Parece que todo mundo resolveu ter uma parede de tijolinhos em casa, não é ? Pesquisei na internet e achei tanto jeito de fazer que vocês não vão acreditar ! Vejam só 10 Formas de ter uma parede de tijolinhos, do jeito mais fácil e rápido até o uso de tijolos reais. E tem dicas de Passo-a-Passo, viu?

10 Formas de ter uma parede de tijolinhos

1) Para quem quer rápido, sem sujeira e com pouco trabalho, além de se preocupar mais com o visual que com a textura (o toque) os papéis de parede que imitam tijolinho estão cada vez mais parecidos com os reais.

10 Formas de ter uma parede de tijolinhos

Diversos modelos de papel de parede

E dando algum trabalho, com resultados cada vez mais reais tem estas outras 9 formas:

2) Revestir as paredes com “tijolo fake”:

  • a) Com textura: Veja este PAP abaixo com massa corrida e areia fina

paptijolo

(já postei este pap aqui muito tempo atrás)

  • Este aqui foi feito com pintura acrílica, simplesmente. Mas aí já é arte, né ? (E dá um trabalho!!)

asquitetasonline Parede imitando tijolinho, pintura de Brigida de Murtastijolinho

  • b) Com placas de PVC

zh

  • c) Com folhas de EVA.

Tijolinho_Fake_5

d) Com tijolinhos de isopor (seja fazendo ou comprando pronto – Veja aqui) – É um revestimento que tem a vantagem de ser termo-acústico

tijolo-de-isopor-ecobrick-santa-luzia-672x372

3) revestir as paredes com cerâmicas que imitam tijolos – Finas e fáceis de aplicar, como qualquer cerâmica, também estão cada vez mais parecidas visualmente com os tijolinhos.

V0429

4) revestir as paredes com tijolos cortados na metade ou placas de tijolo (para ter menor espessura – uns 5cm) – Você ganha em realismo e perde espaço, além de ter que preocupar com as portas e janelas.

5) Aquela ideia de raspar a parede até encontrar os tijolos pode não ficar muito bonita ou não ser possível, pois depende de que tijolos foram colocados e como eles foram organizados. Os maciços são os mais interessantes, mas atualmente são usados os tijolos de furos ou baianos.

Tijolo_1

(Casa de 1922 com tijolos originais rústicos – Veja aqui)

parede-alvenaria-vedacao-construcao-tijolo-ceramico-pedreiro-pedreirao

(o que é mais comum atualmente – e este está muito bem colocado)

6) Para quem está começando do zero, levantar uma parede com tijolos que possam ficar aparentes, como os ecológicos. Pode usar diversos tipos de juntas, tintas, cal, efeito pátina – veja este video

tiposdetijolo

(o maciço e o laminado ficam ótimos aparentes, assim como o ecológico. A placa de tijolo pode ser usada para revestir uma parede e ficar aparente e o tijolo baiano, o mais usado na construção por aqui, em geral, não fica bem aparente – Ah, e tem muitos outros tipos de tijolos, viu ?)

Fotos dos sites e blogs: zh.clicrbs , HomensdaCasa, asarquitetasonline, Portinari, CasaAbril, Pedreirão,  dicasdearquitetura , casaeconstrucao.org

11 COMENTÁRIOS

  1. Esse artigo ajudou a esclarecer muitas dúvidas, é sempre bom encontrar pessoas dispostas à ajudar, parabéns pela iniciativa, ótimo trabalho.

  2. Oi, Nilza!
    Vc quer fazer com tinta o efeito, é isso? Caso sim, vou lhe passar site que fala sobre isso:
    http://www.almanaquesos.com/como-fazer-uma-parede-de-tijolos-com-tinta-sem-quebrar-nada/
    bjo
    RO

  3. Olá Rosana! O site está lindo! Parabéns! Eu adorei essa ideia das cerâmicas que imitam tijolos. Não conhecia… é perfeito! Vou procurar onde que vende. Obrigado 🙂

  4. Oi, Matheus,
    Olha, pesquisando na internet, achei aqui:decoracoesamauri
    Mas nunca comprei nem o material nem nesta loja, ok ?
    abs
    ROsana

  5. Não acho assim que deve ser “extremamente bem decorado”, mas organizado e limpo, decorado sem exageros nem de muitas peças “faça-vc-mesmo”, nem muitas peças de luxo, por exemplo.
    abs
    ROsana

  6. Eu sempre quis ter uma parede assim em casa, mas a impressão que tenho é que para ficar legal precisa ter o resto da casa extremamente bem decorado, senão fica parecendo que a parede não esta pronta. Sei lá, minha opinião;

  7. Ei Rosana! Eu também estou na vibe da parede de tijolinho. Na minha casa temos paredes com tijolinhos maciços eu quero ter uma original, acho que como é uma casa antiga faz parte da história da casa. Mas o meu lindinho não gosta muito do estilo, estou em processo de convencimento, kkkk. Adorei o post. Bjus, flor!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui