Organizar sem criar um ambiente fácil de trabalhar/viver e manter limpo é pura perda de tempo. Depois de uma semana vai estar tudo bagunçado novamente! Na cozinha é importante que você organize de acordo com a sua forma de trabalhar nela. E vamos às dicas.

Dicas para organizar sua cozinha

E elas são só duas, porque para o resto você vai encontrar mil textos por aí – vou dar alguns ao final do post.

Duas dicas só! Coisa simples! (Rs!)

Dicas para organizar sua cozinha

(foto: Arquitrecos)

1) Em qualquer organização que se preze, o 1o. passo é sempre livrar-se de tudo que você não usa, não presta para nada, está em excesso, está no lugar errado ou que não funciona. Enquanto não resolver isso, nem adianta olhar as outras dicas, viu ? Tire tudo das prateleiras e gavetas e só retorne o que realmente tiver serventia. O resto você vai : Doar ou Vender, ConsertarJogar fora ou levar para o lugar certo. Separe em caixas e tire da cozinha.

2) Para organizar da melhor forma é preciso pensar na cozinha como um ambiente de trabalho. Este trabalho tem atividades bem definidas, que precisam de áreas bem separadas, que são: Área de Estoque (onde são guardados os alimentos – geladeira, armários), Área de preparo (onde vc corta, pica, tempera..), área de cocção (fogão, forno, micro-ondas ), Área de limpeza e área de refeição.

setorizacao

Figura copiada de http://www.cliquearquitetura.com.br

(Para saber mais sobre as melhores formas, na reforma ou construção, de distribuir os elementos da cozinha, veja a Guia Cozinha.)

Se você pensar no que faz em cada uma destas áreas, do que precisa ter perto para fazer estas atividades e organizar as coisas de forma a ter à mão tudo que usa constantemente e mais distante (em lugares mais difíceis de alcançar) o que usa quase nunca, você organiza a cozinha e o seu trabalho!

Cozinha cinza e amarela(foto:Fernanda Guizi)

Aí fica mais fácil entender onde as coisas devem estar: Por exemplo:

a )Panelas perto do fogão, assim como os objetos que vc precisar usar quando estiver fazendo a comida (na parede, em ganchos, é uma ideia)

b) Material para lavar loucas perto da pia, assim como panos de prato.

c) Lixeira perto das áreas de preparo e limpeza.

d) Pratos e talheres para refeição perto desta áreas. Copos para água perto da geladeira. E por aí vai. É só pensar no uso para saber o melhor lugar para guardar! E cada pessoa pode ter formas de trabalhar diferentes… Até o fato de ser destro(a) ou não deve, na verdade, modificar a posição de certas coisas: Gavetas ao lado da pia, por exemplo.

cozinha_americana_arquitrecos_via_casa_studio(foto:Arquitrecos)

E para detalhes de organização de armários, etc., veja estes posts, mas não esqueça: Adeque as dicas para o seu jeito de trabalhar!

Como organizar a cozinha para trabalhar melhor nela

Dicas descomplicadas de organização

Organizando sua cozinha

Organize sua cozinha e diminue o stress! Tem mais alguma dica? Comente!

8 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Ivone!
    Como vc pretende mexer em paredes, a primeira coisa é procurar um profissional para lhe dizer se isso é possível sem abalar a estrutura de sua casa. Este mesmo profissional (engenheiro civil ou arquiteto) pode lhe dar ideias de como fazer. E acredite, uma consultoria deste tipo não é tão caro qto vc pensa e vai lhe dar segurança para fazer a obra da melhor forma.
    bjo
    Rosana

  2. Oi, Denise!
    O melhor lugar para um botijão de gás é fora de casa. Veja o que a Liquigás diz:
    1) Nunca armazene o botijão em compartimentos fechados (armários, gabinetes, vãos de escada, porões, etc.);
    2) Nunca coloque o botijão próximo a tomadas, interruptores e instalações elétricas (mantenha distância mínima de 1,50m);
    3) Nunca instale o botijão próximo a ralos ou grelhas de escoamento de água (mantenha distância mínima de 1,50m). Por ser mais pesado que o ar, o gás pode se depositar nesses locais. Assim, qualquer chama ou faísca poderá provocar um acidente;
    4) De preferência, o botijão deve ficar do lado de fora da cozinha em local arejado, coberto e protegido das intempéries

    Então , de forma alguma coloque um butijão de gás dentro de um armário, mesmo que deixe aberturas, etc…Não funciona!
    Um beijo
    Rosana

  3. Parabéns Rosana pelo seu trabalho, vc faz a diferença! Quero te pedir uma idéia de como planejar um armário para pia da cozinha. Detalhe: o botijão de gas fica embaixo da pia. Posso mantê-lo lá?Obrigada.

  4. Oi… entrei pela primeira vez e gostei…
    Minha garagem é pequena demais.Tenho um quintal enorme, a casa é bem antiga foi mau elaborada.Pretendo mexer na sala deixando espaço suficiente para a garagem.A princípio minha idéia é fazer uma sala com dois ambientes,aproveitando um pedaço da sala p/ aumentar a garagem,Por favor não tenho nenhuma idéia com fazer uma coisa legal,não tenho muito dinheiro.
    Obrigada.

  5. Oi, Rita!
    Desculpe, mas não há como lhe dar ideia que realmente sirva para alguma coisa se não tenho a menor ideia sobre o espaço que vc tem, seu gosto, suas necessidades…enfim… O que posso lhe sugerir é ler o guia cozinha aqui: https://www.simplesdecoracao.com.br/decoracao-na-cozinha-2/
    onde falo sobre distribuição dos eletrodomésticos, medidas mínimas, etc. Acho que pode lhe ajudar
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui