) meu painel será de madeira tbm, numa parede de cimento queimado, as outras cores da parede serão branco gelo ou uma outra cor q seja cinza mais claro….Qual cor de cortina e de tapete devo colocar? E a mesinha de centro tem q ser quadrada? Já que meu sofá é quadrado de dois e três lugares… Ansiosa pela resposta..hahaha obrigada!

  4. Oi, Suellen,
    Mesmo sem saber a cor das paredes e piso, acredito que sim, branco é uma cor neutra, o que facilita bastante. Na cortina eu usaria um marrom ou bege, uma cor que combine com o sofá tabaco. E acrescente objetos em cores mais vivas, como azuis vivos e/ou verdes.
    bjo
    Rosana

  5. Oi, Daniele,
    Acho que só ficaria estranho que vc colocasse os 2 lado a lado. Deixe um bom espaço entre os 2, preferencialmente , o aquário sobre um móvel específico para ele.
    bjo
    Rosana

  6. Boa noite, adorei todas as dicas!! Gostaria de fazer uma pergunta: em uma sala eu posso usar um sofa na cor tabaco e um rack branco com
    Puffs brancos ? Minha cozinha é toda branca, somente minha mesa na sala de jantar que é da mesma. Or que o sofa. E a cortina seria qual cor?
    Obrigada!’

  7. Olá Rosana, adorei aa dicas do seu site. Pode me ajudar? Tenho uma tv e um aquário, eles ficam muito estranhos na mesma parede? Não tenho muito espaço. A tv fica no suporte tem 51 cm largura. Estava pensando em pegar um rack com 2,20m. O aquário tem 50 cm largura. Agradeço se puder me ajudar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui