O que é um ambiente com uma iluminação bem feita? Alguns pensam que a boa iluminação tem muitos efeitos, luminárias maravilhosas e é caríssima… Pois não é bem assim. As características de uma boa iluminação você percebe mesmo é no uso, mas a diferença entre o bom e o mau uso da iluminação são tão grandes que mesmo em fotos dá para ter uma ideia:

Uma iluminação bem feita

1) A boa iluminação faz bem o que se propõe a fazer (Esta é a característica principal de todo bom design)

iluminação bem feitaNa cozinha, a iluminação geral leva boa luz a toda a área e a luminária acima da pia ajuda na tarefa. Na foto menor (Casa Vogue – Osvaldo Tenório), o quadro é iluminado de forma perfeita, sem a criação de sombras.  BOA Iluminação!

Se é para iluminar para uma tarefa (como ler, cozinhar, etc.) a luminária não pode ser fraca ou forte demais, deve ser colocada de forma a não formar sombras sobre a área de trabalho, muitas vezes precisa permitir alguma movimentação do facho de luz. Se é para embelezar um ambiente, a luminária não pode “fazer feio”, nem atrapalhar o uso do ambiente.

E veja como isso pode acontecer:

iluminacao-2Você já deve ter visto fotos de decoração em que o teto reflete a mesa de vidro (ou qquer material reflexivo). Isso não é correto e fica bem feio, concorda ? E pode ser resolvido com filtros ou luminárias leitosas. Na foto ao lado: Neste caso, os spots foram colocados sem planejamento – os nichos acabaram abaixo deles. Mas muitas vezes se coloca iluminação muito forte onde ela deveria ser fraca, o que provoca problema parecido com este.

2) O principal da boa iluminação é, em geral, a luz e não a luminária

A não ser nos casos em que você quer expor aquela luminária linda,  a luz é mais importante e a luminária muitas vezes, nem deve aparecer.

decoistfancy-lighting-fixtures-living-room1

Nesta foto, 2 luminárias lindíssimas, que merecem aparecer. Mas perceba que os quadros e a escada são iluminados por outras luminárias que quase não são vistas.

iluminacao-3A luz é mais importante que as luminárias

3) A boa iluminação permite “climas” diferentes para diferentes ocasiões ou tarefas

Ter somente uma luminária central no ambiente é muito pouco para tudo que você pode fazer nele. Mesmo uma área de serviço pode necessitar de uma luminária central e outra para atividades que necessitam de mais luz (como passar roupa, por exemplo).

beforeandafterhsVeja quantas possibilidades de iluminação (logo, “climas” diferentes) nesta sala! Pense em abajures, luminárias de pé, dimmers…

4) A boa iluminação não é espalhafatosa, exagerada ou ofuscante

O bom design busca o equilíbrio, assim como a iluminação bem feita.

Claro que existem os pontos focais mas mesmo eles não devem gritar absurdamente por atenção, mas sim direcionar o olhar, permitindo a visão do todo a partir dele. E quando se trata de luz, exagero em geral significa ofuscamento, o que é danoso para os olhos e irritante.

iluminacao-4a

A iluminação de boa qualidade não precisa chamar tanta atenção (ou ofuscar) nem de tantos spots no teto!

iluminacao-5

Veja esses exemplos de uma iluminação bem feita! Menos é mais, com certeza!

Veja mais dicas para iluminar melhor a sua casa!

Fotos dos sites e blogs: beforeandafterhs, arquitrecos, dailyicon, decoist, homify, CasaVogue , Plastolux e CasaAbril

2 COMENTÁRIOS

  1. Obrigada, Iris!!!
    Pesquise muito. Temos muita informação sobre iluminação no blog. Veja aqui: https://www.simplesdecoracao.com.br/dicas/iluminacao/
    bjo
    ROsana

  2. Olá,

    Minha obra está na fase da instalação elétrica e hidráulica. Anotei muitas dicas. Parabéns!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui