Sim, eu não falo muito sobre pallets aqui. Mas tem um assunto sobre o qual se fala pouco relacionado a pallets: Os cuidados com pallets que devemos ter. Vou acrescentar umas ideias que achei muito bacanas e alguns problemas que vejo em alguns modelos que são executados por aí. Veja: Ideias e cuidados com pallets

Ideias e cuidados com pallets

1) Cuidados na escolha:

–  O ideal é saber a procedência do pallet. Mesmo os que parecem bem novos podem causar danos à saúde devido ao tratamento recebido ou ao que eles transportaram. Pallets rachados, ocos, quebradiços, manchados com óleo ou com marcas de cupim ou mofo devem ser descartados. A madeira é muito porosa e o mofo pode infiltrar nela. Neste caso, não adianta lixar e pintar – o mofo estará lá embaixo.

Ideias e cuidados com pallets

O trabalho aqui não valeu a pena, concorda ? Leia com atenção para não correr riscos:

– Os pallets são, em geral, tratados contra insetos. Este tratamento pode ser feito usando produtos químicos ou por calor. O carimbo HT ou KD-HT no pallet informa que ele sofreu tratamento térmico, o mais seguro. Se vc encontrar o carimbo MB ele foi tratado com Brometo de Metila, um pesticida forte, o que não é seguro para reutilização. (

– Não ter carimbo não informa nada…Pode ter havido ou não tratamento químico. Neste caso, verifique se há algum cheiro estranho, se tem aspecto oleoso, se está muito pesado ou tem muitos pregos retorcidos…Em qquer destes casos, não use.

– Furinhos na madeira pode indicar infestação por cupim.

inspiringinteriorsgrandes29_5g

Vc pode amar este aspecto detonado…Mas não vai gostar quando uma farpa entrar na sua perna…Ou bate-la nestes cantos pontudos…

2) Cuidados no tratamento:

– Remova todos os pregos. Use sempre luvas para evitar ferimentos.

– Esfregue a madeira com água sanitária misturada com água e sabão. Enxague e deixe secar.

– Proteja o pallet contra cupim, fungos e bactérias.  E use produtos impermeabilizantes ecologicamente corretos, sem produtos tóxicos.

– Para lixar ou serrar proteja os olhos e use máscara. Lixa grossa para remover sujeira e farpas e depois uma lixa mais fina, para acabamento. É bom arredondar as quinas com grosa. Assim evita mais ainda farpas e ferimentos.

– Massa corrida preenche vazios de pregos e imperfeições. Só depois aplique tinta ou verniz. Antes da tinta use selador. A pintura pode ser por pistola. O verniz fosco, brilhante ou transparente. A tinta pode ser esmalte sintético brilho ou acetinada.

arquitrecos 02_Dactilo_pet_caixoteSerá que o Milo está realmente protegido ?

3) Cuidados no uso:

– Preferencialmente evite criar móveis que permitam contato direto da madeira do pallet com alimentos, plantas (como hortas) ou brinquedos para crianças (eu acrescentaria bichos também).

– Os pallets tem tamanhos, alturas e espessuras variados (em geral, entre 1,25 a 1,20m de largura e de  0,80 a 1,05m de profundidade). A madeira deve estar em muito bom estado se vc pretende criar um móvel que deve resistir a pesos (cama, por exemplo)

Existem empresas que vendem os pallets crus, lixados, com proteção contra insetos, pintados…Talvez seja uma boa forma de ganhar tempo e evitar problemas.

E agora móveis que me parecem mais bem cuidados e finalizados e/ou usados para fins que não colocam ninguém em risco:

acasaqueminhavoqueria varanda-com-pallete1

casinhaarrumada o-guia-da-casa-econômica-1-os-móveis-3

condominiosverdes mesa-moderna-pallet

cupdesign pallets-10

Joia de Casa pallet-nightstand1

lecycpicorelli-bioarquitetura table_living_pallets2

reciclagem_pallets_gimisonLimaBritto

Muito cuidado com os materiais que você usa nos seus projetos de faça você mesmo. Eles podem ser danosos à sua saúde e dos seus familiares se não forem tratados corretamente. O Faça você mesmo é uma atividade onde evoluímos nossa criatividade e economizamos dinheiro, sem dúvida. Mas segurança é essencial!

Cuide de você e de sua família.

Fontes para o texto: http://www.joiadecasa.com.br/dicas/tudo-oque-voce-precisa-saber-antes-de-reutilizar-um-pallet/

http://sustentarqui.com.br/dicas/dez-dicas-para-reutilizar-paletes-de-madeira/

https://www.almanaquesos.com/pra-casa-pallets-sim-paletts/

Fotos dos sites e blogs: ViladoArtesão, lecycpicorelli, Joia de Casa, cupdesign, condominiosverdes , casinhaarrumada e acasaqueminhavoqueria

15 COMENTÁRIOS

  1. Carlos,
    O ideal mesmo seria o tratamento do pallet antes da montagem do móvel – lixar e impermeabilizar. Os melhores e mais seguros paletes vêm das indústrias de produtos secos.
    Agora, depois de montados, o processo é o mesmo, o melhor possível que puder fazer, com detalhado processo de lixar e inpermeabilizar. Existem vários tipos de impermeabilizante com diferentes aspectos: brilhante, mate ou acetinada. Isso vai depender como você vai querer que fique a madeira. Mas caso prefira a madeira colorida use uma tinta esmalte.
    “Se a sua intenção é colocar o móvel de palete em algum ambiente externo onde terá contato com frio, sol e chuva, é de extrema importância impermeabilizar a madeira do palete para que ela não estrague facilmente perante as condições climáticas.Os produtos como selantes para o efeito de impermeabilizar são variados e pode ir desde o comum verniz, que serve para este efeito, até produtos específicos que protegem a madeira contra a humidificação.”
    abs
    Rosana

  2. Oque usar para tirar mofo em móveis de paletes?

    O selador e verniz incolor,qual será o resultado?..
    matem a cor original dando um aspecto de novo.

  3. Oi, Rutiele,
    O óleo queimado é repelente de cupins MAS É TÓXICO e nem é bom repelente mesmo. Então, não use!
    Veja: https://super.abril.com.br/comportamento/oleo-queimado-e-repelente-para-cupins/
    bjo
    Ro

  4. Olá,
    Muito bom sua ajuda sobre o cuidado com esse material.
    O uso de paletes é uma alternativa para ir na contra-mão do consumismo desenfreado,mostrando que podemos sim aliar bom gosto,simplicidade e criatividade.
    Sim,para quem curte um estilo de vida alternativo,para quem tem pouco dinheiro também rsrs.
    A graça está em fazer você mesmo,torna-se uma terapia!
    Parabéns!

  5. Bom dia, Luz e paz, com carinho e admiração pelo teu trabalho com os posts aqui.
    Sou uma verdadeira ANTI-Pallet, desculpe, exatamente como você disse, não vale a pena o trabalho na maioria das vezes. Trouxe até barata pra dentro da casa da minha irmã, e não fica bonito misturado com mobília nova.

  6. Olá, tudo bem?
    Boa matéria, parabéns!
    Fiz meu sofá com pallets e, recomendo muito que se usem pallets feitos de eucalipto, pois é uma madeira dura e muito resistente a cupins e outras pragas! Além de ter o acabamento lindo depois de lixado.

    Abraço!

  7. Rosana, achei seu post super esclarecedor! A gente precisa saber mais sobre os materiais que estamos usando e/ou indicando, ainda mais pallets, que virou uma febre. hehe..
    Beijos

  8. Que legal, Rosana, adoramos o post e ficamos felizes em contribuir! Muito importante abordar esses cuidados na hora de reutilizar pallets!
    Obrigada, bjs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui