E quase todo dia recebo e-mails ou comentários com esta mesma dúvida: “Que cor escolher para as paredes da minha sala?” Que cor funciona nesta parede?  (sala, quarto, cozinha… enfim, qualquer ambiente da casa). A resposta que sempre dou, logo no início é: “Depende!”.

Mas, depende de que? De algumas coisas e todas tem que ser pensadas JUNTAS!

Que cor funciona nesta parede

  • Das cores que você já tem no ambiente (em móveis e  piso)

Que cor funciona nesta parede

Com uma gama de cores terrosas por todo o lado, usar mais uma cor terrosa para as paredes harmoniza a sala acima. Mas observe este tom bem escuro está somente em parte das paredes e que a sala é muito bem iluminada naturalmente.

E mais:

PRODESIGN bmid-manly-7

Aqui parece claro que a intenção era “sumir” com o banco, usando na parede onde está uma cor muito similar. Assim a mesa e cadeiras ficaram mais destacadas – chamam mais atenção.

Da incidência de luz natural nele;

1-KindesignStylish-Living-Room-Design-Ideas-10-1-Kindesign

Novamente, um ambiente muito bem iluminado por luz natural (deve haver uma janela grande ou porta na direita) facilita a escolha da cor escura usada na parede do sofá. Mesmo assim, perceba que o piso e o teto são bem claros, até pq o sofá tbém é escuro.

  • Do que você deseja destacar;

arquiteturadoimovel casa_abril4

A parede cinza, quase da cor do sofá, permite que as fortes cores espalhadas pela sala, assim como os quadros, se destaquem. Não há cor melhor para destacar outras que o cinza. Nem vou falar (de novo) da farta luz desta sala…

  • Do que você deseja “esconder” ;

dcoracaomesma-cor---parede-e-estante

Para diminuir o “peso” do ambiente, que tem 2 móveis com prateleiras e objetos, a parede e estes são da mesma cor (Imagine estes móveis em branco!) E, de quebra, o sofá claro ganho destaque e iluminou o cantinho (imagine se ele fosse marrom escuro!).

  • Do “clima” que você deseja que este ambiente tenha ou passe para você e as pessoas que vão viver nele;

casaabril 27-ambientes-pequenos-38-dicas-para-aproveitar-cada-cantinho-de-casa

O tom rosado da parede definitivamente torna muito mais “feminina” esta sala. Esta cor combina super bem com o tom marrom do sofá.

Não é uma resposta fácil. Quase sempre dou sugestões, mas a verdade é que há tantas variantes possíveis, desejos  e situações que vc só percebe com uma avaliação e estudo mais profundos que o máximo que posso dar são sugestões e quase sempre apostando mais no convencional para ser mais abrangente.

Então, se vc tem dúvidas, pense com cuidado em cada um destes itens. Com certeza escolherá uma cor melhor do que se não pensar em nada disso!

Se está preocupada(o) especificamente com as cores do banheiro ou lavabo, veja dicas muito úteis aqui!

E se deseja um exemplo prático com uma análise do uso das cores em um ambiente, este post é imperdível

Fotos dos sites e blogs: CasaAbril, Dcoracao, 1-Kindesign, Prodesign e Arrumadissimo

5 COMENTÁRIOS

  1. Olá estou com uma dúvida meu piso tem ceramica bege agora vou colocar ceramica nas paredes. Que cor devo usar ceramica branca ou bege.obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui