vamos ter mais paz e diminuir o barulho em casa? Seguem 10 Dicas para diminuir o barulho que entra na sua casa!

10 Dicas para diminuir o barulho

07-depois-da-reforma-casa-paulistana-ganha-visual-leve 10 Dicas para diminuir o barulhoCabeceira e cama revestidas com tecido, tapete, painel de madeira na parede

Praticamente tudo que tem superfície dura reverbera o som – O que quer dizer isso? Por exemplo: Se vc entra em uma sala vazia com paredes de alvenaria e piso de cerâmica, o som da sua voz parece mais alto e ecoar, certo? É que as paredes e o piso são duros. O som bate e volta, e volta, e volta… Então, o que vc precisa é colocar coisas com superfícies macias, porosas, fibrosas, felpudas, que absorvam o som – ele entra lá e “se perde”, vamos dizer assim – e se achar o caminho de volta para o seu ouvido já está bem mais baixo, entendeu ?  E que coisas macias e porosas podemos usar na decoração ?

Vamos ver !

casaejardimsite1_4_1Parede revestida, tapete, cortinas, almofadas, sofá com tecido super macio

1) Tapetes – Quanto mais fofinho, mais ajuda.

2) Cortinas mais grossa ou dupla  (ou persiana e cortina)

assimeugosto quadros-na-parede1-600x387Tapete, quadros, tecido do sofá

3) Revestir com tecido como algodão por exemplo  – Sofás, poltronas, puffs, parede, móveis, cabeceira da cama. O couro e o vidro não ajudam neste caso.

4)  Almofadas e travesseiros – Não exagere para não ficar incômodo.

ver+design 5290580c557Parede, cama e cabeceira revestidas e carpete

5) Papel de Parede – Faz a superfície da parede ficar mais macia e tudo que faz isso diminui a reverberação do som.

6) Painel de madeira nas paredes – Até o painel da tv, que em geral tem um espaço oco para passagem da fiação, ajuda.

achadosMG_8560-1Parede e cabeceira revestidas e carpete

7) Quadros em tela – Tela é tecido, certo ? E além disso, o espaço livre que normalmente fica entre o quadro e a parede tbém ajuda.

8) Janelas e portas bem vedadas – Instale borrachas e escovinhas nas frestas das portas e janelas.

arquiteturadoimovel casinhacoloridaO painel de madeira ripada, tapete, travesseiros e almofadas

9) Plantas / Jardim Vertical – As plantas em vasos já ajudam, pois são superfícies porosas e cheias de curvas. O Jardim vertical é mais eficiente ainda pois transforma a parede em uma barreira cheia de porosidades, nervuras e curvas.

03-madeira-aquece-a-area-social-integrada-apos-a-reformaPlantas, almofadas, madeira no piso e tecido do sofá

10) Na reforma ou construçãoManta entre a laje e o piso; Janelas antirruído – são caras, mas uma ótima opção – pode ter com vidros duplos, triplos,quádruplos e esquadrias preenchidas com borracha, lã de vidro, etc.; Forro acústico; Paredes duplas – o espaço entre elas é uma “armadilha” para o som; Drywall;  Pisos vinílicos são melhores que a madeira maciça, que é melhor que o laminado, que é  melhor que os pisos cerâmicos neste aspecto da acústica; Veja aqui uma matéria sobre isso tudo.

  Fotos dos sites e blogs: CasaAbril, ArquiteturadoImovel, assimeugosto, casaejardim, ver+design

8 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Nilton!
    Pode não resolver totalmente, mas revestir a parede com materiais macios : placas de lãs de rocha sob um revestimento como, painéis de madeira, gesso acartonado, tapeçaria, carpete, espuma revestida com tecido e acho que cortiça tbém pode ajudar,
    Veja este post tbém:
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2016/06/12-formas-economicas-de-diminuir-o-barulho-dentro-de-casa/
    abs
    Rosana

  2. Cara Rosana, Boa-noite… li o seu blog e achei-o muito informativo… gostaria de uma opinião, ou ajuda.. tenho um vizinho, que a parede da sala dele, é colada com a minha… ele pendurou a sua TV na parede da casa dele, quase que na mesma direção da minha. (ou seja as costas da televisão dele, fica quase que na direção da minha TV, só que a minha TV fica em uma estante)…. quando ele liga a sua TV e eu estou vendo a minha, há uma reverberação do som da sua TV na minha parede.. incomoda um pouco, eu já conversei com ele, sobre o assunto, mas ele não tomou providencias… até que o vizinho ´e gente boa….(talvez ele tenha algum problema auditivo e tenha que aumentar um pouco a sua TV.).sera que não tem um jeito de eu colocar alguma coisa na parede, atras da minha estante para melhorar essa reverberação , visto que fica na mesma direção, a parede da sala mede 8 metros, (mas a reverberação é localizada+- neste perimetro atras da minha estante)desde ja agradeço a sua ajuda, se possivel. Obrigado Nilton

  3. Ótimo post! Realmente essas são dicas valiosas para diminuir o barulho. Amei as ideias e referências!
    Sempre acompanho o blog e gosto muito!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui