Encontrei hoje, em uma foto de um ambiente simples, um bom exemplo de algumas dicas que vivo repetindo sobre como usar cores nos ambientes. Como uma foto “vale mais que mil palavras”, vamos analisar juntos este ambiente e relembrar estas dicas?  A foto é essa (e mesmo que vc não goste destas cores, vale a pena ler. Imagine no lugar das poucas cores usadas outras que vc goste):

Analisando as cores de um ambiente

Analisando as cores de um ambienteColoquei ela bem definida para vc observar bem as cores usadas. E vamos ver as dicas uma a uma:

1) Em primeiro lugar, lembra que falo que “uma base neutra facilita a decoração” ? Então, veja que paredes, sofá, teto,  mesa, armários, enfim, todos os grandes elementos  são cinza e branco, cores neutras. E porque facilitam a decoração ? Porque você pode acrescentar qualquer conjunto harmonioso de cores vivas nos detalhes e elementos menores e, o melhor, você pode trocar este conjunto de tempos em tempos, modificando totalmente o ambiente sem grandes gastos. Imagine retirar tudo de cor viva desta sala e colocar outras cores que também combinem entre si.

2) Agora e o tal conjunto harmonioso de cores vivasAs cores usadas neste ambiente foram variações do violeta (desde o rosa das flores até o roxo das almofadas) e toques de amarelo e menos ainda de azul.  Basicamente uma combinação complementar(*)  E como ele foi conseguido? Mesmo que você não saiba nada sobre cores,  sempre tem à mão ótimas combinações de cores. Sabe onde ? Você está vendo o tapete ? Ele não foi fabricado à toa com estas cores! Profissionais que entendem disso escolheram elas… Logo,você pode usar uma estampa que goste como fonte de inspiração das cores do seu ambiente, como aqui foram usadas as cores do tapete!

3) E como distribuir estas cores para ficar bacana ? Voltando à foto: Foi escolhido o violeta para ser a cor de destaque (a mais usada). O amarelo entrou em menor quantidade – é uma cor que chama muita atenção –  e o azul, menos ainda, só para dar uma “esfriada”, já que tanto o violeta qto o amarelo são cores quentes. É importante definir a cor de destaque. E é importante também “espalhar” as cores pelo ambiente, como vc vê na foto, ok ?

coresVeja (nesta bagunça aí em cima, com pedacinhos do ambiente), como as cores do tapete estão por toda parte, além do uso das cores consideradas neutras (cinza, preto, branco – que existem no tapete -, madeira – o piso é em tom amadeirado e prata)

4) Outra questão interessante nesta foto foi a escolha das cores da cozinha: É uma cozinha aberta para a sala. Se vc quiser ter mais liberdade e facilidade para mudar as cores vivas, uma cozinha em cores neutras é uma boa opção, além de chamar menos atenção no ambiente.

Atenção que todas estas dicas não são regras. Elas visam facilitar o encontro de harmonia no uso das cores. Só isso. Mas se vc não quer facilidade e sim se jogar e criar um ambiente original, diferente vai precisar testar mais, com paciência, ou procurar um profissional para ajudá-lo(a).

(*) – Uma combinação complementar é aquela em que se usam 2 cores opostas no círculo cromático. Elas tem o poder de juntas, enfatizarem uma à outra – É como se uma ajudasse a outra a ficar mais bonita, vamos dizer assim. Veja mais sobre isso aqui.

Adoro fazer este tipo de post. Espero que vc goste tbém!

  O ambiente analisado foi retirado do site RevistaCasaLinda

8 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Val!
    Obrigada! Olha no blog tem muita dica mesmo. Veja os posts sobre ambientes pequenos (https://www.simplesdecoracao.com.br/tag/ambientes-pequenos/)
    abs
    ROsana

  2. Olá Rosana to apaixonada pelo o seu blog estou lendo as dicas e tentando organizar meu cantinho que e micro e um quarto e sala . Olha bem que vc poderia dar umas dicasplease obrigada

  3. Muito obrigada, a vc, Junior, pela audiência e disposição em usar seu tempo para um feedback positivo!! <3
    abs
    Rosana

  4. Parabéns pelo blog, varias dicas interessantes e conteúdo de qualidade, o melhor de graça. Obrigado.

  5. Rosana parabens por cada artigo que você posta aqui no blog,
    sempre que dá eu faço questão de passar por aqui para ver as novidades e sempre encontro e fico encantada.
    Obrigada,

    Beijinhos
    Katia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui