Simples Decoração - Porque o bom é simples

Dicas

A Decoração de 2016 – Fortes tendências

E no final do ano todo mundo resolver fazer previsão, certo? Pois o Simples Decoração vai fazer também! Após olhar bolas de cristal, jogar tarô e I-Ching (mentira! Vi foi um monte de sites brasileiros, comentários nas redes sociais e lançamentos de empresas do setor, claro!) elaborei esta lista com as tendências de decoração de 2016 e no final do ano que vem vamos ver se dei “com os burros na água” ou se me dei bem, ok ? E como tendência não nasce do dia para a noite, acho que qualquer um poderia elaborar esta lista, viu ?  :(

1) Disparado, a tendência mais óbvia que vai crescer em 2016 é o tal do Estilo Industrial e tudo que o envolve. Ele já está por aí faz tempo, mas não mostra nenhuma vontade de ir embora. Então, veja a lista:

Alvenaria e tubulação aparente, Cinza,branco e preto, Reutilização, Concreto, Madeira (a de demolição continua, mas a natural e clara toma mais espaço), Toques retro e vintage, revestimentos rústicos (o tijolinho já dá mostras de cansaço.Está sendo muuito usado), luminárias industriais (que tbém foram muito usadas), trilhos de iluminação, metais! Mil tendências em uma, viu só?

page1Industrial

E o Estilo aparece em todas as suas formas: Desde o mais rústico até o mais chic. Eu aposto em um Industrial mais light e confortável, como os acima, só com alguns elementos.

Além disso, acredito no potencial destas tendências:

2) Revestimentos de parede com volume e/ou geométricos: Os fabricantes investiram neles nos últimos anos e agora há diversos materiais e  preços variados e o interesse é cada vez maior. As revistas mostram muito, mas usar mesmo, ainda vejo pouco. Com os ambientes cada vez menores é uma ótima forma de decorar sem ocupar espaço. Fora isso, as estampas geométricas em tapetes, almofadas e revestimentos continuam… são clássicas!

page2revestimentosgeometricosecomvolume

3) Cobre / Dourado: Um pouco decorrente tbém do Estilo Industrial, o Cobre aparece cada vez mais na decoração. E o dourado vem junto, em luminárias, peças hidráulicas (que tbém teve grande investimento das indústrias nos últimos anos) e na decoração em geral.

page3cobreoutro

4) Raízes – Estou chamando de raízes tudo que tem a ver com a nossa história, a brasileira e a de cada um: Artesanato, Faça vc mesmo, Natureza em casa (plantas, hortas, jardins verticais), Ladrilho Hidráulico e Cobogó, Ambientes mais simples e despojados, tudo isso tem a cara do Brasil e do povo brasileiro, além do próprio Design Brasileiro que anda muito em alta. Este “movimento” também já existe e acredito que irá continuar e se fortalecer ano que vem.

page4raizes

5) Diversão – Esta tendência tem a ver com a anterior. A gente gosta de casa alegre, de bom humor e diversão…. Então, mesmo que as revistas (e até eu!) vivam falando de ambientes em cores neutras, quando a gente junta a tralha toda… é cor e alegria por todo lado! (Adoro isso!). Fora os elementos divertidos, os brinquedos, enfim… vc já entendeu, né ?

pageDiversao

6) Tendências bebês – Chamo bebês as ideias que aparecem um pouco nas revistas e sites de decoração, você ouve falar, ou “sente” que existem, mas ainda não “aconteceram” aqui de verdade. Todas as tendências acima já estão mais amadurecidas – adolescentes  – e tem grande possibilidade de crescer mais. Já estas podem vingar ou não.  São elas:

a) As pinturas e papel de parede no teto – Esta eu apostei no ano passado e vou continuar apostando este ano. Problema é que os tetos aqui são muito baixos, em geral… :(

b)  As Cores do Ano –  Que é claro,são sempre uma boa aposta pois há o investimento maciço das indústrias para que elas aconteçam.

c) O “contra ataque feminino” – Tenho que explicar esta: Eu acredito que com a força do Estilo Industrial, a decoração anda um pouco mais masculina. E como a toda força existe uma reação contrária, penso que veremos ambientes bem femininos por aí. Será que tem sentido ? Só o tempo dirá! rs!

Posts relacionados

Comentários:

Eliane Batista · 14 de dezembro de 2015 às 10:00

Oi Ro,
Então lá no insta comentei, a estante é aos moldes dessa quarta imagem que você postou, porém é de vergalhão o que eu amei é que os nichos e as prateleiras são de madeira ou mdf, branco ou colorido, as possibilidades são infinitas.
Eu sou mais clássica, não me sinto bem em ambientes com muita informação de cores e objetos. Me passa uma mensagem : Bagunça! rsrssr Mas, como você mesma disse é o gosto, acabei de receber nosso mini apê aqui e já estou frustradinha porque ao que parece a construtora não pôs saída de antena para TV nos quartos e eu realmente gostaria de fazer uma sala de TV a parte como não temos muita grana para investir na reforma e existem outros ajustes emergenciais talvez eu tenha que abrir mão desse sonho. Eu gostaria de deixar a sala de estar que é integrada a de jantar apenas para receber. E a Tv no outro cômodo para ser usada apenas quando fosse o momento. Não gosto do hábito de chegar em casa liga a tv, chegou gente liga a tv, vai jantar tá lá a TV rsrsrsrsrs. Acho que a Tv rouba um pouco da qualidade da nossa atenção. Enfim… são minhas pequenas teorias rsrs. Um grande xeru. Seu blog excelente como sempre.

Responder

Rosana Silva · 14 de dezembro de 2015 às 21:17

Eliane,
Somos 2. Eu acho horrível esta coisa de a tv ficar ligada o tempo todo, às vezes com ninguém vendo!!!
E olha, puxar uma saída de antena não é algo tão complicado assim não,viu? E fazendo bem feito, pode ser até por fora da parede… pense nisso e consulte um bom eletricista.
bjo
Rosana

Júnior · 14 de dezembro de 2015 às 03:36

Oi Rosana, estou comprando um apartamento muito pequeno se não me engano, são 45m2, moro sozinho, adoraria decorar meu apartamento, não tenho nem idéia por onde começar, estou perdido, sem contar que nesse período eu estou com pouquíssima grana pra investir pesado. Gostaria de saber por onde começo a decorar primeiro? Tenho o intuito de comprar móveis novos e tenho medo de gastar muito com isso e ficar endividado.

Responder

Rosana Silva · 14 de dezembro de 2015 às 23:52

Oi, Júnior!
Olha, de certa forma é simples: Compre o essencial primeiro. Aquilo sem o q vc não pode viver. De verdade! E antes de comprar meça tudo! Tanto o ambiente como o que pretende comprar e veja se realmente vai caber (inclusive se vai entrar no ap, isso é importante… portas e corredores por onde os itens irão passar…)
Fazer isso vai lhe dar o caminho para continuar depois, com certeza.
abs e muito boa sorte!
Rosana

Carina Pedro · 14 de dezembro de 2015 às 21:17

Oi, Rosana! Muito bacana sua compilação das tendências. Eu concordo com tudo! hehe…adorei a aposta do contra ataque feminino, não tinha pensado nisso, mas vou observar! Beijos e um 2016 maravilhoso para vc!

Responder

Rosana Silva · 14 de dezembro de 2015 às 20:40

Um ótimo 2016 para vc tbém, Carina!
Tudo de bom!
bjo
Rosana

NATALIA RIBEIRO · 14 de dezembro de 2015 às 19:09

Olá! Meu banheiro tem uma janela cerca de 80cm acima da parede da pia. Eu gostaria de colocar um espelho em cima da pia, mas todos os espelhos que coloco ficam horríveis! Não posso mudar nenhum dos dois de lugar no momento, então fico sem opção.. Alguma ideia pra me ajudar?

Responder

Rosana Silva · 14 de dezembro de 2015 às 19:20

Oi, Natália,
Não consigo visualizar isso… Se quiser, mande uma foto para rosana@simplesdecoracao.com.br, ok ?
bjo
Rosana

Francimar Vieira · 14 de dezembro de 2015 às 04:10

Gostaria de um dica bem legal para colocação dos meus armários de cozinha. A medida é 4×3 . a janela fica do lado da porta, será que ficaria bom colocar um armário na janela deixando um espaço entre da pia para o armário? a minha pia é de duas cubas! muito obrigada desde já , bjsssssss.

Responder

Rosana Silva · 14 de dezembro de 2015 às 19:51

Oi, Francimar,
Com as informações que vc deu não tenho condições de lhe ajudar. Não consigo visualizar. Se desejar, envie fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br, ok ?
bjo
Rosana

Eli C.Souza · 14 de dezembro de 2015 às 22:54

Oi Rosana; espero que possa me ajudar pois estou com uma duvida. A parede onde fica o sofa e larga ; acima dela coloquei um quadro de 1metro de largura por 70 dealtura.De um lado tem a mesa lateral e do outro uma mesa de centro mais baixa pois nao gosto de mesinha no centro da sala;junto a ela tem um abaju de chao.O restante da parede fica vazia. vc acha que preciso colocar um quadro menor no espaço entre a po rta e quAdro grande ou me sugere outro objeto?. BJ

Responder

Rosana Silva · 14 de dezembro de 2015 às 23:05

Eli,
Na verdade isso é muito pessoal. Se vc acha que o quadro é importante o bastante para chamar toda a atenção e compensar, com isso, o espaço vazio, está tudo bem! Se vc acha que este espaço vazio lhe incomoda, coloque outro quadro, ou talvez, 2 ou 3 quadros pequenos que não tirem a importância do maior, entende ?
bjo
Rosana

Eli C.Souza · 14 de dezembro de 2015 às 18:03

Desculpe a demora para agradecer a sua resposta, muito obrigada pelas dicas, escolhi deixar só um quadro para não ficar muita informação,beijos e obrigada novamente mesmo atrasado um feliz 2016

Rosana Silva · 14 de dezembro de 2015 às 00:23

Por nada, Eli!
Feliz 2016 para vc tbm!
abs
Rosana

Deixe o seu comentário!