O que um quarto de criança pequena precisa ? Eu tenho um sobrinho-neto com quase 2 anos e fico com um misto de maravilhada e apavorada com a coragem inocente com que ele se coloca em situações de perigo e a curiosidade enorme por – qualquer coisa! Cabe a nós a preocupação em ao mesmo tempo,  permitimos suas descobertas, propiciar um ambiente saudável e cuidar para que eles não se machuquem (muito, rs!) com isso.  E a decoração do quarto desta pessoa exploradora, quando bem feita, ajuda muito!

Quarto de criança pequena: O que você precisa saber

Com o que você precisa se preocupar para criar um ambiente estimulante, saudável e seguro no quarto dela ou dele ? Vamos ver ?

 O que um quarto de criança pequena precisa

1) Segurança: Item primordial. A cada coisinha que colocamos ao alcance da criança, desde que começa a andar até os 4 anos, mais ou menos, temos que nos perguntar: “Isso pode lhe fazer mal ou lhe machucar ?Evite: Tintas (prefira as à base de água e laváveis), brinquedos  e quaisquer materiais com cheiros fortes; móveis com pontas vivas (que não sejam arredondadas); móveis que ela possa “escalar” (principalmente perto de janelas) ou móveis soltos que possam cair sobre elesportas e móveis nos quais ela  possa esmagar os dedinhos (coloque travas para evitar isso e escolha portas que possam ser abertas por dentro e por fora);  tomadas ao alcance dele ou dela sem proteção ; pelúcia e outros materiais que possam causar alergias (prefira materiais antialérgicos); tapetes nos quais eles possam escorregar e colocar pequenos objetos, remédios e plantas em locais que ela possa alcançar e se machucar ou engolir.

assimeugosto papel-parede-xadrez-600x398

Atenção especial com o momento certo para trocar o berço por uma caminha. Cuidado com as janelas (use redes muito bem colocadas ou grades q não permitam que a criança fique presa nem passe por ela). Atenção tbém com cortinas/persianas que possam ser acessadas e puxadas por sua criança. Evite ter no quarto vidros, espelhos soltos, objetos cortantes e objetos que possam ser engolidos por estas criaturinhas que tudo põem na boca!

hypeness qto-10a

2) Conforto: O quarto deve ser bem arejado e iluminado por luz natural. Uma boa escolha é ter o essencial e deixar o máximo de espaço livre para que a criança possa brincar no seu quarto.

houseofturquoise33842_barnrum

Decore pensando em materiais resistentes e facilmente laváveis (no piso e paredes, inclusive – vinílicos laváveis, por exemplo);  Tecidos tipo Acquablock  são bem resistentes e o algodão -100% natural – é uma opção muito saudável. Assim vc pode permitir  que a criança faça uma boa bagunça, extravasando sua criatividade e diversão.  Evite ambientes excitantes demais (muitas cores fortes, muitas “coisinhas” que chamam a atenção. Prefira grandes áreas em cores neutras ou bem clarinhas e mais cor nos itens pequenos)

ideias_brinquedotecas_designinnova_(23)

3) Diversão: Ter uma área para brincar, se possível, é muito bom para já começar a ensinar “o lugar das coisas” e a organização. Nesta área, deixe os brinquedos ao alcance da criança.  Use caixas e prateleiras baixas para organizar os brinquedos. Ensine e permita que a criança guarde seus brinquedos.

apartment _s.fit_

Sugiro evitar o contato precoce com TVs,  computadores e similares: Criança precisa de movimento e de tocar nas coisas para seu desenvolvimento saudável.Já os livros devem SIM fazer parte do mundo deles desde pequenos (vc vai achar legal qdo, mais crescidos, eles gostarem de estudar e ler!). Uma mesa e cadeira compatível com o tamanho do(a) sua(seu) filho(a) é muito bom! Crie um ambiente que estimule a leitura, o prazer pelas artes e a mistura de aprendizado e diversão.

thebooandtheboy54

4) Economia: Sim, economia, pq quanto menos vc gastar na decoração mais vai sobrar para brinquedos, roupas, etc, certo ? Então, pense em móveis versáteis, que acompanhem o crescimento da criança e em uma decoração que não seja “datada”,  deixando nos detalhes os itens relacionados diretamente com a idade atual, de forma que possam ser facilmente modificados.

delightfulmomblogspot nookreading

Acredito que nesta pequena fase o que a criança mais precisa é de espaço para brincar e cuidado. E que o melhor a fazer para evitar acidentes é um quarto com o essencial e muuuito espaço livre! Pense nisso!

fotos dos sites e blogs: delightfulmom, thebooandtheboy, apartmenttherapy, designinnova, houseofturquoise, hypeness e assimeugosto

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui