Tanto em salas pequenas como em ambientes comerciais, uma solução cada vez mais usada também por aqui é  o chamado, lá pelos americanos, de Booth (table ou set). Aqui temos o canto alemão…Não importa o nome, mas é o melhor assento para pequenos espaços, viu? É, originalmente, este conjunto aqui:

O melhor assento para pequenos espaços

o melhor assento para pequenos espaços - booth ou canto alemão
Foto: oldbrandnewblog

Tenho certeza q vc já viu ao menos um filme com muita brilhantina e Booths nas lanchonetes, hehe!

É uma obra prima do conforto máximo no mínimo espaço, na minha opinião! Veja bem porque:

1) Os bancos são fixos (não precisa de espaço livre para “puxar a cadeira”). Seus assentos tem boa profundidade e os espaldares são bem confortáveis – o certo é que tenham um ângulo de mais ou menos 12 graus. Os assentos tbém vão mais à frente que a parte inferior do banco, de forma que seus pés e pernas tenham espaço lá embaixo.

canto alemão ou booth
Foto: desiretoinspire

(Em um ambiente atual com pegada retrô)

2) A mesa com pé central é perfeita, pois permite que vc sente ou levante tranquilamente, em geral (sim, pessoas obesas podem ter mais dificuldade. Mas elas teriam tbém com cadeiras comuns ocupando o mesmo espaço, com certeza!) . E veja que ela é mais larga que a distância entre os 2 assentos! Assim vc tem mais espaço na mesa sem mexer na área ocupada pelo conjunto!

booth ou canto alemão na sala de jantar
Foto: casatreschic

(Booth em L na sala de jantar)

booth ou canto alemão no restaurante
Foto: Casavogue

(Privacidade no restaurante)

3) Em restaurantes, fazendo os espaldares mais altos, é uma boa forma de criar um ambiente mais privativo em pouco espaço (booth é cabine em inglês – a ideia da privacidade era bem forte originalmente)

canto alemão em restaurante
Foto: contemporist

(Mil variações!)

Dá para entender pq tantos bares e restaurantes usam este tal de booth, certo ? E para um apartamento pequeno é perfeito tbém (pode ser 1 banco e cadeiras no outro lado, banco em L, em U, enfim… mil variações possíveis).

canto alemão em restaurante
Foto: freshome

(Este é um luxo! Veja que o tampo da mesa se sustenta na base em preto – espaço livre para pernas e pés!)

canto alemão em restaurante
Foto: homedit

Banco elegante e cadeiras no outro lado – como vc pode fazer na sua casa, veja:

canto alemão na sala de jantar
Foto: jeitodecasa

(Na sala de jantar, o banco em um dos lados. Atenção para que a altura dos assentos seja a mesma)

canto alemão na sala de jantar
Foto: fernandaguizi

(Aqui outra vez a solução…mas…falta o ângulo do encosto para ser mais confortável – fora o vidro perigoso no pé da mesa, toda a luz refletida no espelho – que também particularmente prefiro que esteja em um local em que ninguém fique de frente para ele… 🙁

canto alemão na sala de jantar
Foto: casatreschic

Bancos comprados prontos tbém podem se usados – talvez o conforto não seja tanto, mas podem. O importante mesmo é a escolha da mesa – o pé central e que ocupe pouco espaço é essencial para a melhor solução – e a altura igual de todos os assentos.

4 COMENTÁRIOS

  1. Iara,
    Dependendo do modelo, em vidraçarias vc pode conseguir que façam da forma que vc desejar.
    bjo
    Rosana

  2. Acho uma ótima ideia esse bancos fixo, no meu gosto prefiro eles do que os soltos. Um bom exemplo é na minha casa que optei bancos fixo na cozinha. Estou contente com a escolha, até meu marido que é chato pra essas coisas gostou também.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui