Como vcs, que me acompanham sabem, quase não falo de um só apartamento. Então, para falar deste é porque ele é especial mesmo, viu? E vamos falar bem detalhadamente sobre este que foi o apartamento mais visto no site da revista Arquitetural Digest Espanha em 2014: Um ap em Moscou, projetado por arquitetos da empresa INT2Arqchitecture para um jovem casal.

 

ap40m2a

Em uma foto vc já vê 5 ambientes e percebe tbém que não há “aperto”: A janela grande (veja a luz do sol na parte do quarto) facilita as coisas, pq ilumina bem quase tudo. Há um murinho baixo entre a sala e o quarto/office, que poderia, para aumentar a privacidade, ter algum elemento acrescentado, como ripas de madeira, elementos vazados, persiana, etc., de forma a manter ao máximo a passagem da luz natural.

dailydreamdecor40sq_5

Outra coisa que vc pode perceber é que todo mínimo espaço é usado. Veja que o quarto/office tem piso elevado, o que permite que toda esta área criada possa ter espaço para guardar objetos. O “murinho” na verdade são armários e gaveteiros. Não encontrei informação, mas é perceptível que a área abaixo da janela também parece ter sido usada para “esconder” coisas. Muitos dos móveis comprados prontos são da famosa IKEA, mas é claro que móveis desenhados para o espaço fizeram toda a diferença..

dailydreamdecor40sq_1

A parede do office também foi usada para, na área da cozinha, guardar condimentos e ter até uma mini horta, olha que chique! A mesa redonda pode ser movimentada para caber mais pessoas, caso seja necessário. Veja que todos os revestimentos das paredes, teto e piso são pensados para trazer aconchego, leveza e interesse ao espaço

dailydreamdecor 40sq_(3)

Aqui vc vê onde está a TV. Uma outra opção seria que ela estivesse naquele “murinho” que separa quarto e sala e até que fosse giratória, de forma que atendesse os 2 ambientes, mas neste caso  ela ficaria “na reta” da janela, atrapalhando a visão ou prejudicando a luminosidade e não atenderia quem estivesse na cozinha. Então, apesar de não ser a melhor visão para quem está no sofá, ainda me parece a melhor solução para todo o ambiente.

revistaades int2architecture_estudio_moscu_730909828_1800x1200

Outra foto , agora do sofá, mostrando a cozinha. Ela parece enorme para um ap de 40m2! É claro que a planta do apartamento (ou a mudança que foi possível fazer nela) facilitou muito o ganho de espaço. Uma coisa importante a perceber é que não há nada “demais”. Os móveis são o básico  e isso é muito importante em apartamentos pequenos: Que nos limitemos ao espaço que temos. A única coisa que questiono neste apartamento é: Onde está o guarda-roupas? – procurei mas não consegui resolver este mistério – acredito que está em uma das portas que vemos no corredor da quarta foto deste post. Mesmo assim, seria fácil transformar a área do office em um bom guarda-roupa, não é ?

outrasareasap40m2

E o banheiro é cheio de graça, mesmo com pouco espaço, ainda coube uma banheira pequena. A outra foto é a mínima lavanderia.

varandaapmoscou


E não é que o danado do ap de 40m2 ainda tem uma mini varanda, que foi fechada, criando uma pequena área de refeições?  Estou quase indo à Moscou prá medir este ap…rs! Mas veja que dá para acreditar porque realmente todos os móveis são pequenos, tudo parece milimetricamente medido para dar certo. E é, na verdade, sobre isso que quero que vc pense: Seus móveis, o que vc guarda, tudo que vc tem, tem que caber no espaço que vc possui, pq, mesmo gastando muito com móveis personalizados, não há forma de fazer mágica, entende ?

Fotos do post http://www.revistaad.es/decoracion/casas-ad/articulos/estudio-en-moscu-int2architecture/16835

10 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Felipe!
    Infelizmente, no post original (que informei neste post) não há esta informação.
    abs
    Rosana

  2. OI Rosana, Tudo bem, eu tenho uma cozinha muito pequena, e há armários dos dois lados, impedindo a circulação , se eu colocar um aparador/buffet na minha sala, apesar de pequena há uma parede grande lá… ficaria desapropriado? e qual a melhor cor?

  3. Já procurei em inúmeros sites e não encontro uma solução para decoração/móveis minha sala estar/jantar que é mínima e ainda em em formato de losango..rsrs
    Ou seja, é um desafio que ainda não consegui adaptar com móveis que tenho e não pretendo gastar muito dinheiro pra isso. area de circulação, estar e jantar(02 pessoas). 🙁

  4. Pois é, Karla,
    Eu falei sobre isso tbém, pesquisei mas não encontrei maiores informações. E na verdade, seria possível, como eu disse no texto, por exemplo, no lugar do home office, ou diminuindo um pouco a área da cozinha…Também achei estranho isso. Mas, fora isso , as demais soluções são muito legais.
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui