Você muda prá lá, muda prá cá e nunca fica satisfeita(o) com a distribuição dos móveis na sua sala? Esta é uma situação comum, ainda mais quando a sala é pequena, irregular e tem muitas portas e janelas. E o pior: Não há uma só solução porque uma sala pode ter infinitos formatos! Não sabe como organizar os móveis na sala? O que pode lhe ajudar são estas regrinhas básicas:

Não sabe como organizar os móveis na sala?

(Veja nos desenhos, diversas possíveis distribuições de móveis em um mesmo ambiente)

1) Divida o ambiente em áreas com funções específicas. Em geral, uma área de estar e outra de jantar. Se conseguir um cantinho de descanso, uma área de leitura, um bar, um mini office … O negócio é adequar suas necessidades ao tamanho da sala. Um projeto bem pensado e móveis projetados para seu espaço ajudam muito. A própria organização dos móveis já divide os espaços.

Não sabe como organizar os móveis na sala(Esta é a planta com ambientação original (que achei no site da Casa Abril) – Veja que as áreas de estar e jantar são bem separadas e que a área de jantar está mais perto da cozinha… Mas há muitas outras possibilidades. Vai vendo!)

2) Preferencialmente, coloque a área de jantar perto da cozinha. Isso facilita a circulação das pessoas, mas não é obrigatório, principalmente se vc não tem o costume de receber muitas pessoas.

revista-minha-casa-setembro-moradora-criatividade-reformar-apartamento_11b(Aqui uma variação: troquei a mesa redonda e cadeiras por uma mesa retangular com banco e cadeiras. Acrescentei tbém um mino office ao lado do sofá – poderia ser também um aparador, um mini bar…etc. .. Este espacinho é bem versátil)

3) Sempre repito: Não esqueça da área de circulação – deixe área livre para ser agradável andar por sua casa e usá-la – sentar e levantar das cadeiras, ir de um ambiente à outro, acessar equipamentos, enfim. 80 cm livres nas áreas de passagem é o mínimo.

revista-minha-casa-setembro-moradora-criatividade-reformar-apartamento_11c(Outra disposição para a mesa retangular com banco encostado na parede. Agora o sofá tem chaise. Retirei a mesa central e acrescentei uma estante vazada entre o sofá e o mini office. Assim a sala de estar fica mais protegida dos olhares de quem estiver na porta de entrada)

4) Na área de jantar, além de planejar a quantidade de assentos ideal – nem mais nem menos do que vc costuma usar  – pense em diversos tipos de mesa, cadeiras com pouco volume e/ou bancos – que economizam espaço. Quando escolher bancos prefira mesas com pé centralizado para maior conforto na hora de sentar.

revista-minha-casa-setembro-moradora-criatividade-reformar-apartamento_11d(Outra variação possível: Bancos encostados nas 2 paredes, uma mesa redonda e cadeiras no outro lado. Uma forma diferente, mas que funciona e aumenta a quantidade possível de assentos. No canto ao lado do sofá, um aparador com onde estão 2 puffs – pode ser tbém um office para 2 pessoas ou um bar..)

5) Na área de estar, pense na posição da TV: O ideal é que ela fique lateral à entrada de luz natural: Atrás ou à frente de uma janela pode ser cansativo para a visão. À frente de paredes em cores vivas tbém. Spots no teto direcionados para a TV são tão desconfortáveis quanto spots colocados no teto, na direção dos travesseiros em uma cama – coisa que muita gente teima em usar…

revista-minha-casa-setembro-moradora-criatividade-reformar-apartamento_11g(Uma variação bem diferente, para aqueles que não dão prioridade à TV, mas sim à uma grande área de jantar: Com uma pequena tv e um pequeno sofá pode ser possível  criar uma área de tv, um pequeno estar com 2 poltronas e o maior espaço ocupado por uma grande mesa de jantar e aparador)

6) Ainda na área de estar, pense em conforto: Mesas laterais ou centrais são indispensáveis perto dos sofás ou poltronas.

revista-minha-casa-setembro-moradora-criatividade-reformar-apartamento_11f(Aqui um pequeno aparador no cantinho esperto, mais uma mesa lateral para atender tbém a super poltrona com puff que coloquei no lugar dos puffs originais)

7) Se vc conseguir usar alguns dos muitos programas, inclusive gratuitos ou em versões gratuitas (este ,este  e tem mais um monte!) e para smartphone ou tablet, para desenhar sua sala e móveis ou até desenhá-los a mão (com as medidas proporcionais, claro!) dá trabalho, mas permite que vc mude os móveis de todo jeito sem precisar ficar carregando-os. Procure no google “programas para desenhar planta baixa“. No You Tube tem um monte de tutoriais também.

9 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Denise!
    Se vc quer dicas, uma consultoria ou projeto, envie um email para [email protected] com fotos e a planta (pode ser desenhada a mão, mas mostrando as medidas e posição de portas e janelas) e um texto descrevendo suas necessidades nessa sala.
    Eu lhe responderei rapidamente.
    abs
    ROsana

  2. Estou com um problema pra montar minha sala quadrada. Gostaria de fazer dois ambientes mas não sei como fazer

  3. Minha sala de jantar e estar medem juntas 4mx8m. Tenho sofá de 2.80m que separa os ambientes. Na parede da frente tem porta principal de 1.50 , lareira com tv em cima de 1.50 e mais pano de vidro temperado de 1.75x 1.90

  4. Eu estou com uma dúvida cruel. A porta de entrada do meu apartamento fica bem de frente para a minha pequena sala de jantar. Estou quebrando a cabeça para tentar colocar um buffet ou aparador e uma mesa de jantar 4 lugares, mas está difícil! Não consigo achar plantas ou decorados com a porta de entrada bem no meio da sala de jantar!

  5. Adorei a matéria. E essa planta é a da minha sala! Uso o modelo 1, mas com a TV e sofá invertidos, pois da mesa jantar fica possível ver a TV. E coloquei duas poltronas ao invés uma no espaço ao lado (coube na parede). Gostei das sugestões e vou testar também os links. Muito legal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui