Recebo muitos e-mails e comentários com questões sobre a iluminação da mesa de jantar. Por isso resolvi fazer este post, para eliminar de vez a maioria das questões sobre este assunto que parece simples, mas não é e  deixa mesmo muitas dúvidas. Vamos lá, Iluminando a mesa de Jantar!

Iluminando a mesa de Jantar

1) Em primeiro lugar , é preciso pensar na função principal que se deseja que a luminária acima da mesa de jantar tenha. Algumas vezes ela é escolhida mais por sua beleza, que pela funcionalidade (ambientes que já possuem ou onde será colocada iluminação farta no entorno).

Iluminando a mesa de Jantar

É bem provável que a escolha, neste ambiente, da luminária Artichoke (desenhada em 1958 por Poul Hennigsen) tenha sido feita mais pelo lindo design que pela funcionalidade (repare nos spots laterais que ajudam a iluminar a mesa de jantar)

Neste caso, é coerente que esta luminária tenha um lugar de destaque, sem qualquer outro elemento atrapalhando seu brilho – Outras luminárias pendentes diminuiriam seu destaque – Também é coerente que sua altura seja a que, esteticamente, mais beneficie sua exposição, já que iluminar bem é uma questão secundária. O ideal é conseguir uma posição atraente e que não atrapalhe a movimentação das pessoas na mesa.

Mas se vc acha que luminária DEVE. principalmente, iluminar :

2) Vamos dizer que você decidiu inteligentemente por encontrar uma luminária que seja bonita mas também ilumine bem a sua mesa. Neste caso, é importante que a luz da luminária ilumine bem a área da mesa – sem ofuscar, ser forte ou fraca demais, sem esquentar, sem modificar a cor dos alimentos e sem atrapalhar a movimentação das pessoas. Tudo isso é o que define a altura onde ela vai ficar, o tamanho, a quantidade de luminárias, tipo de lâmpada, enfim… tudo! Em geral, falo que 70 a 90 cm de distância entre a luminária e o tampo da mesa é o que se deve usar, mas estes 20 cm é que variam de acordo com a luminária (e 20cm não é pouco!). Veja estes exemplos abaixo:

luminaria1

Se esta luminária tiver lâmpadas com pouca abertura como o da montagem na 1a. foto, ela não iluminará a mesa inteira nesta altura- será preciso que fique mais alta – mas se tiver mais abertura como na 2a foto, está perfeita! (vc entendeu o que é “abertura”, né ?)

Que fique claro que eu estou simplificando as coisas para ficar mais prático para vc!

luminaria2

Pode parecer aqui que há muitas luminárias nesta mesa. Mas se vc pensar no espaço que cada uma ilumina (2a. foto) verá que pode ser perfeito este arranjo – claro que tudo depende das lâmpadas usadas, na 2a foto só mostro uma possibilidade.

luminaria3

Luminárias deste tipo (muito “na moda” atualmente) funcionam como mais ou menos mostrado na 2a. foto: Uma luz forte, que pode ser muito desconfortável ao olhar diretamente ( Fotossensíveis como eu detestam!) , que se espalha por todo o ambiente. A potência da lâmpada define a sua altura e o ideal é que ela fique acima da linha dos seus olhos.

luminaria4

Spots embutidos podem funcionar perfeitamente. Tudo depende da tal abertura. Veja que na 1a. foto ela é bem grande, os 2 spots iluminam uma grande área. Já na 2a. foto, a luz é mais fechada, cada um ilumina fortemente uma pequena área, por isso foram necessários 3 spots (cuidado com Lâmpadas halógenas neste caso – a luz tem muita qualidade, mas aquece muito!)

Vc está vendo como este assunto é complexo? Pois é, vou fazer mais posts sobre isso! Aguarde! Mas por enquanto perceba: É necessário, na verdade, testar, testar, testar.. até encontrar a luminária, a lâmpada e a posição corretas… Não lhe disse que isso ia ser fácil, mas sim q precisa de muito mais atenção do que pensamos em um primeiro momento.

Veja aqui a 2a parte deste post e ilumine super bem a sua mesa de jantar 

Fotos dos sites e blogs: CasaAbril, casatreschic, cepaynasi , CasaVogue, sfgirlbybay

12 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Elisangela,
    Pq vc não muda o ponto de luz?
    Veja nestes posts diversas formas de fazer isso:
    http://www.ape302.com.br/blog/como-mudar-o-ponto-de-luz-sem-quebrar-sua-casa/
    Aqui a menina usou um desviador
    http://asagadoapartamento.com/2012/03/13/iluminacao-do-apartamento/
    Aqui uma eletro-fita na parede

    bjo
    Rosana

  2. Boa tarde Rosana!!!
    Adorei seu blog muitas dicas legais. Por favor me ajude. Tenho uma duvida (problema), a sala de jantar é espaçosa, mais a mesa não fica centralizada com o ponto de luz, seria necessario mover mais ou menos 25 cm para centralizar. Mais fazendo isso, a mesa vai ficar rente a passagem que é um corredor imaginário. Tem que ser que tipo de iluminacao, queria por um de cristal de tres camadas, como faço. obrigada.

  3. Oi, Thais,
    Como no post tento explicar, depende do facho que os pendentes que vc escolher alcançam. Coloque o bastante para iluminar bem toda a mesa. Acredito que 3 de tamanho pequeno cobrem sem problemas. Ou 2 de tamanho médio.
    bjo
    Rosana

  4. Oi, Rosana! Tudo bem?
    Em primeiro lugar, devo dizer que amo seu blog! Ele é sempre super explicativo e didático, é incrível como você consegue simplificar temas tão complexos. Aproveitando o post, será que você conseguiria me ajudar? Não consegui encontrar informações precisas em nenhum lugar! Tenho uma mesa de jantar de 1.8m e gostaria de colocar pendentes Tom Dixon, como na imagem 2, mas não sei qual é a quantidade ideal de pendentes: 2 ou 3. O que você aconselharia?
    Super obrigada desde já!
    Bjos!

  5. Que legal Rosana!!
    Gostei muito das suas sugestões. Parece-me que aquela tipo braço, flexível,
    combinaria melhor…
    Super obrigada.
    Bjus
    Sandra

  6. Oi, Sandra,
    Vc pode colocar uma luminária de piso (veja aqui: http://www.clickinteriores.com.br/dicas-2/luminarias-de-piso-para-sala-de-jantar/
    Outra opção se houver uma parede perto é uma luminária articulável, como a da 2a foto neste post
    http://dicasa9va.blogspot.com.br/2012/03/pendentes-para-mesa-de-jantar-parte-ii.html
    bjo
    Rosana

  7. Amo a didática do seu blog. Me sinto como se estivesse fazendo o curso, e sempre aprendo algo. Bem difícil nas páginas de decoração de hoje em dia, que é mais um monte de foto igual pra se ter de referência. Parabéns! Bjs!!

  8. Por favor, tenho uma dúvida. Minha mesa de jantar fica abaixo de um “vazio” / mezanino, como iluminar, como colocar uma iluminação sobre a mesa?
    Obrigada

  9. Oi, Claudia,
    Na verdade, na maior parte das vezes, não há como saber qual será a dimensão do facho de luz sem ver a luminária funcionando… Os meus desenhos acima são só um exemplo,ok?
    bjo
    Ro

  10. Achei maravilhoso este post, pois tinha muiga duvida de como de como saber essa abertura, ate o momento nao tinha encontrado nenhum post nesse assunto especifico…Parabéns

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui