E a luta para fazer caber tudo em ambientes cada vez menores continua…Por isso trouxe 3 apartamentos pequenos, com ambientes integrados, daqueles em que sala, quarto e cozinha não tem paredes que os separem. Vejam só como uma boa planta, luminosidade, móveis pequenos e marcenaria sob medida ou bem planejada ajudam a esticar apartamentos pequenos.

Ambientes integrados

1) Pequeno apartamento em tons neutros e minimalista:

Ambientes integradosDa sala de estar vc vê a cozinha, no canto esquerdo parte do banheiro, um corredor e parte do quarto (os 2 divididos por “paredes” de vidro com cortinas.

Interessantes as divisórias com vidros, veja só:

case_e_nterni_-_piccoli_spazi_-_stile_minimalista_(1)_thumb[1]

Aqui outra vista do outro lado do ap, com a sala de estar e o quarto atrás do painel, separado por vidros. Veja que as cores são todas praticamente neutras e as paredes brancas. Este apartamento tem 60 m2 . Achei no site case e interni

caseeinterniTudo é bem claro e espaçoso…o banheiro tem até banheira, gente!

2) Menor ainda (eu sei, 60m2 é muito, né ?): Apartamento de 40m2: 

decoratrix apartamento-de-40-metro-comedor-2

Aqui o estar e o jantar. Realmente a tv não está em um ótimo lugar…Poderia haver um móvel à frente do sofá, dividindo as 2 áreas…mas isso iria prejudicar a circulação. Ou o sofá poderia estar na parede da janela, que é baixa, e  continuaria o problema da tv estar de frente para a janela…

decoratrix puertas-de-madera-en-la-entrada-al-dormitorio-7

Aqui a vista do quarto que tem um parede separando-o da sala…A porta é estilosa, mas para maior privacidade não é o melhor modelo…

decoratrix apartamento-de-40-metros-cocina-4

Depois da área de jantar, do outro lado da sala, a cozinha pequenina. Mas quanta luz e janelas, não ? E ele ainda tem uma varandinha!  Pena que nossos apartamentos pequenos aqui tenham tão pouca ventilação, em geral…Veja mais no site Decoratrix

3) Menor ainda (40m2 é para os fracos! rs!) : Apartamento com 35m2:

decoritzion decoración_en_35m2_7

Aqui você pode ver a cozinha, área de jantar lá embaixo, no meio o estar que quase não dá para ver, o quarto e a porta para o banheiro.

decoritzion decoración_en_35m2_2

Aqui a cozinha vista da área de jantar, com a porta de entrada lá atrás

decoritzion decoración_en_35m2_5

E aqui o estar e o quarto. Uma gracinha este apartamento, que achei aqui: Decoritzion (onde vc pode ver mais fotos)

Não dá uma vontade de ter um apartamento pequeno e fora do Brasil, gente ?

12 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Eliana!
    Este tipo de trabalho que necessita de construção de mais um cômodo na casa, deve ser feito por um arquiteto ou engenheiro. Isso pq mexe com a estrutura da casa e, além disso, deve ser feito com o acompanhamento e documentação legal feita por um profissional capacitado (engenheiro/arquiteto).
    É preciso ver as leis do seu município para ver se é possível fazer o acréscimo e analisar a área para mensurar a estrutura necessária.
    Eu trabalho com decoração e design de interiores e não tenho (como nenhum decorador ou designer tem) capacitação para isso.
    Sugiro fortemente que vc não faça nenhum projeto on line para resolver isso, pois poderá lhe trazer problemas legais futuramente.
    Vc sabia que acrescentar área edificada a sua casa modifica até o IPTU que vc vai pagar ?
    POrtanto, por favor, procure um profissional que possa acompanhar e se responsabilizar por sua obra.
    abs
    ROsana

  2. Boa noite Rosana Silva….estou encantada com sua decoração. Tenho uma pergunta para lhe fazer. Como fazer um quarto entre a sala de jantar e a cozinha deixando claridade? Pois, a versão original da casa hoje e a 1⁰ sala de entrada depois a sala de jantar e uma cozinha americana e quintal. Quero mudar a cozinha para o quintal e onde está a cozinha fazer um quarto. As medidas são 3 m de largura e 13 de fundo. Você pode me ajudar. Desde já fico grata.

  3. Muito boas as dicas, não é fácil encontrar dicas de decorações e eu encontrei esse site com dicas importantes de decoração muito bom.

  4. Oi, Fernando,
    Acredito que em lojas como a Leroy Merlin vc encontrará facilmente estas prateleiras e material para montagem.
    abs
    Rosana

  5. Olá Rosana, tudo bem?
    Muito boa a ideia das prateleiras da quinta foto, na sala, dando suporte à tv e a livros.
    Gostaria de saber onde encontrar parecidas, e que sejam de montagem fácil.
    Ficaria muito agradecido caso possa me ajudar.

  6. Oi, Aliny!
    Eu sugiro que vc deixe a maior parte em branco ou pinte em cor neutra ( cinza bem claro, o próprio palha, areia, etc) para não ter que gastar retirando papel de parede de todo o ambiente, o que dá trabalho. Escolha uma parte ou uma parede somente para o papel. Pode ser a do rack. Sendo esta, escolha um papel que não tenha cores vivas demais… sugiro um com fundo cinza médio ou marrom médio e desenhos na cor que desejar.
    Acrescente objetos e detalhes nas cores vivas que desejar tanto na sala como na cozinha.
    bjo
    Rosana

  7. Olá Rosana! Estou indo para um apartamento alugado na qual só pretendo ficar no máximo até o contrato acabar pois estou vendendo o apart que já tenho para comprar outro maior um pouco. Esse apartamento na qual estou indo está todo branco, não queria gastar muito agora para decorá-lo pois estamos com pouca reserva mais gostaria de uma dica com papel de parede e se possível aproveitar o branco da parede, particularmente não gosto de parede branca até porque meus móveis(rack e mesinha lateral)são brancos. Me ajude? Se tiver que pintar o apartamento qual cor vc me indica pois ele tem cozinha americana, mas ela está toda branca tb…(anteriormente o meu apartamento e pintado de palha) obrigada e amo suas dicas! Bjs

  8. Poderia fazer um artigo com um passo a passo sobre como planejar um ambiente integrado. Eu achei os dois primeiros ambientes simplesmente lindos.

  9. Oi, Juliana,
    Se vc quer uma cor vibrante, eu sugiro um azul turquesa em uma das paredes (onde irá colocar o rack) e marrom médio na outra. Mas estas cores podem cansar e escurecer sua sala. Outra opção seria uma só parede no azul e as demais em branco ou um off white tendendo para bege ou cinza. Acho mesmo que seria melhor esta segunda opção.
    bjo
    Rosana

  10. Bom dia! Rosana. Minha sala é pequena tipo americana, ou seja sala e cozinha dividida por um balcão, a cozinha tem azulejo e armários branco, já na sala tem uma parede de azulejo tipo tijolinhos na cor bege e marrom, comprei um rack amarelo e meu sofá e bege. Qual cor você me indica para pintar as duas parede da sala que é tipo L? Quero uma cor vibrante e que combine com meus móveis, me ajude!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui