Já falei muuuito de ambientes e apartamentos pequenos aqui. E vou falar mais! Neste post,  10 dicas para um apartamento pequeno, para lhe ajudar a escolher móveis, luminárias, mesinhas, mesas de jantar, escolher cortinas e quadros que ajudarão a fazer seu pequeno ap ser mais confortável e parecer maior. Vamos lá?

10 dicas para um apartamento pequeno

1) É claro que vc não pode nunca esquecer de medir tudo antes de comprar. Depois, vá para casa e corte papéis com o tamanho dos móveis escolhidos, ponha no piso, nos lugares onde planeja colocá-los e veja se dá e se sobre um bom espaço para circulação. Tenha certeza também que os móveis passarão por escadas, elevadores e portas. Só depois compre. 10 dicas para um apartamento pequenoEste ambiente pode não ser tão pequeno, mas o sofá e a cadeira são ótimos para ambientes pequenos

2) Sofás, cadeiras e poltronas : a) Pense em área útil: Sem braços ou com braços finos, peças em tamanhos pequenos. b) Pense em leveza: Pés finos e aparecendo, assento e espaldar pouco acolchoados, enfim: Evite móveis “gordos” e pesados.c) Pense em flexibilidade: Sofás em módulos podem ter diversas configurações. Ao mesmo tempo, existem sofás-cama pequenos que criam mais um lugar para dormir. A escolha depende da sua necessidade mais importante. simplichique  salas-pequenas-de-apartamento-06Sem mesa central, só lateral. Sofá com braço estreito, luminária de pé, mesa oval e cadeiras transparentes e pequenas!

3) Mesas de centro ou laterais: Se a sala é estreita, prefira não ter mesa de centro. Só as laterais ou uma prateleira estreita atrás do sofá para apoio se as laterais não couberem. Mesas com tampo de vidro são mais leves visualmente, assim como mesas que não sejam fechadas na parte inferior nem tenham pés grossos ou ornamentos desnecessários. Escolha mesas com altura igual ou um pouco menor que a do braço do sofá ou poltrona.

 limaonaagua14-kitnet-decoradaCadeiras pequenas e dobráveis, mesa simples, pequena e estreita. Sofá sem braços

4) Luminárias: As luminárias de pé pequenas  são uma ótima escolha para apartamentos pequenos. Porque? Não ocupam espaço sobre móveis, ficam em qquer cantinho e podem ser levadas para lá e para cá. Escolha luminárias de mesa mais estreitas e compridas que largas (assim ocupam pouco espaço). E outra boa opção são luminárias de parede ou teto, articuladas ou não, principalmente para o quarto – o criado-mudo fica livre. apartment 7b00032c__w_540_s_fit_Luminária de pé e apoio atrás do sofá

5) Mesas e cadeiras de Jantar: Mesas redondas ou ovais permitem maior número de assentos se for necessário. Mesas retangulares podem ter um lado mais estreito encostado na parede para ocupar bem menos espaço. Com a largura de 70/75 cm já dá para ter lugares frente à frente. Mesas com pés centrais permitem que as cadeiras fiquem bastante abaixo da mesa, fazendo o conjunto ocupar menos espaço. Pense em bancos que podem ficar abaixo da mesa tbém. Ou cadeiras que possam ser “fechadas” quando não usadas. Mesas extensíveis são a solução para quem recebe eventualmente mais convidados para jantar. Evite cadeiras grandes, com braços ou muito acolchoadas.

 01-monte-uma-sala-de-jantar-por-menos-de-r-2500Mesa oval ou redonda com pé central, aparador estreito e quadro grande acima dele.

6) Aparador: Havendo espaço, um aparador estreito perto da mesa de jantar (pode ficar atrás do sofá se sua sala for comprida e não tão estreita) pode guardar coisas, servir de bar e apoio para o jantar. Ou até ser usado como uma mesa de trabalho ou estudo em certas ocasiões. Pensar em móveis com mais de uma função é obrigatório em ambientes pequenos.

casaabril25sala

Cortina leve e com cor similar à parede, quadro grande sobre o sofá (eu colocaria mais alto..), mesa de centro estreita, transparências, tapete leve… Veja que as cores do quadro se repetem nos pequenos objetos.

 7) Cores: Não é obrigatório, mas funciona bem em geral usar cores neutras e claras nas paredes, piso e grandes móveis e trazer colorido nos objetos pequenos. As cores de um quadro colorido que você coloque acima do sofá ou do tapete estampado do estar podem ser usadas nestes objetos, trazendo com facilidade unidade e harmonia ao espaço.

 41-eduardo-aigner-dfCores neutras nos grandes objetos e colorido nos pequenos. Sofá sem braços, poltronas leves, luminária e mesinha ao mesmo tempo, mesinha redonda com pé central na varanda. Design leve

8) Tapetes: Prefira um só tapete e na área de estar. Tapetes na área de jantar precisam de muito espaço para não atrapalhar o ir e vir das cadeiras. Se quer um tapete estampado, prefira que o sofá seja liso ou, se quiser ousar, use no sofá estampa simples com fundo neutro. Um tapete baixo trará menos problemas de circulação.

achadosapartamento_patricia_fiuza_rio_13Luminária de teto deixa o criado-mudo livre

 9) Cortinas: Fuja de cortinas volumosas – elas ocupam muito espaço. Dê preferência a cores de cortinas similares ás cores das paredes onde estiverem – elas “pesarão” menos no ambiente. Mesmo estampadas, use estampas com fundo similar ao da parede.

 freshome modera-tempoCores neutras, cortina em listras com fundo branco como a parede, mesa de centro com tampo de vidro, bancos na mesa pequena.

10) Quadros, Posters, etc: Em ambientes pequenos grandes formatos acima do sofá e/ou na área de jantar, corredor, enfim.. funcionam melhor que diversos quadros pequenos espalhados. Mas você pode também agrupar quadros pequenos.

abril patricia-galvao-1Móvel estreito e cortina leve, na mesma cor da parede

Usando estas 10 dicas vai ser mais fácil escolher móveis e complementos para seu apartamento pequeno, tenho certeza! 🙂

Fotos dos sites e blogs: CasaAbril, freshome, apartmenttherapy, limaonaagua, simplichique e homedsgn 

7 COMENTÁRIOS

  1. Adorei as dicas, me ajudou bastante…uma vez que estou indo para um apartamento novo e pequeno,ainda na planta..70% pronto quero deixar tudo lindo e confortável nesta nova fase da minha vida( 55 anos).. obrigada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui