Veja como resolver problemas com o espaço para a mesa de jantar: Aquele seu sonho de ter uma mesa de jantar enorme para caber a família e amigos pode ser uma frustração com estas salas pequenas.

Mesmo que não dê para aquele “mesão”, pode ser que você consiga mais assentos pensando em organização e formatos diferentes!

o espaço para a mesa de jantar

1) Mesa retangular:  Ela é ótima para espaços pequenos, mas ainda se forem retangulares também, mesmo que sejam estreitos, pois com 75cm de largura dá para ter assentos dos 2 lados.

Além disso, ela pode ficar encostada em uma parede e pode ter pés centrais ou laterais, o que facilita colocar bancos fixos ou cadeiras/bancos/puffs que “entrem” embaixo do tampo, diminuindo o espaço quando não estão sendo usadas.

Usar cadeiras pequenas facilita.

o espaço para a mesa de jantar

salas_de_jantar_cinza_amarelo_designinnvoa_(12)

jessicasprinkelcom12

houseofturquoisei-nNPnjKK

2) Mesa redonda: É aquela tipo “carioca”: Sempre cabe mais um na festa (rs!) . Este é o seu grande trunfo.

Mas se o ambiente é pequeno e retangular, não acho que seja a melhor escolha, pois ocupa um espaço igual em todos os sentidos, o que é melhor para áreas mais ou menos quadradas.

Funciona super bem com bancos arredondados tendo pés centralizados, o que sempre facilita que as cadeiras fiquem sob o tampo. É claro que novamente, cadeiras pequenas e puffs aumentam a quantidade de assentos possíveis.

houzzsalapequena3

cj img_1728

cj721_decodtstudio_03

3) Mesa Oval: Uma das minhas preferidas!

Esteticamente muito elegante, une as boas características da retangular e da redonda: “Cabe” bem em um espaço não tão largo e permite uma certa flexibilidade em número de assentos, devido ao seu formato.

Como tem, muitas vezes, pés centralizados, permite que as cadeiras fiquem mais sob o tampo, o que sempre “economiza” espaço.

Pode ter 75 cm de largura em sua área mais larga e mesmo assim, ocupa menos espaço que uma mesa retangular com esta largura.

apartamento-morumbi---julliana-camargo-arquitetos-8

casatreschic9

madebygirlsala5

freshome modern-apartment-81 (2)

4) Mesa triangular: Eu acho linda e diferente e é capaz de resolver, com a sua originalidade, o que as outras não conseguiram.

É difícil de achar, mas vale o esforço: Sua mesa de jantar nunca vai ser esquecida !

Funciona muito para espaços irregulares (paredes “tortas”) porque é o diferente junto com o diferente, entende ?

E tendo, como normalmente tem, os cantos arredondados, facilita acrescentar mais um assento na hora do “aperto”.

desiretoinspire image62+Stewart+Place+Balmain

construcaoeorg mesa-triangular-7

5) Mesas quadradas: Para áreas pequenas só funcionam, ao meu ver, para 2 ou 4 lugares e com pequena dimensão (70/80cm).

Fora isso funciona mesmo para áreas maiores, pois o espaço que fica livre no tampo é ótimo, mas não acrescenta assentos… 🙁 Mas quadradas com pequena dimensão e extensíveis são bastante interessantes para espaços pequenos, viu ?)

cepaynasi56

Quadrada extensível – Essa é uma ótima ideia para espaços pequenos que tem muitas visitas

decorandocomclasse-003851

Uma quadrada que pode ter 5 lugares, mas que precisa de espaço no entorno e dá trabalho. Talvez um banco na mureta e mesa retangular funcione melhor.

O formato da mesa facilita muito a encontrar o espaço para a mesa de jantar no seu ambiente! Comece por isso! Pense também na necessidade real de assentos, no dia a dia e use puffs, bancos, etc para os dias com mais visitas.

Outra questão é o trabalho para o uso: Se você pode escolher entre uma mesa sempre disponível do jeito que está ou aquelas que precisam de uma ginástica para esticar, afastar da parede, etc, prefira a primeira opção, por uma questão de conforto. Mas se não houver jeito, escolha a 2a opção. E sempre se preocupe com o espaço em volta e piso livre.

Então, qual mesa você escolher para seu espaço?

Fotos dos sites e blogs: decorandocomclasse, cepaynasi, construcaoeorg, desiretoinspire, freshome , madebygirl, CasaAbril, CasaeJardim, houzz, houseofturquoise, jessicasprinkel e  designinnova

7 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Fernanda!
    Eu não me preocupei em mostrar ambientes pequenos mesmo nas fotos, mas sim em escrever sobre o assunto, dizendo o melhor jeito de usar os diversos tipos de mesa, medidas mínimas, etc . Se vc está com problemas para criar uma mesa de jantar no seu espaço, envie para mim fotos do ambiente, suas medidas e me diga quantos assentos são necessários. Eu tentarei lhe ajudar, ok ?
    bjo
    Rosana

  2. Oi, Marina!
    Eu não vendo móveis, simplesmente uso as fotos dos ambientes para enfatizar as dicas de decoração e estas fotos são de diversos sites brasileiros e internacionais…Se vc me falar de uma foto específica, posso procurar, ok ?
    bjo
    ROsana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui